Sob enormes pressões e temperaturas que existem nas grandes profundidades da crosta terrestre, todas as rochas experimentam uma tendência maior à plasticidade do que à fratura. Dessa forma, podemos distinguir na crosta duas zonas distintas de deformações: uma zona de plasticidade à grande profundidade e uma zona de fratura próxima à superfície. Assinale a alternativa no qual a estrutura é produzida na zona de plasticidade:
Dos principais processos e respectivos produtos da ação geomórfica da água subterrânea, assinale a alternativa abaixo que é um produto da solifluxão:
INSTRUÇÃO: O texto e a figura abaixo fazem referência à questão.
Sobre o exposto, fazem-se as seguintes afirmações: I. O movimento livre do terreno num ponto qualquer é o resultado da propagação de ondas de corpo sólido ou esféricas, classificadas em longitudinais, transversais e de superfície, e de reflexões e refrações em subsuperfície. II. O registro de um evento sísmico é particular a cada estação de monitoramento apenas em decorrência da heterogeneidade do meio de propagação das ondas sísmicas - ou seja, a constituição do subsolo entre o hipocentro e cada estação é única. III. A resposta de qualquer estrutura, natural ou artificial, a um evento sísmico depende da relação, expressa na forma de magnitude do evento sísmico, entre a frequência natural de vibração dessa estrutura e a frequência de vibração do terreno. Em relação aos pressupostos da sismologia geral,
Fazem-se as seguintes afirmações sobre os efeitos geomecânicos da ocorrência de fraturas e descontinuidades em maciços rochosos.
I. Em zonas de cisalhamento, o material que preenche o espaço entre os blocos limitados por essas faixas de ruptura apresenta sempre menor resistência mecânica a solicitações, maior compressibilidade e maior permeabilidade que a rocha não-alterada.
II. A água subterrânea que circula pelas juntas que cortam um maciço não apenas acelera o intemperismo químico como também reduz o atrito está- tico entre os blocos definidos por essas descontinuidades, o que pode levar a movimentação de massa em diversas situações.
III. As fraturas em rochas maciças variam grandemente em espaçamento, o que, aliado à frequente interseção de conjuntos diferentes, obriga a maior detalhamento dos estudos geotécnicos para identificação de potenciais situações que comprometam a estabilidade de fundações.
IV. Em rochas anisotrópicas, a resistência ao cisalhamento é normalmente maior em direções paralelas ao plano de foliação, pois o deslocamento tende a ocorrer mais facilmente em direções cujo ângulo está próximo da normal ou a até 30o em relação a essas estruturas.
Assinale a alternativa que comporta uma assertiva VERDADEIRA.
Assinale a alternativa que comporta uma afirmativa INCORRETA:
A imagem abaixo reproduzida corresponde a parte do mapa geológico da Folha Serro, MG (SE.23-Z-B-IV), originalmente confeccionada em escala 1:100.000 (CODEMIG, 2012).
Na fração aqui reproduzida, destaca-se o traço em planta de um perfil C-C' de direção WSW-ENE, o qual corta contatos litológicos e uma série de falhamentos de empurrão, entre inferidos e identificados, todos com vergência dominante para ENE; as foliações, frequentemente miloníticas, também têm direção dominante NNW e vergência para ENE, quadro que indica regime compressivo de caráter rúptil para a região. A folha compreende, essencialmente, rochas intrusivas, metavulcânicas e metassedimentares cujas idades variam entre o Arqueano e o Mesoproterozoico, ocorrendo localmente diques mesozoicos de diabásio.
Assinale a alternativa cujo perfil MELHOR corresponde à descrição estrutural e à distribuição gráfica de domínios litológicos apresentadas acima para o corte C-C'.
INSTRUÇÃO: As informações seguintes fazem referência contextual à questão.
Uma coluna estratigráfica simplificada para o Grupo Bambuí compreenderia, da base para o topo:
Além de ocorrerem naturalmente, os sismos são, por vezes, causados pelas atividades humanas. Há casos bem documentados de eventos associados, por exemplo, à injeção de fluidos em poços profundos, à elevação do nível em grandes reservatórios e à detonação de cargas nucleares subterrâneas. Em todos esses casos, o mecanismo de indução seria identificado com o alívio de strain regional mediante a instalação de pequenas variações no campo de strain local, as quais levariam ao desenvolvimento de fraturas ou à ativação de falhas.
Os sismos induzidos de maior magnitude não são apenas associados a grandes reservatórios, mas, em diversos aspectos, implicam os problemas teóricos e práticos mais relevantes. O efeito indutivo é, naturalmente, mais marcado em grandes reservatórios, definidos por profundidades maiores do que 100 m e volumes maiores do que 1 km3.
Fazem-se, sobre o tema exposto, as seguintes afirmativas:
I. Os sismos induzidos são, necessariamente, de pequena profundidade, haja vista o restrito alcance da interferência humana no subsolo; além disso, têm magnitude muito reduzida, o que limita sua detecção a estações sismográ- ficas locais de grande sensibilidade.
II. O stress devido à carga da água nos reservatórios é muito pequeno para fraturar rochas competentes; portanto, a cessão é explicada pela preexistência de strain local devido a forças tectônicas que já acumulam, na vizinhança de um reservatório, stress próximo do ponto de ruptura.
Está CORRETO o que se afirma em:
O padrão de drenagem que é desenvolvido em regiões com declividade acentuada, onde as estruturas do substrato orientam-se segundo a inclinação do terreno, é denominado como padrão:
Assinale a alternativa que apresenta os biohermas recifais mais antigos do Fanerozoico.
No que se refere à erupção de materiais piroclásticos, analise as assertivas a seguir:
I. Por se tratar de magmas viscosos, a erupção acontece na forma de explosões de rocha pulverizada, lava e fragmentos vitrificados da cratera.
II. Blocos e bombas são materiais piroclásticos com dimensões maiores que 64,0 mm.
III. Dá-se o nome de lapilito ao depósito piroclástico constituído por partículas com dimensões menores que 2,0 mm.
IV. Designam-se tufos os depósitos piroclásticos constituídos por bombas vulcânicas.
V. O colapso do fluxo piroclástico produz as brechas piroclásticas, material soldado e muito resistente.
Estão corretas APENAS as afirmações:
A crosta continental é dividida em duas porções pela Descontinuidade de Conrad. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica atividades industriais contaminadoras de aquíferos e poços.
A capacidade de uma rocha em permitir o fluxo de água através de seus poros é denominada:
O depósito glacial inconsolidado, formado diretamente pelas geleiras e caracterizado por não possuir seleção, com fragmentos rochosos caoticamente dispersos, denomina-se: