No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “patrimônios ambientais do território brasileiro” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais" espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:
O Professor de Geografia pode estabelecer junto aos seus alunos do Ensino Fundamental comparações sociais e econômicas nas diversas regiões do globo. Observe os indicadores sociais abaixo:

Analisando os indicadores sociais acima podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.

Da leitura do mapa, é possível concluir que, de modo geral, as áreas de hotspots
A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

O perfil topográfico mostra as características do relevo da área destacada no mapa com a linha
Entre o êxodo e a perda de vidas
No decorrer dos últimos vinte anos, cerca de 2,5 milhões de afegãos perderam suas vidas em diversos conflitos. Atualmente, o Afeganistão é o país de maior êxodo do mundo e estima-se que a maior parte dos refugiados afegãos se encontre em países vizinhos, como o Irã e o Paquistão.
OLIVEIRA, L. G. Conhecimento Prático Geografia, n. 49, 2013.
O fator determinante para o movimento migratório descrito é a
Amartya Sen, 78 anos, cresceu em uma Índia imersa na ruína econômica. Filho de um professor universitário, conviveu com a miséria extrema, a sangrenta guerra separatista do Paquistão, o desmonte do Império Britânico e viu a fome matar pelo menos 3 milhões de pessoas em Bengala. Em 1998, ele recebeu o Nobel de Economia por sua formulação original sobre o desenvolvimento, processo que passou a ser visto como uma extensão das liberdades para trabalhar, consumir, dispor de saúde e educação de qualidade e expressar livremente os pensamentos. Graças a Sen, um dos criadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o avanço dos países não é mais medido apenas pelo crescimento da economia.
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 10 set. 2014 (adaptado).
Uma consequência dessa nova abordagem sobre o desenvolvimento é a
O uso de biocombustíveis pode ter efeito positivo na redução das emissões de gases do efeito estufa no setor de transportes. Um benefício está na melhoria da eficiência dos veículos, para que apresentem um menor consumo de combustíveis e possam transportar um maior volume de bens e passageiros.
OLIVEIRA, G. S. Mudanças climáticas. Brasília: MEC; SEB; MCT; AEB, 2009 (adaptado).
A redução na emissão de gases prejudiciais ao planeta passa pela mudança na utilização dos meios de transporte. Assim, é possível substituir o transporte rodoviário, considerado o mais poluidor, pelo transporte
Leia os textos para responder à questão.

Os textos I e II destacam a importância de dois rios brasileiros. São eles, respectivamente,
Segundo os conceitos adotados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em relação ao tema do trabalho, ocupação e renda, é correto afirmar:
A respeito da industrialização do Brasil e das transformações sociais e políticas que a acompanharam, julgue o próximo item.
A relevância da educação e da saúde para a formação de uma sociedade industrial fez que o governo federal brasileiro, desde a década de 30 do século passado até os dias de hoje, priorizasse investimentos nessas áreas; os resultados obtidos têm sido elevados quando comparados com os de países da Europa Ocidental e dos Estados Unidos da América.Com relação a espaço geográfico e globalização, julgue o próximo item.
A globalização é seletiva e se distingue, entre outras características, pela fragmentação territorial; em um país como o Brasil, por exemplo, nem todos os lugares são conectados da mesma forma ao mundo globalizado: há lugares intensamente já apropriados pela globalização e outros que consistem em reserva de valor para momentos futuros.A tabela a seguir mostra as porcentagens, sobre o total da população ocupada, da população ocupada por setor produtivo: B = baixa produtividade (agricultura, comércio e serviços); M = média produtividade (manufatura, construção, transporte e comunicação); e A = alta produtividade (mineração, eletricidade, gás, água, atividades financeiras e imobiliárias), na América Latina (AL), no Brasil (BR), no México (MX), no Paraguai (PG) e no Uruguai (UG), nos anos indicados.

Com referência à população trabalhadora ocupada, na América Latina, e considerando os dados dos setores produtivos da economia apresentados na tabela anterior, julgue (C ou E) o item subsequente.
A maior concentração da população trabalhadora latino-americana ocupada em setores de produtividade baixa pode ser atribuída à importância do comércio e dos serviços na economia dos países, considerando a urbanização do território no continente.
A tabela a seguir mostra as porcentagens, sobre o total da população ocupada, da população ocupada por setor produtivo: B = baixa produtividade (agricultura, comércio e serviços); M = média produtividade (manufatura, construção, transporte e comunicação); e A = alta produtividade (mineração, eletricidade, gás, água, atividades financeiras e imobiliárias), na América Latina (AL), no Brasil (BR), no México (MX), no Paraguai (PG) e no Uruguai (UG), nos anos indicados.

Com referência à população trabalhadora ocupada, na América Latina, e considerando os dados dos setores produtivos da economia apresentados na tabela anterior, julgue (C ou E) o item subsequente.
A relativa diminuição do número de ocupados no setor de baixa produtividade e o aumento no setor de alta produtividade da economia brasileira, entre 1999 e 2013, é um fenômeno explicado pela perda de importância das commodities agrícolas para o país, que decorre da crise de exportação no período