A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem
A lógica negocial da colaboração como estilo de solução de conflito é a soma variável.
Para um bom relacionamento humano no ambiente de trabalho, algumas atitudes devem ser evitadas, como:
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.
Por meio da abordagem introversiva da gestão de pessoas, é possível verificar como a organização lida com diferentes aspectos internos em relação às pessoas e às equipes de trabalho.
Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
A socialização organizacional compreende
fases em que as
pessoas e organizações estabelecem relações de
reciprocidade
formal e informal, fases estas que vão do
pré-ingresso na
organização até a metamorfose, quando a pessoa
torna-se
membro pleno
Para um bom convívio em equipe, o relacionamento deve conter os seguintes requisitos: o conhecimento, a comunicação, o respeito, a humildade, a aproximação e a confiança. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Na implementação de boas práticas de gestão, saber relacionar-se no grupo constitui elemento imprescindível para o êxito da organização. Em relação ao desenvolvimento das relações interpessoais no ambiente organizacional, assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas
falsas:
( ) Mostrar intimidade, fazer brincadeiras que normalmente são
aceitáveis no dia a dia dentro da empresa, diante de pessoas de
fora, pode parecer falta de respeito à hierarquia, ou que a empresa
não se preocupa com sua imagem.
( ) Nunca fale mal das empresas nas quais já tenha trabalhado e nem
comente sobre os segredos e particularidades delas, pois essa não
é uma atitude ética e sim a de um profissional que não passa a
menor credibilidade.
( ) Para que tenhamos continuidade no bom trabalho desenvolvido
dentro de uma empresa, é possível e devemos querer que a nossa
opinião prevaleça sempre.
( ) Objetividade em uma reunião de trabalho não é indispensável. Em
uma reunião, o importante é todos os participantes estarem livres
para debater quais assuntos e ideias eles acharem ser de interesse
para o momento.
A alternativa correta é:
W. C. Schutz afirma que os grupos humanos tem três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de afeição revela-se depois da fase de controle. É a fase do reconhecimento de
Acerca dos temas liderança e motivação, julgue o item a seguir.
Saber ouvir, trabalhar em equipe e compreender as necessidades dos colaboradores são características valorizadas em gestores públicos.
A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.
As situações em que as pessoas simplesmente não colaboram entre si ou intencionalmente discordam sobre alguma questão em particular constituem exemplos de quebra de comunicação na equipe de trabalho.
A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber símbolos aos quais são agregados significados de uma pessoa a outra. Qual fator pode dificultar a comunicação interpessoal?
W. R. Bion (1897-1979) diz que quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo de trabalho ou refinado e grupo primitivo. O grupo primitivo
No meio organizacional, a equipe é um grupo de pessoas com habilidades que se completam e que buscam alcançar um objetivo comum pelo qual são responsáveis. Entre as vantagens do trabalho em equipe, pode-se citar:
I. maior aprofundamento na abordagem dos problemas.
II. maior criatividade e motivação no trabalho.
III. pouca diversidade de ideias.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
Julgue os itens seguintes, relacionados ao trabalho em equipe.
A eficácia no comportamento interpessoal relaciona-se à habilidade para resolver os problemas sem retrocessos.
Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue
os itens de 34 a 42.
O trabalho pode ser compreendido como a forma pela qual o homem interage com o meio ambiente e o transforma, assegurando a sobrevivência e a construção de relações interpessoais que reforcem sua identidade e seu senso de contribuição.