“Por um lado, caminha-se no sentido de dar
significado aos conteúdos geográficos para o próprio
aluno, fazendo ligação dos conhecimentos
trabalhados em sala de aula com sua vida cotidiana e
imediata; por outro lado, postula-se que, no lugar, que
é manifestação do global, é possível encontrar
elementos da realidade mais ampla.”
O fragmento apresenta uma das concepções
teórico-metodológicas mais recorrentes nos atuais
debates sobre a prática de ensino em geografia. Tal
formulação está orientada, principalmente:
“O Estado atua também na organização espacial da
cidade. Sua atuação tem sido complexa e variável
tanto no tempo como no espaço, refletindo a dinâmica
da sociedade da qual é parte constituinte. Vamos
considerar apenas o papel do Estado capitalista,
privilegiando a cidade latino-americana e,
particularmente, a brasileira.”
A atuação do Estado como agente modelador do
espaço urbano ocorre de modo mais corrente e
esperado através da:
Atenas – A Grécia conseguiu nesta terça-feira um
respiro após meses de tensão, graças ao
compromisso de seus credores da União Europeia
(U
liberar os empréstimos prometidos, e de atuar para
reduzir sua dívida. A Grécia esperava há várias
semanas o acordo UE-FMI sobre sua dívida, após ser
obrigada a aceitar uma nova série de medidas,
condição prévia para receber lotes de empréstimos
que vinham sendo postergados a meses.
Além da Grécia, outros países da UE pediram ajuda
financeira ao FMI. Todavia, em troca desses
empréstimos, o FMI exigiu uma série de medidas,
tendo destaque o:
Os conceitos são instrumentos do pensar e do agir que justificam e ganham sentido próprio no complexo sistema que compõe com os conceitos correlatos e no qual interagem em campo teórico mais vasto. Um dos conceitos estruturantes para o ensino de geografia é o território, que possui como melhor articulação a seguinte concepção:
O Mar de Aral localiza-se no interior das repúblicas do Cazaquistão e do Uzbequistão e é sinônimo de catástrofe ecológica. O Aral, com uma área de mais ou menos 66.000 km², era o quarto maior mar fechado do planeta, todavia, houve uma grande alteração nesse habitat, que implicou a redução da biodiversidade dessa área.
Entre os fatores a seguir, o principal causador do desastre ecológico no Mar deAral foi:
A história do Brasil, desde a sua origem, é marcada pela violência contra os povos indígenas e a principal causa é a questão da terra, essencial para a sobrevivência física e cultural desses povos, mas objeto de cobiça do poder econômico. Grande parte da violência ocorre, pois o colonizador possui uma relação com a terra diferente dos povos indígenas. A principal relação dos colonizadores com a terra é:
Formado por partículas minerais e orgânicas, encobre grande parte das rochas da superfície e apresenta espessura variável, podendo ter centímetros ou metros de profundidade. Suporta a cobertura vegetal e possui destaque no ciclo hidrológico. Sobre os solos pode-se afirmar que o(s):
Na segunda metade do século XX, a China atraiu grande quantidade de empresas estrangeiras que foram atraídas por um conjunto de fatores favoráveis a uma produção destinada ao mercado externo. Entre os fatores a seguir o que NÃO beneficiou a instalação de fábricas com o objetivo de exportação em território chinês é:
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elabora e divulga um ranking entre as unidades da federação brasileira com base no IDHM. Um dos indicadores é a renda que, em 2010, teve a seguinte unidade da federação com a pior posição:
As estratégias de ensino de leitura em geografia, por meio da cartografia, devem focar o seguinte objetivo, nos Ensinos Fundamental e Médio:
No debate sobre a construção do Estado nacional brasileiro, parte-se do pressuposto de que esse processo consolidou-se no cerne de uma valorização fragmentária de suas variantes estéticas, conformando uma controversa ideologia espacial de sentido identitário à nação. Progresso, modernização e integração territorial emergem como palavras de ordem no elo entre a nação imaginada no Brasil Imperial e a nação tal como se
concretiza ao longo do século XX, apesar do discurso e das ações em resgate à cultura síntese de brasilidade.
Everaldo B. Costa e Júlio C. Suzuki. A ideologia espacial constitutiva do
Estado nacional brasileiro. In: Anais do XII Colóquio Internacional
de Geocrítica, Bogotá, 2012, p. 1 (com adaptações).
Cultura, identidade, território e política, que são elementos constituintes da nação, devem ser entendidos de forma individualizada: a interdependência entre esses elementos não caracteriza a essência do território e, ao mesmo tempo, impossibilita interpretá-lo, do plano material ao simbólico, no trânsito de elemento de domínio do Estado ao plano significante de empoderamento coletivo.
"A revolução tecnológica dos meios de transporte ocasionou o chamado encolhimento do mundo.
Marque a alternativa CORRETA que exemplifica a frase encolhimento do mundo.
Os cartógrafos sempre se deparam com um problema sem
solução quando buscam mapear o planeta Terra. Não importa
qual projeção será adotada, qualquer que seja a projeção ela vai
apresentar algum tipo de distorção, seja ela na área mapeada, na
forma do que é mapeado ou nas distâncias da superfície terrestre.
As figuras a seguir mostram as variadas projeções cartográficas.
A partir da análise das figuras e de suas características principais,
a relação correta entre a figura, o tipo de projeção e o cartógrafo
que a elaborou é: