AUnião Europeia é, notoriamente, o bloco econômico internacional com o maior grau de integração. Esse processo remonta o pós-Segunda Guerra e é repleto de tratados que organizam e reorganizam os objetivos e as ações dos países membros. Entre os tratados da União Europeia existe o Tratado de Nice, firmado no início do século XXI, que, entre outras coisas:
Acaracterística fundamental do pós-Segunda Guerra na organização do espaço mundial foi a adoção do modelo de produção denominado fordista. Esse modelo tem como uma de suas principais características a:
Assinale a alternativa que apresenta, segundo as ideias de Milton Santos, um exemplo da globalização como fábula e um exemplo da globalização como perversidade, respectivamente:
Entre as práticas socioeconômicas a seguir, a que mais se ajusta à conservação dos solos, é:
Qual o fenômeno que a imagem a seguir representa?

Qual o fenômeno que a imagem a seguir representa?
Durante muito tempo, o espaço geográfico brasileiro foi
considerado monótono em termos de suas condições
paisagísticas. Todavia, segundo Aziz Ab’ Sáber, o território
brasileiro apresenta um valioso mostruário das principais
paisagens e ecologias do Mundo Tropical, as quais podem ser
classificadas em seis domínios morfoclimáticos.
Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, assinale a
afirmativa correta.
Os problemas decorrentes do tráfego ineficiente já são sentidos
nas grandes cidades brasileiras. A predominância do modal
rodoviário, com carros particulares e ônibus, reflete os defeitos
de planejamento de nossas cidades e a forte influência da
indústria automobilística na determinação dos padrões de
consumo e modelos de urbanização.
Considerando as relações entre o sistema de transporte por
automóveis e ônibus, a expansão urbana e a qualidade de vida
na cidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A expansão urbana associada ao sistema rodoviário não
segue eixos bem estruturados, avançando em todas as
direções como uma “mancha de óleo”.
II. À medida que a malha viária se expande, cresce a demanda
por instalação de infraestrutura e aumentam as distâncias a
serem percorridas.
III. O transporte sobre rodas é considerado flexível, embora
represente altos custos econômicos e ambientais.
Assinale:
“A partir da década de 20, quando se intensificou o processo de
substituição de importações e cresceu o parque industrial
paulistano, a cidade já havia enclausurado a antiga área do
triângulo onde havia nascido, expandindo seu espaço ao longo
dos eixos ferroviários e em direção à Avenida Paulista.”
(Adaptado de: SCARLATO, Francisco Capuano. População e Urbanização
brasileira. In: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995: 443-4)>
Sobre o crescimento urbano da cidade de São Paulo e sua
relação com a consolidação do plano viário, assinale a
afirmativa correta.
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental (ciclo II) e para o Ensino Médio, o ensino de Geografia deve priorizar o estudo dos seguintes conceitos, em suas diferentes escalas:
Considerando as mudanças provocadas pela ação do homem sobre a natureza, analise as afirmativas a seguir.
I. A elevação da temperatura pela queima dos combustíveis fóseis e subsequente degelo das calotas polares pode ocasionar a inundação de regiões costeiras populosas.
II. A destruição da camada de ozônio, que protege a vida dos raios ultravioletas mais danosos, pode provocar desequilibrios de acossistemas inteiros.
III. A atividade antrópica é um catalisador dos desastres ambientais induzindo, no curto prazo, efeitos que a natureza levaria séculos para fazer.
Assinale:
As técnicas da informação alteraram sensivelmente a
experiência humana em termos da relação entre espaço e
tempo. A globalização, considerada o ápice da
internacionalização do mundo capitalista, é marcada pelos
imperativos da fluidez e da velocidade.
O cantor e compositor Gilberto Gil expôs, na letra de
“Parabolicamará”, a sensação de redução das distâncias e do
aumento da velocidade dos fluxos:
“A sociedade que consideramos, seja grande ou pequena, desejará sempre manter sobretudo a posse do território sobre o qual e graças ao qual ela vive.
Quando essa sociedade se organiza com esse objetivo, ela se transforma em Estado.” (MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografi a Pequena História Crítica. São Paulo: Ática, 1990. p. 76.)
A análise central da obra da qual foi extraída o fragmento anterior é a relação entre o Estado e o espaço. Contribuindo consideravelmente para a formulação da geopolítica e do conceito de território, a obra em questão é da autoria de:
Os movimentos de massa são movimentos envolvendo uma massa ou volume de solo ou rocha que se desloca em conjunto.

O movimento de massa ilustrado na figura acima denomina-se:
“Hoje as duas maiores regiões metropolitanas brasileiras crescem em ritmo menor do que aquele observado até a década de 1980. São Paulo, por exemplo, cresceu quase 50% entre 1970 e 1980, mas registrou índice de crescimento demográfico de apenas 1,08% entre 2000 e 2010. O Rio de Janeiro cresceu ainda menos nessa década: 1,06% “.
(TAMDJIAN, J.O e MENDES, I.L. Geografi a: Estudos para compreensão do espaço - Ensino Médio. Volume único. São Paulo: FTD, 2011. P. 143.)
Entre os fatores que podem ser apontados como principais responsáveis pela desaceleração do crescimento demográfico de São Paulo e Rio de Janeiro, destaca-se a migração de indústrias para outros centros urbanos nos quais: