Com base no gráfico ao lado, com dados referentes
à presença de água encanada e banheiros nas
residências das capitais do Norte do Brasil nos
períodos de 1991 e 2000, considere as seguintes
afirmativas:

1- Os índices de Macapá e Manaus indicam que
a população cresceu mais do que o
atendimento à rede de água e esgoto.
2- Banheiros e água encanada foram
universalizados no ano 2000 apenas nas
residências de Palmas.
3- As taxas de crescimento percentual das
condições de saneamento de Belém e Boa
Vista são semelhantes.
4- Boa Vista e Porto Velho obtiveram os índices
de expansão mais altos.
Assinale a alternativa correta.
Leia as duas declarações abaixo, associadas a dois presidentes estadunidenses:
“A América para os Americanos" – Doutrina Monroe, 1865.
“Todos somos americanos" – presidente Barack Obama, 17 de dezembro de 2014 (discurso sobre a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba).
A respeito da postura dos Estados Unidos em sua política externa no continente americano, nos dois períodos históricos destacados acima, identifique como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as seguintes afirmativas:
( ) A Doutrina Monroe defendia a autonomia dos países americanos frente ao domínio da Europa, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, tal ideário serviu para justificar a política de preponderância norte-americana sobre os demais países do continente americano.
( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento diplomático ocasionado pela Guerra Hispano-Americana. Por meio do pan-americanismo, os norte-americanos defendem a implantação da democracia e da modernização em Cuba.
( ) A Doutrina Monroe defendia a união aduaneira dos países do continente americano, inspirada no ideário pan-americano, após a emancipação das colônias hispânicas. Ao longo do século XIX, essa política favoreceu o domínio norte-americano sobre os países latinos produtores de matéria-prima.
( ) O presidente Obama defende a reconciliação entre os Estados Unidos e Cuba após o rompimento das relações diplomáticas durante a Guerra Fria. Ao mesmo tempo em que reivindicam de Cuba o respeito aos direitos humanos, os Estados Unidos mantêm domínio sobre a baía de Guantánamo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A interiorização do povoamento [do Brasil] foi devida, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas. A exploração dos diamantes e do ouro foi responsável pela existência de inúmeros núcleos de vida urbanos no interior dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso. Três áreas principais de criação de gado despontavam nos albores do século XIX: os sertões do Norte e do Nordeste, que abasteciam a zona agrícola do litoral; a zona de mineração, Minas Gerais, que contava com melhores condições técnicas; e os campos do Sul, que serviram à produção de couro e charque. (SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 33.).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a formação econômica do espaço nacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V ) ou falsas ( F): ( ) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi responsável pela dinâmica econômica acima descrita.
( ) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica.
( ) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário.
( ) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Para a construção de uma base cartográfica na escala 1:50.000, foi definido que as seguintes feições da hidrografia deveriam ser mapeadas: lagos com área superior a 4 mm2, áreas sujeitas a inundação com área igual ou maior que 25mm2 e rios com largura superior a 0,8 mm. Nesse caso, NÃO há necessidade de mapear:
O Brasil tinha, em 2010, 190.755.799 habitantes segundo o IBG. É a quinta maior população do mundo e a segunda da América. Classifique Certo ou Errado para as alternativas sobre o crescimento da população brasileira:
Os brasileiros são hoje o resultados apenas dos povos migrados do norte e do nordeste do Brasil
“Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. São os chamados fatores de controle do intemperismo, basicamente representados pelo material parental, clima, topografia, biosfera e tempo.”
(Teixeira, W & Toledo, M.C.M de & Fairchild, T. R e Taioli, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003 p. 150.)
Dos fatores mencionados anteriormente, assinale o que, isoladamente, mais influencia no intemperismo.
Na Europa, a Política Agrícola Comum (PAC) foi idealizada tendo em vista a falta de alimentos e o racionamento depois da Segunda Guerra Mundial. A PAC tinha como objetivo garantir uma renda estável aos produtores rurais, bem como preços mais baixos ao mercado consumidor a partir da estabilização do mercado de alimentos nesse continente. Atualmente, a PAC tem sido alvo de críticas, sendo considerada um entrave para o comércio internacional, gerando recursos na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma vez que:
Para medir os impactos que indivíduos causam aos recursos naturais, ambientalistas criaram um índice que leva em considera– ção o tamanho da área produtiva necessária para sustentar o estilo de vida das pessoas. No seu cálculo, consideram–se fatores como transporte, alimentação, vestuário, entre outros, ou seja, os hábitos de consumo das sociedades. Esse índice é conhecido como:
Após a Segunda Guerra Mundial, teve início um amplo e diversifi cado conjunto de ações políticas que envolveram diferentes países do mundo. Nesse contexto, surgiu a Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU é constituída por um conjunto de órgãos com o objetivo de atuar de forma direta nas condições de vida de todos os povos do planeta. O principal órgão de controle da ONU e com o maior poder de intervenção sobre os países é:
Ao longo da história, as relações de trabalho no campo brasileiro estão diretamente ligadas à forma com que a força de trabalho é explorada e de como ocorre o acesso à terra. Os trabalhadores rurais que recebem lotes oriundos de reforma agrária e são beneficiados por políticas públicas de reordenamento do uso da terra são conhecidos como:
Durante o período militar no Brasil, houve a recomendação para a criação de regiões metropolitanas no país como forma de ampliar a atuação do governo federal em áreas economicamente importantes, pois nas cidades as unidades de produção industrial se fixavam. A partir de 1988, com a atual Constituição brasileira, a responsabilidade pela implantação de regiões metropolitanas no país passou a ser:
Projetos de usinas hidrelétricas exigem a definição de vazões e hidrogramas de projeto para o dimensionamento das diversas estruturas hidráulicas. Um dos procedimentos utilizados é a estimativa da precipitação máxima provável (PMP) e o uso de um modelo de transformação chuva-vazão para o cálculo das vazões e hidrogramas de projeto. Com relação ao assunto, quando existem dados pluviométricos e climatológicos de um número significativo de tormentas severas observadas na bacia do projeto e quando a área de drenagem ultrapassa significativamente a extensão espacial das tormentas, qual método de estimativa da PMP é aplicável?
A Resolução Conjunta ANEEL ANA Nº 3, de 10 de agosto de 2010, estabelece as condições e os procedimentos a serem observados pelos concessionários e autorizados de geração de energia hidrelétrica para a instalação, operação e manutenção de estações hidrométricas, visando ao monitoramento pluviométrico, limnimétrico, fluviométrico, sedimentométrico e de qualidade da água associado a aproveitamentos hidrelétricos. Segundo a referida resolução, a área de drenagem incremental de cada aproveitamento hidrelétrico é usada para a definição do número de estações hidrométricas para os seguintes tipos de monitoramento, EXCETO:
O traçado de curvas de permanência adimensionais é uma das técnicas de consistência de dados fluviométricos. Assinale a alternativa que apresenta a característica dessa curva que a torna conveniente para a análise de consistência de dados fluviométricos.
A tabela abaixo resume as principais informações relativas a uma campanha de medição de vazão em uma determinada
seção transversal de medição de descarga líquida de uma estação fluviométrica, usando o método convencional com
molinete hidrométrico.

Utilizando os dados apresentados e o método da meia seção, assinale a alternativa que corresponde à vazão medida
na referida campanha de medição.