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Considere que uma organização deseja contratar serviços de comunicação móvel sem fio 5G, para seus colaboradores, de uma
empresa de Telecom (o provedor de serviços). Nesta situação, as pessoas envolvidas no consumo do serviço seriam:

I. Chief Information Officer − CIO (Diretor de Informação) e os principais gestores: analisam as necessidades dos colaboradores,
definem o tipo de serviço a ser contratado, negociam o contrato etc.
II. Chief Finance Officer − CFO (Diretor Financeiro): revisa os requisitos do serviço e aprova o orçamento do contrato.
III. Colaboradores (incluindo o CIO, CFO e gestores): solicitam, recebem e consomem os serviços

De acordo com os fundamentos da ITIL 4, os papéis representados por I, II e III são, correta e respectivamente:

Na gestão de contratação de soluções de TI, determinado documento agrega os elementos necessários e suficientes, caracteriza um serviço a ser objeto da licitação e é elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares. Trata-se

Com a situação de Calamidade Pública decorrente da pandemia de Covid-19, uma parcela significativa dos funcionários de um banco foi instruída a exercer suas atividades, temporariamente, no modo de teletrabalho. Constatou- se, porém, que tal situação causaria uma sobrecarga
das atividades de infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em função desse quadro, foram convocados representantes das diversas subáreas de TIC para elaborar um plano de governança para esse teletrabalho.

Com base no Cobit 2019, para tratar dessa situação, deve-se priorizar a gestão de

O COBIT 5 estabelece 5 princípios básicos visando a governança e gestão de Tecnologia da Informação em uma organização. Um desses princípios estabelece

Com relação à governança de TI, julgue o item a seguir.

O uso adequado de soluções tecnológicas e de informações é um dos objetivos de TI, e não um objetivo corporativo, de acordo com o COBIT 5.

Em conformidade com o COBIT 5, processos, estruturas organizacionais e informação são categorias de habilitadores descritos no princípio

A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas voltadas para a construção e a manutenção de serviços de TI. De acordo com a ITIL versão 3, o estágio que trata dos processos de registrar, comunicar, diagnosticar, monitorar e mitigar os problemas de um serviço de tecnologia da informação é:

Considerando as publicações do ITIL (versão 3), é correto afirmar que o gerenciamento

Sobre gerenciamento de projetos e PMBOK 6.ª Edição, julgue o próximo item  

A área de conhecimento de gerenciamento da qualidade do projeto é responsável por identificar, definir e coordenar as diferentes atividades dos grupos de processos

Com relação ao MPS.BR, julgue o próximo item  

Segundo a visão geral do programa MPS.BR, os modelos MPS devem ser padronizados e fixos para todos os perfis de usuários, independentemente de seus tamanhos e suas características, embora o MPS.BR dê atenção especial a grandes empresas.

De acordo com a ITIL V3, sobre o gerenciamento de mudanças do processo de transição de serviço, analise as afirmativas a seguir.

I A definição ITIL para mudança é qualquer adição, modificação ou remoção de qualquer componente que poderia ter algum efeito sobre os serviços de TI.

II O método “7R’s” é proposto para avaliação de mudanças e envolve as seguintes informações: quem requisita, qual a razão, qual o retorno, quais os riscos, quais os recursos envolvidos, quem se responsabiliza e qual a relação com outras mudanças.

III O Comitê Consultivo de Mudanças (CCM) deve autorizar a mudança, auxiliar na sua avaliação, definir a priorização e ser formado por pessoas que possam certificar que a mudança é adequada tanto do ponto de vista técnico quanto de negócio.

Está correto o que se afirma em

A respeito de gerenciamento de serviços, julgue o item subsequente  

Em ITIL, os 7 Rs do gerenciamento de mudanças incluem a razão da mudança e a rotatividade dos envolvidos

A respeito de qualidade de software, julgue o item que se segue.

De acordo com a Norma ISO/IEC 12207, o ciclo de vida de um software é formado pelas etapas de aquisição, de fornecimento, de desenvolvimento, de operação e de manutenção.

A respeito de BPM (business process management), julgue o próximos item.  

A metodologia SWOT é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de determinado processo quando comparado a processos concorrentes.

O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Quanto aos níveis de capacidade e maturidade do CMMI, julgue o item a seguir  

Com base no modelo de modalidades de maturidade, uma organização pode priorizar as áreas de processos mais alinhadas com o seu negócio, de forma que sejam desenvolvidas as metas específicas de processos, já que vários processos de diferentes áreas poderão ser melhorados.

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