Analise o texto a seguir.
“A superação da dicotomia físico/humano da Geografia
é urgente e se faz necessária por dois motivos
pelo menos: a) não é possível fazer uma análise geográfica
desconsiderando a dimensão da natureza na
produção do espaço; b) não é mais possível fazer-se a
fragmentação do espaço em físico e humano, com o
risco de não compreendê-lo; e por outro lado, a análise
não será geográfica”.
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular
acesso em 15/08/2012
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente as atuais orientações curriculares para o ensino de Geografia.
Sobre as formas de ocupação do espaço terrestre e os fatores que contribuem para a irregular distribuição da população no Planeta é correto afirmar que:
Os grandes contrastes regionais do Brasil decorrem direta ou indiretamente de fatores diversos entre os quais destacam-se:
No Brasil, a partir de meados do século XX, acelerou-se o crescimento da população das grandes cidades, provocando a expansão do espaço urbano, seja por ocupações regulares, seja por ocupações irregulares. Com relação à expansão do espaço urbano das grandes cidades brasileiras, assinale a afirmativa correta.
Na América Latina, recentemente, movimentos sociais redesenham a geografia política de alguns países, por meio de mudanças estruturais. Um exemplo disso se registra no Equador, país que reelaborou sua Constituição em 2008, e restabeleceu as bases de coordenação das forças sociopolíticas e socioculturais do Estado.
O país latino-americano mencionado, após as mudanças ocorridas internamente, passa a se definir oficialmente como um Estado:
“No livro de sua autoria, intitulado “O Japão que sabe dizer não", Akio Morita – o lendário criador da Sony – e Shintaro Ishihara – figura eminente do Partido Liberal – defendem o rompimento com a postura servil do Japão em relação aos Estados Unidos, criticando o tecnonacionalismo norte-americano e a presença militar desse país no arquipélago nipônico, numa postura de enfrentamento." LIMA. I.Ainserção do Japão na nova ordem mundial. In. Haesbaert, R. (org.) Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo Niterói: EDUFF, 2001, p. 131. (Adaptado)
Na relação de enfrentamento mencionada, os autores consideram, como favorável ao Japão, a seguinte condição do seu país:
A respeito dos aspectos físicos do território brasileiro, julgue os itens
seguintes.
Devido às suas dimensões territoriais, o Brasil é considerado um país continental. Essas dimensões exigem cuidados especiais com os recursos hídricos, considerando-se que o Brasil está localizado a montante da Bacia Amazônica e a jusante da Bacia do Prata.
Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, está em marcha um processo de desconcentração econômica que se dissemina pelo país afora, o que acarreta mudanças significativas na participação das diversas regiões na composição do produto interno bruto brasileiro e no próprio fluxo migratório.
O MERCOSUL é um processo de integração econômica, iniciado com a assinatura do Tratado de Assunção, que tem como objetivo a conformação de um mercado comum entre seus membros. Os seguintes enunciados se referem a ele. Assinale a única opção correta.
Observe a figura a seguir.

O mapa pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar
Observe a figura a seguir.

O conteúdo da imagem faz referência
Observe o gráfico a seguir.

O aumento nas taxas de desemprego no período em destaque deve–se, dentre outros fatores, à
Observe a imagem a seguir.

O conteúdo da charge está expresso corretamente em:
Observe a charge a seguir.

A partir da leitura da charge o professor de Geografia pode destacar que