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Desenvolver um bom relacionamento interpessoal é requisito importante para uma boa integração em uma equipe de trabalho. A equipe que prioriza um bom relacionamento no ambiente de trabalho apresenta possibilidades de comprometimento e foco nos resultados. Acerca do exposto, assinale a alternativa correta.

A comunicação interpessoal é de suma importância para as organizações, pois é através dela que se promove a melhoria na qualidade dos serviços, através da troca de informações e na condução do planejamento institucional. O bom uso da comunicação interpessoal nas organizações propicia:

Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item  

Os estereótipos baseiam‐se em preconceitos e perpetuam erros de julgamento que tornam as relações pessoais não eficazes.

No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item  

As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado, com criação, ou autorização para criação, por lei, para exploração de atividade econômica, podendo revestir‐se de qualquer das formas admitidas em direito

O gerente está muito satisfeito porque a equipe que liderou evoluiu ao longo do tempo e alcançou o estágio mais avançado de seu desenvolvimento. Nesse momento, o desempenho melhora porque o grupo de trabalho está mais amadurecido e se torna uma equipe eficaz, em pleno funcionamento.

O estágio de desenvolvimento dessa equipe é denominado

As pessoas são recursos ou parceiros da empresa? As opções a seguir apresentam uma característica de cada uma dessas vertentes. Assinale a opção INCORRETA.

No tocante às relações interpessoais, julgue os itens que se seguem. I Para ser bem‐sucedido como líder, o gestor deve saber lidar com aspectos relativos à motivação, à comunicação, às relações interpessoais, ao trabalho em equipe e à dinâmica de grupo. II As relações interpessoais influenciam um grupo e podem afetar um ambiente, transformando‐o em um ambiente agradável e estimulante, neutro e monótono ou desagradável e aversivo. III A ausência de acordos e expectativas explícitas e claras favorece a existência, em um grupo, de boas relações interpessoais. Assinale a alternativa correta.

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A abordagem biológica da personalidade enfatiza que o comportamento humano é influenciado pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo.

Dentro da perspectiva atual das relações de trabalho, determinados comportamentos dos gerentes e das chefias se tornam intoleráveis e sujeitos a legislação específica para coibir abusos. Entre estes comportamentos, podem-se citar como exemplo os casos de assédio moral, o qual é caracterizado pelo(a)

O departamento de Recursos Humanos de um determinado órgão público necessita elaborar um sistema de remuneração que envolve algumas características básicas que o conjunto de recompensas extrínsecas deve incorporar. No que tange à característica “flexibilidade", o tipo de recompensa MENOS apropriado refere-se a:

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A teoria da personalidade implícita postula que o temperamento refere-se ao padrão de comportamento, que ocorre de forma consistente em diferentes situações, sendo o que define a personalidade de uma pessoa em comparação às demais.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

Ao induzir os participantes a representarem papéis que se opõem às suas convicções, a dramatização pode ser útil na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho, uma vez que estimula o surgimento de dissonâncias cognitivas.

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

Um traço de personalidade é um esquema cognitivo geral utilizado para a interpretação do comportamento humano individual.

As pessoas podem adotar comportamentos defensivos como estratégia política individual para melhor defender seus interesses dentro de uma organização. Protelar uma tarefa para parecer sempre ocupado e interpretar de maneira estrita as suas responsabilidades são exemplos desses comportamentos. Levando em consideração os efeitos de tais comportamentos defensivos, assinale a alternativa INCORRETA.

Em um ambiente de trabalho, o relacionamento com os colegas e superiores perpassa pelos valores compartilhados, ou seja, certa convicção básica de um modo específico de conduta é socialmente preferível ao modo oposto. À vista disso, um método muito utilizado, conhecido como “Levantamento de Valores de Rokeach”, consiste em dois conjuntos de valores: terminais e instrumentais. Esses valores podem variar muito de um grupo de pessoas para o outro. São valores considerados terminais:

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