A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil provém de usinas hidrelétricas. Todavia, existem investimentos em outras fontes com o objetivo de diversificação energética. Uma opção são as termonucleares que, comparadas às hidrelétricas, possuem a seguinte vantagem:
O Brasil é um dos países do mundo com enorme potencial hídrico. Existem inúmeras usinas hidrelétricas instaladas em todas as regiões do país, sendo que em algumas áreas são formados complexos hidrelétricos, pois duas ou mais usinas utilizam água de um mesmo represamento e, por conseguinte, de um mesmo rio. O Complexo Hidrelétrico de PauloAfonso foi instalado no rio:
Os curdos são um povo que sofre com as questões políticas e territoriais no Oriente Médio. Historicamente, tentaram sem êxito a formação de um país que seria denominado Curdistão. Todavia, os principais países, onde o povo curdo habita, promovem políticas extremamente austeras contra qualquer possibilidade de autonomia. Entre os países a seguir, o que possui a maior quantidade do povo curdo é:
No Acre, o programa Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico foi criado por meio do Decreto Estadual n° 503, de 6 de abril de 1999, segundo o qual os trabalhos do ZEE deveriam ser conduzidos de acordo com alguns princípios. O princípio sistêmico possui como melhor descrição a seguinte ideia:
Segundo o professor Manoel Correia de Andrade, para a realização de estudos e pesquisas geográficas, bem como estratégias de ensino de leitura em geografia pelos alunos, deve-se utilizar os princípios científicos da Geografia. O princípio que afirma que a área em estudo pode ser comparada com o que se observa em outras áreas, estabelecendo-se semelhanças e diferenças é denominado de princípio da:
”A era industrial baseou-se numa revolução energética. As tecnologias mecânicas e, mais tarde, elétricas e eletrônicas apoiaram-se essencialmente nos combustíveis fósseis. No século XIX o carvão foi o alicerce energético da indústria e dos modernos meios de transporte. No século XX, o petróleo somou-se ao carvão e acabou tornando-se a principal fonte energética.”.
(MAGNOLI, D. Geografi a para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2012. p. 130)
O consumo energético mundial baseia-se principalmente na queima de combustíveis fósseis, em especial o petróleo, uma vez que as fontes alternativas, como a eólica, a solar e a geotérmica, prosperam em poucas partes do mundo, representando respostas de pouca expressão aos apelos de ambientalistas contrários à queima de combustíveis fósseis.
Considerando-se as reservas, o consumo e a produção de petróleo no mundo, merece destaque:
BRASIL REIVINDICA EXTENSÃO MAIOR DA AMAZÔNIA AZUL
Um território pouco explorado, rico em biodiversidade e recursos naturais. Um mundo submarino com vastas reservas de ouro, diamante, fosfatos, cobalto, entre outras riquezas repousam nesse local. É a Amazônia Azul, assim batizada pela Marinha Brasileira. São 3,5 milhões de quilômetros quadrados, aos quais o Brasil quer somar mais 960 mil quilômetros quadrados de área em águas internacionais. Para isso, o país pediu em 2004 a extensão de seus direitos sobre a Zona econômica exclusiva, de acordo com a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar. Do total pleiteado, 190 mil quilômetros quadrados não foram concedidos pela ONU, que alegou inconsistências no pedido brasileiro.
( www.naval.com.br (adaptado), acesso em 22/03/2013.)
Apesar da negativa inicial, o Brasil realizou novos estudos para reapresentar o pleito descrito no texto e conseguir a totalidade da área de ampliação da Zona econômica exclusiva junto às Nações Unidas.
O conceito de Zona econômica exclusiva relaciona-se a:
POLÍTICA DO FILHO ÚNICO AFETA COMPORTAMENTO NA CHINA, DIZ ESTUDO
A política do fi lho único criou, na China, uma geração de gente menos confiante, mais relutante ao risco e menos empreendedora, segundo pesquisa publicada na revista “Science”. O estudo foi feito com mais de 400 moradores de Pequim nascidos na época da introdução dessa política. “Descobrimos que as pessoas que cresceram como fi lho único são significativamente menos confiantes, menos confiáveis, mais relutantes ao risco, menos competitivas, mais pessimistas e menos escrupulosas”, explicou o pesquisador Nisvan Erkal, da Universidade de Melbourne.
A China introduziu a política do fi lho único em 1979 para combater o crescimento da população. Os responsáveis pelo planejamento familiar a defenderam, já que, do contrário, em vez de 1,3 bilhão de habitantes, a segunda potência econômica mundial teria agora 1,7 bilhão de pessoas.
(http://g1.globo.com/ciencia-e-saude (adaptado), acesso em 14/01/2013.)
A política do filho único, somada a tradições culturais chinesas, proporcionou uma mudança demográfica no país, que está configurada:
Alguns trabalhos consideram 0,25 mm a dimensão do menor segmento que pode ser traçado com exatidão em um desenho topográfico à vista desarmada. Assumindo essa condição como verdadeira, é CORRETO afirmar que, em uma planta topográfica de escala 1:8000, só podemos identificar os objetos que tenham dimensões, em metros, no terreno, iguais ou maiores que
Uma imagem fotográfica digitalizada foi registrada e usada como pano de fundo de um arquivo vetorial DXF em um programa dotado de recursos e ferramentas de SIG. O tamanho do pixel da imagem, determinado com a ferramenta adequada do SIG foi de 0,4 metros. Se essa imagem foi escanerizada a partir de uma fotografia aérea de escala original 1:8000, então é CORRETO afirmar que a resolução, em pontos por milímetros, adotada no escanner para digitalização foi de:
Uma propriedade muito importante das plantas e mapas elaborados na Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) é a conformidade. Essa propriedade significa que as feições do terreno submetidas à transformação matemática para representação cartográfica no plano UTM conservam em verdadeira grandeza (não deformam) as medidas
“O paulistano Leandro Dalpino, 37 anos, nunca tinha cogitado morar na África. Até receber uma proposta para ser corretor de imóveis em Angola. O gaúcho Frademir Saccol, 51, estava prestes a se aposentar e curtir os netos quando se viu recomeçando em Gana. Os dois fazem parte de um grupo que está começando a migrar para o continente africano de olho nas oportunidades que estão surgindo em seus 54 países – em especial em Angola e Moçambique onde se fala português." RUBIN, D. O Brasil descobre a África . ISTOÉ, ano 35, n. 2199, 09 nov. 2011, p.91. (Adaptado.)
O movimento migratório exemplificado no texto decorre, fundamentalmente, do seguinte fator:
“Avalia-se o envelhecimento da população medindo a parte crescente das pessoas idosas em relação à população total. Mas é igualmente necessário medir o aumento do número absoluto de pessoas idosas de mais de 65 anos: 130 milhões em 1950, 417 milhões em2000, podendo atingir 1.486 bilhãoem2050." DUMONT, G-F. Mitos da população mundial. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 4, n. 48, jul. 2011, p. 10. (Adaptado)
Os números apresentados para a evolução da população mundial, entre 1950 e 2050, referem-se, especificamente, ao seguinte aspecto demográfico:
Leia o texto a seguir. Após a posse, o presidente do Peru, Ollanta Humala, fez um aceno ao Brasil: anunciou que promoverá a construção de hidrelétricas em parceria com "estatais regionais". Frisou, contudo, que a demanda doméstica terá prioridade. Brasil e Peru assinaram em 2010 acordos para a construção de ao menos seis grandes hidrelétricas na Amazônia peruana. Alguns dos projetos sofrem resistência de populações indígenas e comunidades locais. O texto ainda está pendente de ratificação pelo Congresso peruano. (http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/4/37547) O conteúdo da notícia pode servir de base para o professor de Geografia abordar, no Ensino Médio,
Observe a imagem

Com base no conteúdo da imagem, o professor de Geografia pode abordar, junto aos alunos do Ensino Fundamental, o tema