A seguir são feitas algumas afirmativas sobre as características de um determinado fenômeno climático:
I- Quando esse fenômeno ocorre há mudanças bruscas na circulação de toda a atmosfera, com mudanças nos índices pluviométricos e nas temperaturas de quase todo o planeta.
II- Há um aquecimento das águas da superfície do oceano Pacífico, próximo à América do Sul.
III- Ocorre uma “paralisação" de águas quentes nas proximidades do Peru, formando nuvens que influenciam no regime de chuvas na região.
As características descritas nas afirmativas REFEREM-SE ao fenômeno:
Analise o quadro abaixo:

A partir da análise dos dois cenários é CORRETO afirmar que o cenário 2 esboça o que ocorre nos países da/do:
Nas últimas décadas, a histórica desigualdade socioespacial vigente no interior das cidades brasileiras adquiriu características mais acentuadas.
Essa desigualdade socioespacial não se explica
As principais bacias hidrográficas da Paraíba são a do rio Piranhas, a do Paraíba, a do Curimataú, a do Camaratuba, a do Mamanguape, a do Miriri, a do Gramame e a do Abiaí. A principal bacia de todas é a do rio ________, que nasce na serra do Bongá, na fronteira com o estado do ________. Ele tem uma relevante importância, uma vez que através da barragem de ________, em Coremas, viabiliza a irrigação de muitas terras. O Rio _______, o mais famoso do estado, nasce na serra de Jabitacá, em ________, no Planalto da Borborema.
Fonte: http://www.pm.pb.gov.br/arquivos/Historia_da_Paraiba.pdf
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto.
Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a geopolítica no Brasil” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Em Geografia, a projeção cartográfica que não utiliza o conceito de superfície de projeção, antes sendo construída com base em critérios formulados matematicamente, pode ser corretamente associada ao seguinte conceito:
Em Geografia, o conjunto de fotografias aéreas, superpostas pelos detalhes que lhes são comuns, reduzido fotograficamente ou de forma digital, que permite visualizar o conjunto fotografado, pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:
Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima, podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
Pode-se afirmar que um dos principais problemas urbanos da atualidade é a poluição atmosférica que, em decorrência da emissão de gases de efeito estufa e do uso do concreto e do asfalto, ocasiona aumento das temperaturas urbanas, surgindo, assim, as denominadas “ilhas de calor", que contribuem para:
A União Europeia é formada por dezenas de países europeus. Há alguns, no entanto, que, mesmo sendo convidados, recusam em fazer parte do bloco. Qual dos países abaixo não pertencem à União Europeia?
Como se sabe, a Austrália é o maior país da Oceania, ocupando cerca de 90% (noventa por cento) de seu território. Assinale a alternativa que apresenta uma das características desse país:
No que se refere à Mata Atlântica, assinale a alternativa correta:
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira propuseram, em 2001, uma divisão regional para o território brasileiro que levava em consideração o impacto da modernização ocorrida no território, uma vez que a urbanização poderia ser mais inteligentemente descrita se fosse considerada a base da organização da produção atual, resultado da herança histórica e da velocidade das inovações. Propõe-se, então, três grandes regiões, e apresenta-se o conceito de Região Concentrada, na qual a difusão de inovações foi mais veloz e complexa, com uma contínua renovação das forças produtivas e do território, que responderam com grande velocidade às necessidades colocadas pelos agentes econômicos hegemônicos. Essa região compreende
Historicamente, no País, a criação dos aglomerados urbanos pelas sociedades tem propiciado uma herança de significativa alteração na paisagem natural preexistente, propiciando o surgimento de uma paisagem cultural, que se modifica gradualmente no decorrer dos anos. Nesse processo de transformação, as características naturais são utilizadas como recursos para a construção de um novo cenário: o meio ambiente urbano. Daí decorre o aparecimento de um quadro de problemas de natureza variada, no qual de um lado surge uma pequena parcela do território contemplando padrões urbanísticos na forma das leis e, consequentemente, reconhecida pelo poder público com a presença dos serviços essenciais de infraestrutura e investimentos públicos. De outro lado, um território ocupado de forma desordenada, irracional, marcado por processos de invasões graduais, com assentamentos irregulares sem condições urbanísticas e carentes de infraestrutura básica, que foi e vêm sendo feitas sem qualquer preservação dos ecossistemas existentes, gerando graves problemas ambientais de difícil reversão.
Esse movimento teve papel destacado na liderança da elaboração da Emenda Popular da Reforma Urbana, na década de 1980, propiciando, em decorrência, o surgimento das propostas aprovadas pelos artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, que formam o Capítulo da Política Urbana e a consequente criação do Estatuto das Cidades. Dentro dos princípios apresentados na época na Assembleia Constituinte, é incorreto afirmar a
Em 1950, os EUA propuseram uma combinação para abranger a totalidade das longitudes, e o sistema, anteriormente chamado de MercatorGauss, recebeu a denominação atual: Sistema de Projeção Universal Transverso de Mercator (UTM). Dentre as características que se destacam nesse sistema de projeção, estão: