Sobre a população do estado do Amazonas, assinale a alternativa que indica a faixa da quantidade de pessoas no estado.
A hidrografia do Brasil é rica em rios e ao mesmo tempo pobre em lagos, existindo no território brasileiro a mais rica bacia hidrográfica da superfície terrestre, o regime de limentação dos rios é basicamente pluvial e não se registra regime nival nem glacial, apenas o rio Amazonas depende, em parte, do derretimento da neve na Cordilheira dos Andes.
O texto afirma que:
Visando estabelecer a qualidade de vida das diferentes populações, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou um indicador chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para se obter o IDH de um determinado lugar, são analisados três aspectos ou indicadores:
No início do século XX, a industrialização nos Estados Unidos caracterizou-se pela formação de grandes empresas que exerciam o monopólio ou oligopólio da produção em setores de base da economia. O monopólio caracterizou-se pelo (a):
“Com a movimentação mais ágil do comércio, a integração entre as várias partes do mundo se acentuou, com elementos comuns nas paisagens urbanas e industriais, como também pode se constatar diversas semelhanças no modo de vida das grandes cidades com milhões de habitantes". (Carvalho, Chianca, Giardino e Ortega – São Paulo – 2015)
Entre as semelhanças existentes nessas cidades, estão:
A industrialização e a urbanização provocam danos ao meio ambiente de forma absurda, pois a sociedade vem alterando a natureza profundamente. As consequências disso são:
Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “globalização” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Geografia poderá apresentar a seguinte definição:
“dispositivo ótico de varredura, que captura imagens e as transfere para um computador"
No contexto da Geografia, o fragmento apresentado pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:
Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Geografia poderá apresentar o fragmento a seguir. Leia atentamente o fragmento.
O fragmento representa uma oportunidade de desenvolver o seguinte tema transversal com os alunos em sala de aula:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a cartografia e a representação do espaço geográfico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
Em uma aula do Ensino Fundamental, o Professor pode apresentar aos seus alunos a charge a seguir:

Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado observar as interações entre a sociedade e a natureza, que se manifestam na paisagem, retratadas em pinturas ou fotografias. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Em virtude do tamanho de sua área espacial e posição geográfica que ocupa, o Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Além da caatinga, na região Nordeste são encontradas importantes manchas de outros ecossistemas como
Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.
Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:
I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.
II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.
III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.
Está correto o que se afirma em
Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à