No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
Dado o conceito multidimensional de satisfação no trabalho, uma pessoa pode estar satisfeita com um aspecto do seu trabalho, mas insatisfeita com outro.
Comportamento organizacional é:
Ao desenhar um sistema de Recursos Humanos para uma empresa de grande porte, você se preocupou em estabelecer uma política disciplinar que pudesse servir de base para análise de situações funcionais problemáticas que levassem a empresa a se distanciar do comportamento ético. Essa política está apresentada num manual para ser usado pelos gestores de linha. Nesse manual, você apresenta várias definições para disciplina e ética no exercício da profissão. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.
O comportamento organizacional refere-se às ações de
indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética. Uma equipe de um posto de vacinação decidiu promover uma reformulação em seu processo de atendimento aos usuários. Criou-se, então, na maior parte dos seus integrantes, uma expectativa decorrente do desempenho a ser alcançado por essa reformulação. Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
As atitudes dos empregados, reflexo de sentimentos e crenças, determinam, em grande parte, o modo como os funcionários percebem seus ambientes.
Para Kats e Kahn, a organização como um sistema aberto apresenta a seguinte característica:
Há algumas diferenças entre líderes e gestores. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.
II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.
III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
O processo resultante de uma pessoa (ou grupo de pessoas) perceber que outra pessoa ou grupo está impedindo, ou se encontra em vias de impedir, que uma ação importante ou meta seja concretizada adequadamente, é denominado
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado - por exemplo, uma promoção - é fator determinante do seu nível de motivacção em relação a determinada atividade.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os
itens a seguir.
Pesquisas revelam que os funcionários mais antigos normalmente se sentem menos comprometidos com a organização em que trabalham.
Sabe-se que motivação é um assunto de grande interesse porque, no ambiente corporativo, entende-se que uma força de trabalho motivada traduz-se em maior produtividade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Nossa tendência é culpar alguém que está de fora de nossa área ou unidade de trabalho, mas o pensamento sistêmico nos remete à ideia de que os problemas e suas causas fazem parte de um único sistema pelo qual somos todos responsáveis.
PORQUE
O pensamento sistêmico torna viável trabalhar várias alternativas ao mesmo tempo, já que as escolhas, por mais risco que apresentem em determinado momento, não implicam o abandono de outras questões importantes e do aprendizado.
A esse respeito, conclui-se que
O conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação, é denominado
O modelo de liderança em que, à medida que aumenta a maturidade do seguidor, um líder deve adotar mais o comportamento orientado ao relacionamento e menos o orientado à tarefa, é donominado de Liderança
Julgue os próximos itens, a respeito de cultura e de clima
organizacionais.
O clima organizacional resulta da percepção compartilhada entre indivíduos, de ênfase afetiva e cognitiva, acerca de práticas, políticas e procedimentos formais e informais de uma organização.