Dentro da perspectiva atual das relações de trabalho, determinados comportamentos dos gerentes e das chefias se tornam intoleráveis e sujeitos a legislação específica para coibir abusos. Entre estes comportamentos, podem-se citar como exemplo os casos de assédio moral, o qual é caracterizado pelo(a)
No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
Ao induzir os participantes a representarem papéis que se opõem às suas convicções, a dramatização pode ser útil na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho, uma vez que estimula o surgimento de dissonâncias cognitivas.
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
Mapeamentos de processos convertem conhecimento explícito em conhecimento tácito por incentivarem os trabalhadores, em grupos e depois individualmente, a descrever as atividades inter-relacionadas que desempenham em determinada organização.
Caso hipotético para responder à questão.
Suponha que determinada servidora pública do Poder Executivo federal há mais de 20 anos, bem remunerada e prestigiada pelos respectivos pares, encontra-se enfadada com o trabalho realizado no dia a dia.
Para lidar com a própria frustração, a servidora pública tem sido agressiva com o marido e com os filhos, quase sempre gritando com eles. Acerca desse contexto hipotético, assinale a alternativa relacionada com o mecanismo de defesa por ela apresentado.
O conjunto das consideradas quatro funções básicas da comunicação interpessoal está CORRETO em:
Preencha a lacuna.
A ___________________é revelada na relação indivíduo- indivíduo e nas relações indivíduo-grupo, englobando, assim, atitudes individuais e coletivas que jamais se dissociam.
Para se ter eficácia no comportamento interpessoal é importante que as pessoas compreendam a importância de suas competências interpessoais no sucesso profissional, pois as pessoas tendem a ser recíprocas, o que significa que a pessoa irá tratar a outra do mesmo modo que é ou que espera ser tratada. Sendo assim, para um bom relacionamento interpessoal é necessário, segundo Schutz, que as pessoas tenham desenvolvido os itens abaixo, exceto o que está na alternativa:
Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
As crenças do indivíduo ou de um grupo sobre determinado
tema, ou seja, seus princípios norteadores, são conhecidas
como valores.
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Conforme postulam Hackman e Oldham, no modelo das
características da função, quando as pessoas percebem
autonomia no trabalho e recebem feedback contínuo de suas
atividades, elas passam a conviver com estados psicológicos
críticos, com maior grau de responsabilidade e mais clara
definição de propósitos, o que favorece o alcance de resultados
no trabalho.
Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
Servidor ocupante de cargo na administração pública deve agir
estritamente de acordo com as normas da organização e isolar
seus valores pessoais para não impactarem seu comportamento
e suas relações interpessoais.
Assinale a alternativa correta sobre a noção de pressuposições básicas entre os elementos do comportamento organizacional.
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
A equidade interna e externa é importante fator de motivação
dos empregados de uma organização.
Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
O discurso do gestor organizacional molda a realidade dos
empregados e influencia seu sentimento de pertencimento à
organização.
Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,
julgue os itens seguintes.
O estudo da gestão de pessoas surgiu em um contexto de
legítima busca pelo bem-estar dos funcionários.
A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem
A composição de equipes de trabalho nas organizações modernas busca combinar competência técnica homogênea com características de personalidade e comportamentais complementares para aumentar o desempenho coletivo das equipes.