A gestão de pessoas nas organizações compete a um subsistema
organizacional que tem propósitos específicos, mas que se
inter-relaciona com outros subsistemas organizacionais. No que
concerne à gestão de pessoas nas organizações, julgue os próximos
itens.
A gestão da diversidade da força de trabalho é responsável pela implantação de ações que minimizem os choques demográficos e culturais dos trabalhadores, entre outras.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
Pesquisas realizadas em organizações têm demonstrado que a alta satisfação no trabalho implica maior desempenho.
Acerca de gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
Um dos objetivos da administração de pessoal é minimizar os custos de mão de obra nas organizações.
Julgue os próximos itens, a respeito de cultura e de clima
organizacionais.
Clima organizacional é um fenômeno relacionado às percepções e interpretações comuns das dimensões das atividades, do ambiente e das políticas que caracterizam a organização.
A avaliação de desempenho é a apreciação sistemática do
desempenho da pessoa no cargo e do seu potencial de
desenvolvimento futuro. Acerca desse assunto, julgue os itens a
seguir.
Na ausência de métodos apurados para a avaliação de desempenho, a avaliação por comparação entre os pares é uma solução eficiente.
Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de pessoas nas organizações.
Em virtude de sua relevância nas organizações, a gestão de pessoas não deve ficar restrita aos profissionais dessa área, sendo responsabilidade de todos os gerentes de linha aos quais outras pessoas estejam subordinadas ou vinculadas.
Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de pessoas nas organizações.
As primeiras ideias acerca da gestão de pessoas fomentaram a divisão do trabalho nas organizações, visto que enfatizavam a especialização dos funcionários em tarefas específicas.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
Denomina-se abordagem processual a estratégia de resolução de conflito embasada na modificação das condições antecedentes desse conflito.
Julgue os itens que se seguem, com relação a recrutamento, seleção e gestão por competências.
A técnica de entrevista diretiva, utilizada para a seleção de recursos humanos, caracteriza-se pela realização de uma série de perguntas padronizadas.
Julgue os itens seguintes, relativos a avaliação de desempenho.
Considere que, em determinada organização, o coordenador de uma equipe de trabalho utilize a técnica de frases descritivas para avaliar o desempenho dos membros dessa equipe. Nessa situação, o referido coordenador está livre para escolher e avaliar, entre as frases disponibilizadas, as que sejam mais representativas do comportamento dos avaliados.
Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.
Na etapa de levantamento de necessidades de treinamento, identificam-se as necessidades de capacitação a serem satisfeitas - passadas, presentes ou futuras.
Considerando o Modelo de Gestão de Pessoas por Com- petência, considere as seguintes assertivas:
I. Segundo Fischer, o modelo de gestão de pessoas por competência baseia-se num conjunto de procedimentos que buscam ajustar o indivíduo a um estereótipo de eficiência já fixado pela empresa.
II. De acordo com Fischer, a configuração que o mo- delo de gestão de pessoas assume nos casos concretos depende de fatores internos e externos.
III. O processo de evolução da gestão de pessoas no Brasil é marcado por características legais e pelo referencial taylorista.
Está correto o que se afirma APENAS em
No dia-a-dia organizacional, as relações humanas trazem vários desafi os. Estar pronto para lidar com eles implica saber que:
Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I. Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.
II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.
III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.
IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.
V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização.
Está correto o que se afirma APENAS em
Kurt Lewin, para explicar a motivação do comportamento social, elaborou a teoria de campo, na qual supõe-se que o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente.
A respeito da teoria de Kurt Lewin, é correto afirmar que