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João acaba de ser nomeado para assumir um cargo de gerente de uma equipe de oito pessoas em uma empresa pública. Marcou então uma reunião com toda a equipe, a fim de conhecer melhor as pessoas, entender suas percepções e expectativas em relação ao trabalho. João identificou que os membros da equipe prestaram concurso para a empresa, buscando estabilidade no emprego; gostariam de ter mais autonomia e assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; percebem que a avaliação de desempenho não é transparente e que “nunca se sabe exatamente por que alguém recebeu determinada avaliação”.

De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:

A respeito da gestão por competência, é incorreto afirmar que

Sobre gerenciamento de projetos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um resultado, produto ou serviço exclusivo.

II. Projeto por definição pode ser uma atividade contínua e repetitiva, portanto uma rotina.

Com relação aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas e ao trabalho em equipe, julgue o item.

Equipes bem formadas e eficientes são fundamentais para o bom desempenho de uma organização. O ciclo de vida de uma equipe é composto pela formação, pela confusão, pela normatização e pelo desempenho.

Julgue o item a seguir, relativos ao processo de gestão de pessoas nas organizações modernas.

A gestão de pessoas é uma área que reflete a mentalidade que predomina nas organizações e pode ser considerada um processo contingencial e situacional que depende de vários fatores, como a cultura e a estrutura organizacional e as características do contexto ambiental em que a organização está inserida.

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item subsequente, relativos a conflitos, liderança e gestão por competências.

Na gestão de pessoas por competências, há uma estreita relação entre as competências organizacionais e as individuais, em um processo de mútua influência.

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas e à gestão da qualidade.

Em um processo de gestão de desempenho, os indicadores de performance devem ser definidos a partir da compreensão dos colaboradores acerca do impacto das suas atividades nos resultados organizacionais.

Uma organização quer aprimorar o controle e a avaliação do desempenho dos processos das suas diversas áreas, por meio da adoção de indicadores de desempenho.

São indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos:

A técnica de administração de conflitos organizacionais que consiste em alta preocupação consigo e com os outros é

Considerando os diversos aspectos do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

A resolução alternativa de conflitos no trabalho, seja por meio de soluções informais, seja por mediação ou arbitragem, evita processos onerosos.

Julgue o item seguinte, a respeito de noções sobre relações humanas.  

O conflito prejudica o desempenho das tarefas, mas não afeta o bem-estar das pessoas.

No que concerne à administração financeira e de recursos humanos, julgue o item a seguir.  

O chefe imediato de setor será o responsável por assinar o ponto em lugar do funcionário que cumpriu hora extra e enviar ao setor de recursos humanos para justificar o trabalho fora do horário de expediente.

Considerando a gestão de pessoas e suas contribuições para as organizações, julgue o item a seguir.

O alinhamento estratégico da gestão de pessoas se dá especificamente quando o órgão de recursos humanos procede à integração vertical, apoiando metas e estratégias da organização. 

Entre os diferentes tipos de liderança apontados pela literatura, destacam-se a liderança transacional e a transformacional,

A empresa X adota um método de avaliação de desempenho bastante tradicional. Ele consiste em avaliar o desempenho dos funcionários por meio de um conjunto de frases descritivas dispostas em blocos, que focam em aspectos comportamentais relevantes. Em cada bloco, o avaliador deve apontar duas frases: a que melhor representa o desempenho do funcionário e a que menos o representa.

Esse método de avaliação de desempenho é conhecido como e tem entre suas principais vantagens, respectivamente:

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