Com referência a modelos de gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.
Fundamentada na teoria das restrições, a corrente crítica é uma metodologia de gestão de projetos baseada na criação e na administração de reservas (buffers) no cronograma de um projeto.
Acerca de projetos e suas etapas, julgue o item seguinte.
Níveis típicos de custo e de pessoal são, geralmente, maiores no início e na finalização do projeto do que na execução do trabalho.
Julgue o item subsequente, relativo à gestão de projetos e às ferramentas computacionais atualmente disponíveis para auxiliar e facilitar o gerenciamento das rotinas de trabalho.
No MS Project, as etapas, subetapas e atividades definidas para o projeto são inseridas na coluna Nome da Tarefa, seguindo-se a ordem cronológica da estrutura analítica do projeto (EAP).
Acerca da gestão de projetos, julgue o item a seguir.
O gerenciamento de projetos inclui as etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.
A respeito de análise e melhoria de processos, julgue o item seguinte.
Os indicadores permitem representar quantitativamente as características de produtos e processos utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo.
Em uma organização que visa a atingir objetivos previamente desafiadores, o gerenciamento de projetos é utilizado para direcionar a organização para a (o)
Acerca da elaboração e da análise de projetos, julgue o item a seguir.
Estimativas paramétricas de custos baseiam-se nos custos reais de projetos anteriores e semelhantes, que são usados como parâmetro para se estimarem os custos de um projeto atual.
A respeito da avaliação de projetos, julgue o item que se segue.
Para obter o adequado licenciamento para o exercício de suas atividades, portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos devem elaborar estudo de impacto ambiental (EIA) e produzir relatório de impacto ambiental (RIMA).
Com referência a modelos de gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.
Entre os princípios do modelo de gestão de projeto PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), destaca-se a identificação de lições aprendidas em projetos anteriores como forma de se aprender com a experiência.
Acerca de projetos e suas etapas, julgue o item seguinte.
A análise e o acompanhamento do desempenho do projeto são atividades vinculadas ao grupo de processos de monitoramento e controle.
Julgue o item subsequente, relativo à gestão de projetos e às ferramentas computacionais atualmente disponíveis para auxiliar e facilitar o gerenciamento das rotinas de trabalho.
No MS Project, um projeto se inicia com a inserção do calendário de trabalho, no qual são definidos os dias úteis, dias de trabalho e descanso, recessos e feriados ao longo do projeto.
No que concerne à gestão de projetos e gestão de processos, julgue o item a seguir.
Conforme o guia PMBOK, o grupo de processos de monitoramento e controle se baseia em atividades de coordenação de pessoas e recursos, gestão das expectativas das partes interessadas, e integração e execução das atividades.
Entre as metodologias e ferramentas utilizadas para gerenciamento de projetos, a PERT – Program Evaluation and Review Technique, que possui natureza probabilística,
Considere as seguintes assertivas sobre Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), segundo o Guia PMBOK 6ª Edição:
I. Um EGP gerencia as execuções, restrições e recursos alocados para projetos individuais, tais como escopo, cronograma, custo e qualidade.
II. É uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos.
III. É a ligação natural entre os portfólios, programas e projetos da organização e os sistemas de medição corporativos, como, por exemplo, o Cartão de Pontuação Equilibrada.
Quais estão corretas?
Segundo o Guia PMBOK 6ª Edição, existem habilidades que devem fazer parte do comportamento e aptidões do Gerente de Projetos. Uma delas diz respeito às seguintes características: (1) analisar a situação; (2) diferenciar entre desejos e necessidades, tanto dos stakeholders como os seus; (3) focar nos interesses e questões ao invés de posições; (4) solicitar muito e oferecer pouco, mas ser realista; e, (5) ao fazer uma concessão, haja como quem concede algo de valor, não simplesmente ceda. Tais comportamentos e aptidões fazem parte da habilidade interpessoal do Gerente de Projetos chamada de: