Observe a imagem a seguir.

A respeito da bacia do Rio Uberabinha, considere as afirmativas a seguir.
Estão corretas as afirmativas
As dez cidades com maior percentual da população . vivendo em favelas, no ano 2000.

Com base nos dados do quadro, marque (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso.
( ) A cidade de São Paulo foi a recordista em favelas, no ano 2000.
( ) as cidades de Manaus e de Teresópolis são as únicas do quadro que não pertencem a nenhuma capital brasileira.
( ) no ano de 2000, todas,as regiões do Brasil dispõem de alguma cidade que se encontra no grupo entre as dez maiores favelas do Brasil.
( ) as cidades de São Paulo e de Rio de Janeiro possuem melhores distribuições de renda, logo são recordistas em favelas.
( ) os Estados de Rio de Janeiro e Belo Horizonte são aqueles que mais apresentaram cidades no grupo das favelas, no ano de 2000.
A sequência correta encontrada, de cima para baixo das alternativas é
Paraty e uma vasta área de parques, matas e reservas que circundam seu sítio histórico receberam o título de Patrimônio Mundial da UNESCO em função de seus excepcionais atributos culturais e naturais. Segundo todas as declarações pós-reconhecimento, a expectativa dos governos com a obtenção do título é ampliar o turismo e conseguir mais recursos para poder enfrentar os desafios
da gestão do lugar. No caso de Paraty, onde a turistificação do sítio urbano já ocorreu, a expansão do turismo pode representar uma ameaça para o patrimônio natural e para as comunidades tradicionais.
(Raquel Rolnik. https://raquelrolnik.blogosfera.uol.com.br, 12.07.2019. Adaptado)
O risco alertado no excerto corresponde
Analise as afirmativas abaixo sobre o povoamento do território catarinense.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No texto de Ruy Moreira, 1979, no qual propõe que a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, o autor relata que a formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história, o que propõe a construção de uma teoria do espaço que se baseia em três categorias, sendo as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial.
MOREIRA, R Pensar em ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p. 76
Tal proposta reforça e é concordante com a Geografia
O clima urbano geralmente apresenta diferenciações em relação ao ambiente de seu entorno, envolvendo a ação humana. Além de causar vários efeitos climáticos, a ação antrópica pode intensificar ou transformar eventos naturais em problemas socioambientais, ocasionando um fenômeno conhecido como
No contexto da desertificação, Ab´Saber (1991) faz uma análise sobre o Nordeste seco, que se comporta como uma região subdesértica paradoxal, já que é extensivamente servido por redes hidrográficas hierarquizadas com drenagem aberta para o mar. Com relação ao processo de desertificação no meio ambiente, ocorrem fatores que correspondem
O Brasil é ainda hoje uma das referências agrárias, circulando assim entre os maiores produtores de alimentos do mundo. Com relação ao crescimento da produção agropecuária, um fator que influencia nos problemas ambientais através da expansão da agropecuária é
O projeto de transformação da epistemologia geográfica envolve assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão da linguagem matemática, erigida como linguagem universal da ciência.
HAESBAERT.R. (Org) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto ,2011)
O método hipotético – dedutivo, que sobrepõe a hipótese ao empirismo, considerando como ponto de partida e de chegada no processo de conhecimento, é característica da
Maria e Joana são recenseadoras do IBGE e fazem faculdade juntas. Durante um trabalho da faculdade resolvem colocar dados de uma pesquisa, acrescentando nome de informantes e endereços.
Diante a situação acima narrada, Maria e Joana agiram:
A remuneração mensal do Recenseador será por produção, calculada por Setor Censitário, conforme taxa fixada, de conhecimento prévio, com base na quantidade de unidades recenseadas, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
João e Maria estavam estudando para o concurso ao cargo de Agente Censitário do IBGE, quando surgiram algumas dúvidas acerca do Censo Experimental 2019. Qual das alternativas abaixo apresenta a informação correta sobre o Censo Experimental 2019?
Este critério é atendido quando o local de habitação é limitado por paredes, muros ou cercas e coberto por um teto, permitindo que as pessoas que nele habitam se isolem das demais para dormir, preparar e/ou consumir seus alimentos e proteger-se do ambiente exterior, arcando total ou parcialmente com suas despesas de alimentação ou moradia.
De acordo com o texto acima, assinale o critério ao qual se refere.
A data de referência para o Censo Experimental 2019 é o dia:
Quais são os dois instrumentos de trabalho disponíveis, durante a coleta de dados, ao recenseador?