No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos.
A falta de interesse pelo trabalho, a variedade reduzida das atividades e a baixa complexidade das tarefas podem ser minimizadas por meio de ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas.
Após receber resultados ruins, determinada empresa contratou um renomado consultor, iniciando um processo que resultará em reestruturações e, simultaneamente, uma visão sistêmica e comprometimento dos empregados frente às novas metas organizacionais. Esse processo, conhecido como modelo de Lewin, é também chamado de
Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações.
As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado
As empresas lidam diariamente com diversas pessoas: empregados, clientes, fornecedores e diversos atores que, de alguma forma, mantêm contato com a empresa. Alguns desses atores têm maior interação com a empresa, como é o caso dos empregados. Em algumas ocasiões esse relacionamento passa por situações difíceis que interferem no desempenho do empregado, o que afeta também o desempenho da organização.
Quando algum dos empregados passa por situações que afetam seu desempenho, o gestor deve
Algumas empresas têm aspectos culturais que possibilitam o incentivo ao aprendizado organizacional; outras dificultam esse aprendizado.
Constitui-se em um aspecto dominante na empresa que facilita o aprendizado organizacional
São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:
Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:
I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as
habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus
cargos.
II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de
maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas
aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos
objetivos definidos.
III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos,
ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise
comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O
treinando assume um determinado papel previamente
estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar
ângulos emocionais do que racionais.
IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados
na organização e as novas habilidades e capacidades que serão
requeridas.
A sequência correta é:
Após vencer os obstáculos do processo seletivo, os
candidatos são admitidos na organização e se tornam os
novos membros desta. A Gestão de Pessoas, no atual
contexto organizacional, não abre mão de integrar e
socializar o novo funcionário. A esse respeito, analise as
assertivas abaixo.
I. Um dos objetivos da socialização é garantir que
comportamentos, práticas e filosofias do novo
integrante da empresa sejam mantidos, respeitandoos
mesmo que esses sejam impróprios e
indesejados no novo contexto.
II. Na socialização, a organização espera que o novo
colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade
de ação para poder seguir os preceitos internos.
III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros
meses na organização, o novo empregado receba
as influências naturais que a empresa exercerá, pois
ela intenciona proporcionar meios de satisfação no
trabalho e, para tanto, é necessário que seja um
processo, pelo menos nesse começo, de “mão
única”; da empresa para o empregado.
IV. O contrato psicológico, que não está presente no
processo de socialização, é um contrato explícito e
formal entre funcionário e empresa, em que ambas
as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir
com as obrigações.
É correto o que se afirma em
Analise o texto a seguir completando a lacuna com a
alternativa correta. Elaborar hipóteses sobre o ambiente
de negócios, avaliar as habilidades da empresa, ligar
estratégias às operações e às pessoas que irão
implementá–las, e atrelando incentivos a resultados.
Dessa maneira, os lideres que praticam a cultura da
execução conseguem colocar em prática os
pressupostos da ________________, fazendo com que
os planos da organização possam ser cumpridos,
gerando, consequentemente os resultados esperados.
Trata–se de uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização, de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra:
As organizações não têm como objetivo a improvisação, nem tampouco deixam processos ao acaso. Elas possuem padrões, sistemas, normas, regulamentos, equipamentos e pessoas para transformar matérias–primas em produtos acabados ou em prestação de serviços. Os processos de aplicar pessoas, ou seja, de orientação, desenho organizacional e de cargos e avaliação de desempenho humano sofrem inúmeras variações entre as empresas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
A Metodologia ROI (Retorno sobre Investimento) é um processo abrangente e completo de mensuração e avaliação de dados. O processo engloba uma sistemática passo–a–passo para a avaliação de resultados. A sequência correta destes passos está expressa na alternativa:
Chiavenato (1999) destaca seis processos básicos da Gestão de
Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas (que são os processos
de incluir novas pessoas), os Processos de Aplicar Pessoas (que
são os processos que modelam as atividades que os funcionários
irão realizar na organização, acompanhar e orientar seu
desempenho), os Processos de Recompensar Pessoas (que
motivam e incentivam as pessoas a satisfazer suas necessidades
individuas), os Processos de Desenvolver Pessoas (usados para
capacitar, treinar e desenvolver pessoas), os Processos de Manter
Pessoas e os Processos de Monitorar Pessoas (usados para
acompanhar e controlar o trabalho dos funcionários e analisar os
resultados).
O Treinamento e os Sistemas de Informações gerenciais fazem
parte respectivamente dos processos de
Sabe–se que há três anos, uma funcionária, vem se destacando como supervisora de uma área técnica de uma empresa que oferece oportunidades de desenvolvimento para seus funcionários.
Após reunião feita pela Diretoria para definir as futuras promoções da empresa, essa funcionária soube que seria promovida ao cargo de gerente do Departamento de Logística. A primeira preocupação dela foi saber se possuía as habilidades necessárias para exercer a nova função. De acordo com Chiavenato (2011) , o desempenho em uma função é o resultado de certas habilidades que a pessoa possuí e utiliza. Para exercer uma função como gerente de logística, que habilidades deverão prevalecer para que a determinada funcionária possa trabalhar com pessoas e por meio das pessoas?
Na rotina dos hospitais, quer na prática assistencial, na administração, no ensino e na pesquisa, convive–se com "problemas" de diferentes origens. Uma equipe capacitada é um dos principais ingredientes na receita de sucesso desta empresa. Os programas de treinamento contribuem para a obtenção das metas. Baseando–se no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Em circunstâncias ocasionais o volume das mudanças e o grau de complexidade do sistema administrativooperacional podem evidenciar a necessidade de treinamentos com maior frequência e grau de dificuldade.
II. O processo de treinamento garante que todos os membros da equipe irão adquirir, desenvolver ou corrigir a falta da conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho do cargo que ocupam através das oportunidades oferecidas, eliminando–se os erros.