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Quanto a epirogênese e a orogênese é INCORRETO afirmar: 

Durante o governo de Franklin Delano Roosevelt, então presidente dos Estados Unidos, foram tomadas as seguintes medidas, conforme a doutrina keynesiana, EXCETO:

No tocante geral, são exemplos de migração permanente voluntária, EXCETO:

Sobre o El Niño é INCORRETO afirmar:

“Uma das questões que atualmente tem atraído grande atenção no âmbito dos estudos populacionais refere-se ao processo de desconcentração espacial da população [...]”

(LOBO, CARDOSO & MATOS, 2008).

Sobre a atual distribuição espacial da população na Região Metropolitana de Belo Horizonte, marque a alternativa que contem a tendência INCORRETA:

O ponto P16 foi coletado com um equipamento GNSS configurado com o mesmo EPSG (European Petroleum Survey Group) dos demais dados de um projeto. Sabendo que os dados já existentes foram adquiridos com escala 1:10000 e com diferentes equipamentos e metodologias, considere os seguintes procedimentos:

1 - Deve ser adicionado nos metadados do ponto P16 a informação sobre a escala, em conformidade com a escala dos demais pontos (1:10000), uma vez que o P16 utiliza o mesmo EPSG e é um ponto isolado, ou seja, sem a possibilidade de associação de escala.

2 - É necessário verificar o EP do equipamento utilizado para aquisição do P16 e o processo de obtenção da coordenada do ponto para definir a possível escala do P16 e sua compatibilidade de uso com os demais dados existentes.

3 - É necessário fazer a transformação geométrica do P16 para SIRGAS, uma vez que o EPSG não é o referencial cartográfico adotado no Brasil.

4 - É possível fazer a integração direta do ponto P16 à base de dados, sem adição de metadados, uma vez que o EPSG é o mesmo e, por ser um ponto isolado, não possui escala.

 

É/São procedimento(s) correto(s) para o uso do ponto P16 com os demais dados do projeto:

A Projeção de Mercator é uma projeção:

Considerando o texto apresentado, que destaca o papel do modal rodoviário de cargas e passageiros no Brasil, e a figura precedente, que ilustra como a rede rodoviária integra as diversas regiões que compõem o território nacional, julgue o item a seguir.

A rede de transporte rodoviário integra todo o território brasileiro, com rodovias conectando em rede todos os municípios das cinco macrorregiões do território nacional, e a predominância desse modal de transporte é fator de vulnerabilidade em relação aos países desenvolvidos, os quais também dependem desse modal de transporte.

O mapa a seguir mostra os rios e bacias que cortam o território nacional.

O maior divisor de águas da América do Sul está em Mato Grosso. Estende-se no sentido oeste-leste, separando as bacias fluviais opostas, vertentes umas para o norte e outras para o sul. Toda a extensa rede hidrográfica que serve o estado de Mato Grosso abrange grande parte das duas maiores bacias hidrográficas do Brasil - Amazônica e Platina -, cujas águas se acham separadas pela Chapada dos Parecis e pela Serra Azul. Destaca-se também uma terceira bacia hidrográfica, cujo tributário mais importante, em terras mato-grossenses, é o Rio Araguaia. Essa bacia hidrográfica é a do:

Analise as informações fornecidas pela figura abaixo e assinale a alternativa correta.

É uma forma de representar a profundidade do relevo submarino mediante a utilização de tons de azul, do mais claro até o mais escuro. Trata-se:

Observe os itens a seguir e julgue a sua veracidade:

I- É uma zona industrial localizada na região Sudeste e caracterizada, dentre outras coisas, pela produção de bens de consumo.
II- É uma zona industrial localizada na região Nordeste e caracterizada pela produção de calçados e têxtil.
III- É uma zona industrial localizada na região Norte e caracterizada pela produção de eletrodomésticos, pela indústria química e metalúrgica.

Assinale a alternativa que apresente de forma correta a zona industrial de cada item:

Leia o texto abaixo e observe o mapa:

Brasil perde um set, mas estreia vencendo o México no vôlei masculino

Do UOL, em São Paulo (SP) 01/08/2019, 01h08

    O Brasil estreou com vitória nos Jogos Pan-Americanos. Sem seus principais jogadores ou mesmo o técnico Renan Dal Zotto, a seleção brasileira venceu o México por 3 sets a 1 (parciais de 25/23, 25/19, 22/25 e 25/22), já invadindo a madrugada de hoje, 1º de agosto, com o set point exatamente a 1h08 (horário de Brasília).
    Dirigida pelo assistente Marcelo Fronckowiak em Lima, a seleção foi ao Pan desfigurada, por conta de um conflito de calendário. A equipe principal vai disputar o Pré-Olímpico de 9 a 11 de agosto. É a primeira oportunidade de carimbar a vaga para Tóquio-2020. Com isso, aproveita o Pan para dar rodagem a atletas mais jovens.
[...]

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2019 /08/01/brasil-x-mexico-volei-masculino-pan-2019.htm (Adaptado)

Com base nas informações da reportagem e da representação cartográfica, o horário em que o jogo de estreia da seleção brasileira de voleibol terminou, para um expectador que assistia a partida ao vivo em Lima, e o horário em que a derrota mexicana foi confirmada na Cidade do México, foram, respectivamente,

As transformações verificadas na estrutura etária do Brasil, no período observado nos gráficos, indicam a necessidade de políticas voltadas prioritariamente para

Os mapas e gráficos armazenam informação espacial abstrata e estruturada e devem ser considerados instrumentos indispensáveis ao aprendizado dos temas relacionados com o ambiente, o território e a Geografia como um todo. O mapa fornece uma perspectiva simultânea de uma área e organiza o conhecimento espacial, expressando relações. A pessoa com deficiência visual não pode prescindir desse meio de comunicação, que, adaptado ao tato, ajuda na organização de suas imagens espaciais internas.

ALMEIDA, R.D. Cartografia escolar.São Paulo: Contexto, 2007.

Considere as seguintes adaptações.

  1. Transcrição completa das informações visuais dos mapas convencionais para uma forma perceptível pelo tato.
  2. Uso de maquetes elaboradas a partir de dados de curvas de nível para o trabalho com as representações do relevo e suas dinâmicas.
  3. Exercícios sobre escala cartográfica utilizando brinquedos como carrinhos, bonecas e bichos de vários tamanhos.
  4. Utilização de texturas para representar a variação de cores dos mapas convencionais, geralmente associadas a informações qualitativas, quantitativas ou ordenadas.

Estão adequadas ao público com deficiência visual para o trabalho da cartografia e suas aplicações na Educação Básica as adaptações