Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico que se desenvolve por alguns princípios, dentre os quais o da conexão, que pode ser descrito como
Com relação à trajetória do pensamento geográfico e suas definições e formulações no desenvolvimento do ensino de geografia na educação básica, julgue o item a seguir.
No ensino da geografia tradicional, os estudos se desenvolvem por meio de blocos que não se relacionam nem internamente nem entre si.
Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de geografia, julgue o seguinte item.
Na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP), não existe propriamente ensino, pois o aluno constrói o conhecimento em resultado do processo de trabalho no problema com vistas à sua resolução.
As experiências educativas mostram que o processo avaliativo é um dos desafios que o docente enfrenta em seu trabalho pedagógico. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.
A avaliação em que se busca estabelecer a medição da aprendizagem dos estudantes atribuindo a eles uma nota está submetida, muitas vezes, a uma distorção epistemológica.
As experiências educativas mostram que o processo avaliativo é um dos desafios que o docente enfrenta em seu trabalho pedagógico. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.
Por meio da avaliação somativa, o professor de geografia consegue detectar pontos fracos no processo de ensinoaprendizagem e possibilitar meios de formação que respondam às características individuais dos alunos.

Tendo o assunto do texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da atual guerra na Ucrânia e de seus desdobramentos geopolíticos e econômicos.
A reunião do G7 ocorrida na Alemanha no mesmo dia em que foram registrados ataques russos a Kiev foi uma oportunidade para o presidente ucraniano solicitar maisarmas e sanções contra Moscou.
Julgue o item a seguir, acerca da economia e das desigualdades socioespaciais em escala mundial, assim como suas repercussões no Brasil.
No início do século XXI, houve uma redução significativa da dívida externa do Brasil.
Com relação à economia do período pós-Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.
A reconstrução econômica da Alemanha nos primeiros quinze anos após a Segunda Guerra Mundial foi mais rápida que aquela do período entreguerras.
No que concerne às relações de trabalho, à agropecuária, à indústria e à espacialidade da população, julgue o item a seguir.
Haja vista o enfraquecimento dos sindicatos e o fortalecimento das leis de terceirização, as relações de trabalho da atual revolução técnico-científica e informacional são similares àquelas do auge do fordismo nos países desenvolvidos.
Considerando o assunto do fragmento de texto anterior, julgue o item a seguir, relativos a impacto ambiental.
O Japão é um dos poucos países que, já no final dos anos 50 do século passado, não associava fumaça e lixo a progresso, prosperidade e geração de empregos, pois sua economia se baseava na industrialização tecnológica.
Duas grandes vertentes podem ser identificadas no movimento ambientalista: de um lado, estão os preservacionistas; do outro, os conservacionistas. Quanto às estratégias dos preservacionistas e às dos conservacionistas, julgue o item subsecutivo.
Os preservacionistas advogam a implementação de estratégias de uso sustentável dos recursos naturais, em que as populações locais possam fazer uso dos recursos naturais para sua subsistência, bem como adotar o manejo que evite a degradação dos ecossistemas.
Acerca da devastação histórica da vegetação nativa brasileira, julgue o item que se segue.
Com a hegemonia cafeeira, vastas áreas da Mata Atlântica foram destruídas, para, por exemplo, a instalação de indústrias, a intensificação madeireira e a especulação mobiliária.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
Considere o mapa a seguir.

Em comparação à área X, a área Y apresenta como características naturais
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o espaço econômico e social do Amapá permitem afirmar que o Estado