Tendo como referência o texto precedente, julgue o item seguinte, a respeito de questões regionais e dos contrastes delas derivados.
O vale do São Francisco se destaca por seu potencial econômico, sendo reconhecido como um grande produtor de frutas do país.
Para geógrafos e cartógrafos, a escala como medição/cálculo ou como recortes do território é um conceito muito importante: não há leitura em um mapa sem determinação da escala, assim como não há análise de fenômenos sem que seja esclarecida a escala geográfica adotada. A esse respeito, julgue o item subsecutivo.
Uma mesma escala numérica poderá constar em mapas iguais, mas de tamanhos diferentes.
As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Essas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras. As continentais são as mais consumidas pelos seres humanos, nas mais diversas atividades, pois é predominantemente água doce. Considerando a água um recurso natural, é possível afirmar corretamente que:
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU. É utilizado como referência em estudos comparativos das condições de vida das populações. Seus três grandes indicadores são:
Um levante pacífico contra o presidente que teve início há sete anos se transformou em uma guerra civil que já deixou mais de 350 mil mortos, devastou cidades e envolveu outros países. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) calcula que mais de 5 milhões já deixaram o país. [...] Os principais apoia-dores do governo são a Rússia e o Irã, enquanto os Estados Unidos, a Turquia e a Arábia Saudita apoiam os rebeldes. [...] Além de causar centenas de milhares de mortes, a guerra incapacitou 1,5 milhões de pessoas, entre elas 86 mil que perderam membros do corpo. [...] Em março de 2011, protestos pró-democracia eclodiram ao sul do país, inspirados pelos levantes da Primavera Árabe em países vizinhos. Ao menos 6,1 milhões tiveram de deixar suas casas para buscar abrigo em alguma outra parte do país, enquanto outros 5,6 milhões se refugi-aram no exterior.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43204513. Acesso em 10/07/2018. [adaptado]
A notícia acima trata de um conflitos que se transformou em uma guerra civil com mais de 400 mil mortos, devastou cidades e envolveu outros países. Trata-se:
Na região do semiárido é comum longos períodos de seca, caracterizados não somente por baixa precipitação e longas estiagens, mas também por:
O Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador comparativo que analisa as condições de qualidade de vida e bem-estar de uma determinada região e população, considerando uma classificação que põe países com índice baixo em grupos que precisam melhorar e países com altos índices como modelos de desenvolvimento. Os valores do IDH são obtidos através de diversos indicadores, exceto:
Julgue os próximos itens, relativos à industrialização e à integração do Brasil ao processo de internacionalização da economia.
O Brasil, potência regional na economia do mundo, integra redes de produção e consumo em escala global, principalmente nos setores de produção de soja, minério de ferro, óleos brutos de petróleo, automóveis de passageiros e açúcar de cana bruto.
No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais brasileiros, julgue os seguintes itens.
Apesar do enorme potencial das regiões Norte e Nordeste para a produção de energia eólica, a produção dessa energia limpa ainda é limitada no Brasil devido à distância entre as áreas potenciais de produção e os centros de consumo, o que representa uma barreira para a expansão da produção.
Sabendo que a globalização pode ser definida como processo geográfico e econômico, julgue os próximos itens, relativos a aspectos atuais desse processo.
Ao facilitar a integração entre Estados e mercados, a globalização aumenta os controles econômicos, intensifica o desenvolvimento e, por conseguinte, confere uniformidade à governança global.
O crescimento da população mundial tem preocupado as instituições internacionais porque articula vários aspectos da vida humana, desde o meio ambiente e o desenvolvimento econômico até a habitação e o crescimento das cidades. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
As taxas de natalidade, a expectativa de vida e o fluxo de migrações são os aspectos que caracterizam e determinam o surgimento de cidades globais.
No que se refere à divisão internacional do trabalho e seu impacto na reestruturação mundial dos territórios e na formação do espaço da acumulação global, julgue o item a seguir.
As transformações da produção fordista — produção em massa — para a produção flexível fortalecem a hierarquia urbana, devido à valorização do capital local e da regulação social.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das tendências contemporâneas do narcotráfico no plano global e regional.
O acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), firmado em novembro de 2016, não resultou, até o presente, na diminuição do tráfico de drogas originado na Colômbia, que, ao contrário, expandiu-se significativamente no transcurso do processo de negociação e durante o primeiro ano de vigência do referido acordo.
Acerca da antropologia cultural e temas correlatos, julgue os próximos itens.
Considerando-se o conjunto da teoria formulada pelo antropólogo norte-americano Clifford Geertz, é correto afirmar que a ciência antropológica não deve ter como principal objetivo a busca de significados, mas a formulação de leis sobre o funcionamento da vida social.
Sobre os tipos climáticos brasileiros são feitas as seguintes afirmativas:
I- O clima equatorial predomina na região norte do Brasil, na qual ocorrem temperaturas mais elevadas, variando de 24ºC a 26ºC, a pluviosidade é elevada, podendo chegar à 3.000mm de média anual.
II- O clima semiárido predomina na região central do Brasil, caracterizando-se por elevadas médias térmicas e pluviosidade nos meses de julho e agosto. Devido a essas condições de temperatura e pluviosidade a vegetação é densa e perenifólia.
III- O clima subtropical predomina na região sul, pois sofre influência das massas de ar tropicais e polares. As chuvas são bem distribuídas, variando entre 1.200 e 2.000mm anuais. Em áreas mais elevadas do sul do país as temperaturas são baixas no inverno.
Estão CORRETAS as afirmativas: