Julgue o item a seguir, a respeito de técnicas analíticas empregadas na análise geoquímica de materiais geológicos.
No método convencional de datação 40K/40Ar, as concentrações de 40K e 40Ar são medidas a partir de alíquotas separadas da amostra a ser datada. Como as abundâncias isotópicas do K são: 39K = 0,932581, 40K = 0,0001167, e 41K = 0,067302, a concentração total de K (39K + 40K + 41K) é medida em uma alíquota da amostra por uma técnica analítica padrão (ex.: fluorescência de raios X), viabilizando a determinação direta do 40K. A outra alíquota da amostra é analisada em um espectrômetro de massa para a determinação do 40Ar.
Tendo em vista que, nos processos de avaliação, controle e recuperação ambiental, devem-se considerar os diversos fatores de impacto e seu tempo de incidência nas fases de implantação, operação e desativação de um empreendimento mineiro, julgue o próximo item, pertinente a esse tema.
A licença de operação de um empreendimento de exploração mineral deverá ser requerida ao órgão ambiental competente, ocasião em que o empreendedor deverá apresentar o plano de controle ambiental, que terá de conter os projetos executivos de minimização dos impactos ambientais.
Tendo em vista que, nos processos de avaliação, controle e recuperação ambiental, devem-se considerar os diversos fatores de impacto e seu tempo de incidência nas fases de implantação, operação e desativação de um empreendimento mineiro, julgue o próximo item, pertinente a esse tema.
Materiais estéreis e(ou) rejeitos de beneficiamento produzidos em uma frente de lavra podem ser depositados em cortes ou cavas anteriormente minerados. Caso possuam substâncias que comprometam a qualidade da água, deve-se escarificar o fundo do corte para aumentar a percolação da água meteórica.
Com relação a alguns sistemas sensores disponíveis para o sensoriamento remoto terrestre, julgue o item subsequente.
Os sistemas sensores Sentinel-1A e ALOS-2 PALSAR operam na faixa espectral de micro-ondas.
A respeito do GPS são informações verdadeiras, exceto:
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança na próxima terça-feira (27), na cidade do Rio de Janeiro, uma nova cartografia dos solos do País. Lançado originalmente em 1981, o Mapa de Solos do Brasil ganha nova versão a partir do novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SBCS, Embrapa 2006).
Portal Brasil publicado: 20/03/2012 15h31 última modificação: 29/07/2014 9h01.
A respeito dessa publicação, os solos brasileiros são temas do seguinte mapa:
As ondas sísmicas são ondas elásticas que se propagam radialmente em todas as direções (ondas esféricas). Há vibração das partículas sem, contudo, haver seu deslocamento. Essas vibrações podem ser longitudinais (ou ondas primárias P) ou transversais (ondas secundárias S). Todas as afirmativas são características das vibrações longitudinais, exceto:
Analise as afirmativas I, II e III atribuídas às forças que deformam as rochas pela ação das chamadas forças tectônicas que atuam nos três tipos de limites de placas convergentes, divergentes e transformantes. I) Forças compressivas são aquelas que deformam as rochas, causando o apertamento e o encurtamento de um corpo. II) Forças tensionais são aquelas que deformam as rochas, causando alongamento de um corpo com tendência a segmentá-lo. III) Forças de cisalhamento são aquelas que deformam as rochas, empurrando cada um dos dois lados em direção oposta, causando deformidades. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A precipitação é entendida em hidrologia como toda a água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. A que tipo de precipitação se refere o texto abaixo? “Essa precipitação é resultante de ascensão mecânica, acontece quando uma corrente de ar úmido horizontal é forçada a passar por uma barreira natural, tais como as montanhas. As precipitações da Serra do Mar são exemplos típicos.”
Na Mecânica dos Solos, que nome se dá ao processo que gera recalque pela expulsão de água dos poros, sob a influência da variável tempo?
Os argilominerais pertencem ao grupo dos filossilicatos e sua capacidade de troca catiônica é fortemente dependente da estrutura cristalina e da composição química. Sobre os argilominerais, assinale a alternativa correta.
As rochas sedimentares são abundantes na crosta superior e possuem grande relevância econômica por causa dos depósitos minerais e reservatórios de óleo e gás natural a elas associados, bem como por formarem os principais aquíferos do mundo. O ambiente deposicional e os processos sedimentares atuantes são determinantes das caraterísticas físicas e químicas de uma rocha sedimentar. No Rio Grande do Sul, as rochas sedimentares da Bacia do Paraná se estendem por mais da metade do território, sendo encobertas pelas rochas vulcânicas da Formação Serra Geral em cerca de 90% de sua extensão, inclusive no município de Santa Rosa. Sobre a formação e características de rochas sedimentares, assinale a alternativa correta.
A avaliação da qualidade das águas subterrâneas é feita a partir de análises químicas e físico-químicas executadas em amostras coletadas nos poços tubulares. A coleta, a preservação e o envio das amostras ao laboratório devem ser realizados de acordo com normas técnicas internacionais para que sejam garantidas a integridade da amostra e a representatividade dos resultados analíticos. Sobre os procedimentos de coleta e preservação de amostras de água subterrânea e avaliação dos resultados analíticos, é correto afirmar que:
Aquíferos livres são aqueles parcialmente saturados de água e limitados na base por uma camada impermeável ou semipermeável e no topo pela superfície freática. Sobre aquíferos livres, é INCORRETO afirmar que:
O Estado do Rio Grande do Sul conta com ampla gama de recursos minerais associados às diferentes províncias geológicas registradas no seu território. Sobre a Geologia e recursos minerais do Rio Grande do Sul, é INCORRETO afirmar que: