Governança Corporativa e a governança de TI, tem como um dos seus objetivos o sistema de relacionamento que envolve, principalmente, os stakeholders, profissionais de TIC, executivos e outros. Ela envolve processos, costumes, políticas e procedimentos que determinam as práticas corporativas atuais. Qual das alternativas representa corretamente o significado de stakeholders?
Com base no Decreto nº 7.579, de 11 de outubro de 2011, que dispõe sobre o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo federal, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O SISP organiza o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de tecnologia da informação exclusivamente nos órgãos e entidades da administração pública federal direta.
( ) O SISP tem como uma de suas finalidades assegurar ao Governo Federal um suporte de informação adequado, dinâmico, confiável e eficaz.
( ) Compete ao Órgão Central do SISP a orientação e administração dos processos de planejamento estratégico, coordenação geral e normalização relativos aos recursos de tecnologia da informação abrangidos pelo SISP.
As afirmativas são, respectivamente,
Durante a fase de planejamento para uma atualização significativa da infraestrutura de TI, a empresa XPTO enfrenta o desafio de otimizar o uso de seus recursos existentes e maximizar o valor das suas práticas de gestão de serviços de TI acumuladas ao longo dos anos. Considerando as diversas ferramentas e métodos implementados previamente, com resultados variados em termos de eficácia, é essencial alinhar essa atualização com os princípios do ITIL 4. Uma avaliação cuidadosa das práticas em vigor é necessária para determinar a abordagem mais apropriada para alcançar a melhoria desejada.
Nesse contexto, o seguinte princípio do ITIL 4 deve ser aplicado:
Em relação à ePING e suas políticas gerais, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
A Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022 especifica criteriosamente quais elementos são reconhecidos como recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e quais não se enquadram nessa categoria.
Analise os itens listados a seguir e assinale (S) para os que corretamente identificam os que são considerados recursos de TIC e (N) para os que não são assim considerados, conforme estabelecido pela referida Instrução Normativa.
( ) Computação em Nuvem
( ) VoIP
( ) Circuito Fechado de TV – CFTV
( ) Dispositivos IoT
As afirmativas são, respectivamente,
Julgue os próximos itens, referentes à qualidade de software.
A metodologia MPSBR, que é voltada para a área de desenvolvimento de sistemas, enfatiza o uso das principais abordagens internacionais direcionadas para a definição, a avaliação e a melhoria dos processos de software, o que a torna compatível com as práticas do CMMI.
Julgue o item seguinte, a respeito das semelhanças entre os modelos CMMI e MPSBR.
O modelo CMMI varia do nível 1 ao 5, enquanto o MPSBR varia do nível G ao A; no entanto, os níveis G, E e D não existem no modelo CMMI, assim como o nível 1 do CMMI não é definido no MPSBR, sendo correto concluir que os modelos convergem somente em quatro níveis.
De acordo com o MPS-BR, para determinado modelo, o processo é executado e gerenciado, os seus produtos de trabalho são gerenciados, e o nível de maturidade é composto pelos processos de desenvolvimento para reutilização, gerência de decisões e gerência de riscos. Assinale a opção que apresenta o nível de maturidade desse modelo.
A implementação eficaz do ITIL 4 requer uma compreensão abrangente dos componentes do Sistema de Valor de Serviço (SVS). Esses componentes formam a estrutura fundamental para organizações que buscam melhorar seus serviços de TI e proporcionar valor aos seus clientes.
O componente do SVS descrito como "um conjunto de atividades interconectadas que uma organização realiza para entregar um produto ou serviço de valor aos seus consumidores e facilitar a realização de valor" é o de:
O Processo de Acompanhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) possibilita a adoção de procedimentos que orientem a atuação dos atores responsáveis pela execução do PDTIC, no sentido de maximizar a possibilidade de se alcançar as metas planejadas com maiores eficiência e eficácia.
Sobre o processo de acompanhamento do PDTIC, é correto afirmar que:
O TJMS instituiu sua política de segurança da informação visando a orientar ações destinadas a assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação, conforme os preceitos da norma ISO 27002. Carlos, analista de sistemas do TJMS, ao tomar conhecimento do teor dessa política, identificou ser vedada a instalação de softwares não homologados nas estações de trabalho por:
De acordo com a Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022, o acompanhamento e a fiscalização de contratos de Tecnologia da Informação (TI) envolvem uma equipe dedicada a garantir a conformidade e a entrega dos serviços conforme o acordado. Esta equipe desempenha papéis específicos, cada um com
responsabilidades distintas no processo de fiscalização.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. O Gestor do Contrato deve ser obrigatoriamente um servidor da área de TI com conhecimento técnico específico da solução contratada.
II. O preposto é o representante da contratada, responsável por acompanhar a execução do contrato e atuar como interlocutor principal junto à contratante.
III. O Fiscal Técnico do Contrato é o servidor representante da área requisitante da solução, indicado pela autoridade competente para fiscalizar o contrato do ponto de vista de negócio e funcional da solução.
Está correto o que se afirma em
Considerando as diretrizes do e-MAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, assinale a opção que descreve corretamente a recomendação para disponibilização de documentos em formatos acessíveis.
No contexto dos sistemas públicos de informação, especialmente o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e o Tesouro Direto, assinale a afirmativa correta.
O ITIL 4 apresenta uma abordagem integrada e holística para a gestão de serviços, combinando práticas modernas com tradicionais. Ele destaca componentes cruciais como 'Organizações e Pessoas', 'Informações e Tecnologia', 'Parceiros e Fornecedores', além de 'Fluxos de Valor e Processos'.
Assinale o modelo que incorpora esses componentes.