O ambiente empresarial, de maneira geral, está cada vez mais competitivo, em função das constantes mudanças, sejam elas no ambiente macroeconômico, nas relações de trabalho, nas relações sociais ou mesmo na complexidade do ser humano.
As empresas compreenderam que empregados pressionados, insatisfeitos ou desestimulados têm queda na sua produtividade, afetando significativamente o seu desempenho. Nos últimos anos, visando a promover a motivação e a produtividade dos empregados, as empresas têm implantado práticas que promovem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os programas de QVT apresentam visões diferentes, de acordo com a cultura e objetivos das empresas.
Uma das visões a respeito de QVT existente no mundo organizacional é
Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias e aos modelos de comportamento organizacional.
No que se refere à qualidade de vida no trabalho, as práticas assistencialistas se distinguem das práticas preventivas, porquanto estas priorizam intervenções sobre o contexto de trabalho a que se submetem os funcionários de uma organização.
Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Práticas preventivas de qualidade de vida no trabalho, como ginástica laboral e massagens, intervêm diretamente nos indivíduos para que esses não sofram os desgastes físicos e psíquicos decorrentes do trabalho.
Com relação ao modelo criado entre diversos estudiosos sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT), assinale a alternativa correta.
Acerca das atribuições e dos objetivos do órgão de recursos humanos (RH), julgue os itens seguintes.
Ações voltadas para a promoção da qualidade de vida no trabalho, tais como ginástica laboral, programas de vacinação e realização de exames médicos periódicos, têm sido empreendidas por várias organizações públicas
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.
Qualidade de vida no trabalho restringe-se às melhorias nos aspectos físicos e ambientais do local de trabalho.
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.
Ações de qualidade de vida no trabalho promovidas por uma organização e que visem melhorias salariais para seus funcionários tendem a gerar resultados negativos a longo prazo, pois acarretam altos custos para essa organização.
A área de comportamento organizacional é um alicerce da função de gestão de pessoas, pois, por meio dela, intenta-se compreender as relações que os indivíduos estabelecem entre si e com o contexto de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Programas antitabagistas, de apoio psicossocial e de combate ao sedentarismo, são exemplos de ações preventivas que contribuem para o aumento da qualidade de vida no trabalho.
Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens
que se seguem.
A qualidade de vida no trabalho é uma importante dimensão da vida organizacional e sua gestão deve-se dar com ênfase nos aspectos específicos da satisfação humana, bem como considerando os aspectos mais gerais da avaliação que as pessoas fazem sobre sua satisfação no trabalho.
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.
A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.
A qualidade de vida no trabalho consiste em aproveitar as habilidades mais refinadas dos trabalhadores, buscando assim um ajustamento entre tecnologia, tarefas e empregados.
A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) referese
à preocupação com o bem estar geral e a saúde dos
trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Isso
envolve uma gama de fatores.
Assinale a alternativa que não se encontra dentro dessa
gama de fatores.
Na busca da prevenção de acidentes nas organizações, a avaliação constante e permanente das condições que podem provocar acidentes no ambiente de trabalho relaciona-se com:
A ergonomia tem como foco de estudo diversos aspectos do trabalho. Entre eles pode-se citar:
I. o meio ambiente físico.
II. a duração da tarefa, os horários e as pausas no trabalho.
III. as características materiais do trabalho.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
De acordo com CHIAVENATO, a Qualidade de Vida no Trabalho envolve aspectos intrínsecos e extrínsecos do cargo. Ela afeta a atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal.
Com base na afirmação, as atitudes são: