A respeito de gerenciamento de serviços, julgue o item subsequente
O sistema de valor do serviço (SVS) considera as dimensões organizações e pessoas; informação e tecnologia; parceiros e fornecedores; e cadeias de valor e processos.
Com relação à governança de TI, julgue o item a seguir.
Conforme o COBIT 5, define-se como processo estabelecido aquele que é implementado administrativamente e seus produtos de trabalho são controlados e mantidos
Assinale a opção que apresenta somente processos do nível de maturidade C do modelo de referência MPS.BR 2009.
Julgue o item, relativo a fundamentos os da ITIL v3.
A ITIL não possui processo específico que realize gerenciamento financeiro, da contabilidade ou de cobrança de um provedor de serviço de tecnologia da informação (TI); no entanto, no desenvolvimento do caso de negócio, é viável incluir informações sobre custos e benefícios financeiros acerca dos serviços de TI envolvidos.
Leia as duas definições abaixo referente às fases do BPM (Business Process Management):
1ª) é a visão dos processos futuros de uma organização, que mostra a melhor forma de realizar o processo.
2ª) é a visão dos processos atuais de uma organização, que mostra como uma empresa realiza suas atividades em um determinado momento.
Assinale a alternativa correta.
Para colher as informações necessárias para documentar o processo atual (AS-IS), é possível utilizar da técnica de _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Leia atentamente a frase abaixo de acordo com o BPM CBOK (versão 3):
"_____ é uma representação de forma simples ou intuitiva de uma _____ ou _____ para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo"
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Um analista de nível 1 atendeu o chamado de número 1567: "O notebook localizado na Diretoria de RH está apresentando problema para carregar. Parece ser mal contato do carregador.". Para atender esse chamado, o analista de nível 1 escalou o chamado para nível 2, informando todos os procedimentos realizados e que não conseguiu resolvê-lo, pois precisava trocar o carregador e não tinha permissão para realizar a troca do equipamento.
Quando o chamado foi escalado, o atendente de nível 2 recebeu o chamado
Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.
O COBIT divide os processos de governança e gestão de TI da organização em dois domínios, e inclui um modelo de referência de processo no qual a gestão é responsável pelo desenvolvimento, pela execução e pelo monitoramento das atividades, em consonância com a direção definida pelo órgão.
Segue abaixo os sete níveis de maturidade previstos pelo MPS-BR:
A - Em Otimização
B - Gerenciado Quantitativamente
C - Definido
D - Largamente Definido
E - Parcialmente Definido
F - Gerenciado
G - Parcialmente Gerenciado
Assinale a alternativa que apresenta os quatro níveis de maturidade do MPS-BR que estão em comum aos do CMMI (Representação Por Estágios):
Dada a definição técnica abaixo, assinale a alternativa que corresponda respectivamente e especificamente a esse conceito:
"Ferramenta indispensável que integra os fundamentos do Balanced Scorecard e que traduz os projetos estratégicos de forma prática, e este, por sua vez se correlaciona com a gestão estratégica. Em suma, diagrama que mostra a estratégia de uma organização"
Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.
O COBIT aborda a governança e gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde quer que essas informações possam ser processadas.
Julgue o item, relativo a fundamentos os da ITIL v3.
A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação (TI), é responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI.
Com relação ao plano de continuidade de negócios, a assinatura digital e a auditoria, julgue o item.
São objetivos da auditoria a revisão e o exame independentes de registros e atividades do sistema, para testar a adequabilidade dos controles desse sistema, de modo averificar se há obediência às políticas e aos procedimentos estabelecidos.
No ITIL v3, _____ é particularmente aplicável ao processo de Melhoria Contínua de Serviços (também chamado de Ciclo de Deming).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.