INSTRUÇÃO: O texto e a figura abaixo fazem referência à questão.
Assinale a alternativa que contém uma assertiva INCORRETA sobre o método sísmico.
À mesma temperatura e para um mesmo tipo de material, é interessante acompanhar os efeitos da variação no estado de tensões sobre os estilos de deformação das amostras, como ilustra a sequência abaixo, na qual se observam, da esquerda para a direita, a) fraturamento longitudinal a p = 0.1 MPa, b) fratura de cisalhamento simples a p = 3.5 MPa, c) transição rúptil-dúctil a p = 35 MPa, com fraturas conjugadas e d) fluxo dúctil a p = 100MPa.
Assinale a alternativa que compreende uma assertiva CORRETA sobre o comportamento geológico de materiais rochosos.
INSTRUÇÃO: O texto abaixo faz referência à questão.
Centrais hidrelétricas podem ser classificadas segundo diversos parâmetros: tipo de operação, altura da queda, arranjo da obra, intervalo de regularização do volume etc. Segundo a capacidade de regularização do reservatório, as centrais hidrelétricas se organizam em dois tipos principais, como ilustrado na imagem reproduzida abaixo: CHs de acumulação, que contam com volumes regularizados por reservatório em períodos diversos, e a fio d'água, que dependem do caudal do rio submetido a barramento. No primeiro caso, o armazenamento de água é interessante porque leva à oferta regular de energia; em hidrelétricas a fio d'água, as turbinas são acionadas diretamente pela passagem da água do rio, o que leva a alguma flutuação da capacidade de produção de energia em virtude da mudança do volume do rio entre estações secas e chuvosas.
Fonte - Geraldo Magela Pereira - Projeto de usinas hidrelétricas: passo a passo. SP: Oficina de Textos, 2015 (adaptado).
Assinale a alternativa que compreende uma assertiva VERDADEIRA.
Sobre os estados de tensão em maciços de solo, fazem-se as seguintes afirmações:
I. Em solos saturados, tanto as tensões normais quanto as cisalhantes são transmitidas pelos grãos e pela água, de maneira que a resistência mecânica do conjunto seja correspondente à média das resistências mecânicas das frações sólida e fluida.
II. A compressibilidade dos solos é consequência do deslocamento relativo das partículas sólidas e da expulsão de fluidos intergranulares: a compressão individual do grão é desprezível em comparação com as variações volumétricas geradas pelo deslocamento das partículas sólidas.
III. O fato de os solos não resistirem a tensões de tração significa que as tensões normais entre grãos não podem ter valores negativos, ao passo que a poropressão pode ser positiva (tendência à saturação) ou negativa (por drenagem ou sucção).
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
No Art. 3º da Resolução Normativa no 696, de 15/12/2015, a ANEEL determina a classificação das barragens destinadas à geração de energia elétrica, segundo matriz de traços reproduzida abaixo:
Sobre o disposto na RN 696/2015, fazem-se as seguintes afirmativas:
I. As categorias de risco que compõem a matriz final de classificação de uma dada barragem são estimadas em termos de variáveis como o volume total do reservatório, o potencial de perda de vidas humanas, o impacto ambiental e o impacto socioeconômico em caso de ruptura.
II. O dano potencial associado é dependente de fatores como as características técnicas da estrutura, seu estado de conservação e a consistência do plano de segurança da barragem, incluindo desde a documentação do projeto até os relatórios de inspeção e monitoramento.
III. O impacto ambiental, na composição do cálculo final da classe de uma dada barragem, decorre da possibilidade de atribuição de interesse ambiental relevante à área afetada pela barragem ou da existência de legislação específica a proteger a área afetada pela barragem.
Está CORRETO o que se afirma em:
Tendo em vista que as características de minerais e grupos minerais podem ser estudadas e identificadas por meio de métodos simples não destrutivos ou por meio de técnicas analíticas avançadas, e considerando a classificação de Dana, julgue o item que se segue, relativo ao grupo olivina, que é formado por minerais ortorrômbicos e monoclínicos ricos em Fe e Mg.
O fenômeno de birrefringência de um cristal do grupo olivina pode ser verificado por meio de ensaio com luz polarizada.
Tendo em vista que o mapeamento geológico envolve as etapas de pesquisa bibliográfica, interpretação de dados de sensoriamento remoto, integração de dados espaciais e tabulares, campanhas de campo e produção cartográfica, julgue o item a seguir, a respeito desses temas.
Rochas com estrutura rapakivi devem ser mapeadas como rochas calcárias.
A figura precedente ilustra um diagrama triangular que foi utilizado para a visualização das porcentagens em peso de silte, argila e areia das amostras de sedimentos inconsolidados A, B e C.
De acordo com esse diagrama,
as amostras A e C possuem a mesma porcentagem de areia.
Julgue o próximo item, a respeito da Bacia do Araripe, conhecida internacionalmente por hospedar um grande número de fósseis.
As quantidades mais expressivas de fósseis na bacia do Araripe são encontradas nas formações carbonáticas denominadas de Barbalha e Santana.
Julgue o seguinte item, acerca de análise da contaminação do solo e de geofísica aplicada a estudos ambientais.
A determinação das concentrações de background de contaminantes no solo pode ser um elemento importante na determinação da fonte e do impacto da contaminação de natureza antropogênica, como, por exemplo, nos casos de deposição atmosférica da queima de petróleo, queima de vegetação para produzir carvão, escoamento superficial, emissários urbanos e industriais e disposição de derivados de petróleo.
Acerca de aspectos geológicos diversos relacionados a obras de engenharia, julgue o item seguinte.
A avaliação de barragens de água quanto à segurança de operação deve incluir, entre outros aspectos, os registros e a averiguação: do desempenho da barragem, de defeitos evidentes na construção, do aumento da percolação ou de vazamentos, de perigos geológicos aparentes, de mau funcionamento de equipamentos mecânicos e elétricos, de indícios progressivos de deterioração da estrutura e(ou) fundação da barragem.
Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue o item subsequente.
Na perfuração, metodologia mais usada no estudo geológico do subsolo, métodos mais baratos, como a tradagem, a perfuração rotativa manual e a percussiva mecânica, contaminam a amostragem devido à mistura de materiais geológicos de diferentes níveis. Assim, perfurações rotativas mecânicas, realizadas com circulação reversa ou núcleo de diamante, proporcionam amostras fidedignas, em que se identificam texturas, composições, estruturas e mergulhos das rochas.
Julgue o item a seguir, a respeito de técnicas analíticas empregadas na análise geoquímica de materiais geológicos.
A análise de fases minerais por microssonda eletrônica consiste em um método estritamente qualitativo de análise elementar destrutiva em volumes de tamanho micrométrico na superfície de materiais sólidos.
Acerca de estudos geoquímicos, julgue o item que se segue.
Sendo a origem do 3He primordial e a do 4He radiogênica, mudanças mensuráveis nas razões isotópicas de hélio (3He/4He) em diferentes reservatórios terrestres estão intimamente relacionadas ao decaimento radioativo do urânio e do tório e à fusão parcial e desgaseificação do manto terrestre.
Considerando os dados da figura precedente, que mostra a curva de refletância típica de uma vegetação sadia, julgue o item subsequente.
A faixa espectral indicada pela letra B corresponde ao infravermelho próximo.