Observe as imagens do centro de Belo Horizonte.

Trabalhando o tema da espacialidade com os alunos do Ensino Fundamental, o professor de Geografia poderia destacar, nas
fotos, o fenômeno da
Observe as imagens a seguir.

O professor de Geografia, trabalhando no Ensino Fundamental, pode utilizar-se das imagens para abordar o tema
Observe a imagem a seguir.

A imagem destaca uma paisagem agrícola característica
Observe a figura a seguir.

O conteúdo da imagem faz referência
Observe as imagens.

Com base nas imagens, o professor de Geografia pode abordar a relação entre
Observe o gráfico a seguir.

Com base nos conhecimentos sobre as transformações no campo brasileiro, está correto afirmar que as legendas I e II do
gráfico referem-se a
“O termo região deriva do latim regio, que se refere
à unidade político-territorial em que se dividia o Império
Romano. Sua raiz está no verbo regere, governar, o que
atribui à região, em sua concepção original, uma conotação
eminentemente política.”
Fonte: CORRÊA, Roberto L. Trajetórias geográficas. Rio de
Janeiro, Bertrand Brasil, 1997
Esta categoria de análise do espaço geográfico
é fundamental para a Geografia e geógrafos e, por
extensão, aos professores.
Sobre o conceito de região é correto afirmar,
exceto:
“Os indicadores demográficos revelam, prioritariamente,
as características da reprodução da população
em termos de sua composição etária, padrões de mortalidade
e comportamento reprodutivo, além de registrar
os movimentos migratórios e sua distribuição pelo território”
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodd
a/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf.
acessado em15/08/2012
Sobre indicadores demográficos é correto afirmar,
exceto:
Abaixo estão listados os eixos cognitivos da
matriz do ENEM.
l Dominar linguagens (DL).
ll Compreender fenômenos (CF).
lll Enfrentar situações-problema (SP).
lV Construir argumentação (CA).
V Elaborar propostas (EP).
O conhecimento desses eixos cognitivos é importante
na construção do conhecimento pelo aluno
porque:
O gráfico abaixo destaca a evolução das classes
sociais no Brasil, do final do século passado
para a primeira década do século atual.
A análise do gráfico nos permite afirmar:
l As classes A e B se mantêm inalteradas no período
em análise, apresentando constância na sua
participação na renda nacional.
ll O momento de queda das classes menos favorecidas
coincide com o crescimento da classe mé-
dia, o que denota uma melhor distribuição de renda,
mesmo que a diferença entre as classes seja,
ainda, muito elevada.
lll A nova classe média, representada por 50,5% da
população brasileira, é um fenômeno que tem
provocado mudanças no padrão de consumo da
população brasileira, bem como uma mudança nas
estratégias das empresas.
lV O ponto de inflexão entre as classes C, D e E
ocorre em meados da primeira década do século
atual. Pela primeira vez na história a classe média
passa a ser a maior parcela da população.
Todas as afirmações corretas estão em:
A cartografia se constitui um recurso visual importante para o ensino de Geografia na educação básica, pois oferece aos professores a possibilidade de se trabalhar com os alunos propiciando o desenvolvimento de algumas habilidades. Segundo Simielli (2007), os alunos trabalharão com os mapas já elaborados em três níveis. Assinale a alternativa que do ponto de vista metodológico define corretamente a sequência desses três níveis de aprendizagem cartográfica.
Pode-se definir a Globalização como:
Em junho de 2012, o Brasil sediará a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92, que teve como objetivo:
Leia o texto a seguir. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), até a década de 1970, a atividade econômica neste domínio baseava-se na criação extensiva de gado, produção de carvão vegetal e extração de madeira. Ao longo dos últimos 30 anos, a ocupação agrícola tem apresentado desenvolvimento excepcional. Atualmente, são cerca de 98,5 milhões de hectares explorados, dos quais 50 em pastagens cultivadas, 30 em pastos naturais, 15 em cultivos anuais e 3,5 em perenes e florestais. A velocidade na substituição da cobertura vegetal original, a retirada de matas ciliares e o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes são alguns dos problemas que ameaçam o domínio morfoclimático. (EMBRAPA) O texto apresenta problemas ambientais no domínio
Observe o gráfico.

Os dados do gráfico estão corretamente interpretados em: