QUAL A NOVA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XXI?
A primeira década do século XXI foi especialmente, marcada por uma série de acontecimentos no cenário econômico, financeiro e geopolítico do planeta globalizado.
Com relação a estes fatos podemos assinalar que:
I - Os Estados Unidos, potência geopolítica, que se caracterizou no século XX por ter sempre um inimigo para vencer, como o comunismo da Guerra Fria, os países do Eixo do Mal e no limiar do novo século, os terroristas do 11 de setembro.
II - Hoje, os Estados Unidos tem de enfrentar a si próprio como maior inimigo, o enorme déficit fiscal, o rebaixamento de sua nota na escala de avaliação de crédito internacional, assim como a recessão econômica e o desemprego.
III - A crise financeira e a recessão econômica que se instalou no cenário mundial teve repercussão somente, nos países emergentes ou em desenvolvimento pois, são os que mais sofrem com o desemprego estrutural.
Assinale a alternativa correta:
A crise econômica mundial, iniciada nos Estados Unidos, em 2008, se alastra no cenário da economia globalizada e atinge principalmente,as nações desenvolvidas: Estados Unidos, União Européia e Japão. Isto é uma característica marcante da globalização, a grande interdependência das economias dos diferentes países.
Sobre as conseqüências e problemas decorrentes do cenário econômico global nos países da união européia assinale a alternativa correta:
>
I Elevado déficit no orçamento, associado ao aumento da dívida pública leva a Grécia a uma crise de insolvência financeira no início de 2010.
II República da Irlanda, país que após a entrada para a União Européia, experimentou um forte crescimento econômico, ficando conhecido como o Tigre Celta é um dos poucos países da União Européia que não entrou na onda da crise econômica e financeira que abalou o continente.
III Baixo crescimento econômico, corte nos gastos sociais, a crise econômica provocou o fechamento de milhares de postos de trabalho na zona do euro. A taxa média de desemprego atingiu um dos maiores índices da história do bloco.
IV As nações européias mais vulneráveis à crise econômica foram apelidadas de PIIGS, sigla formada com iniciais de Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha.
Estão corretas as proposições:
Sobre o espaço econômico do Brasil, suas características e tendências atuais, assinale a alternativa correta:
I. O Brasil passa por um processo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e modernização na sua economia. A modernização do setor da agricultura brasileira ocorreu sobretudo, com a intensificação do emprego de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas no sistema de produção.
II. A soja é a principal responsável pela transformação do cerrado brasileiro em uma nova área do agronegócio, e tem se expandido para novas áreas produtoras nos estados de Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia e Tocantins, atingindo o sul do Pará, chegando assim, até à Amazônia brasileira.
III. Em 2007, foi descoberto uma grande reserva de petróleo e gás natural no Campo Tupi, bacia de Santos. O petróleo está localizado na camada do pré-sal, a cerca de 5 quilômetros abaixo do solo do oceano, o que consolida o Brasil no cenário econômico mundial como auto-suficiente nesta matriz energética .
Com relação ao desenvolvimento econômico e ao setor de
transporte, julgue o próximo item.
O desenvolvimento econômico regional, impulsionado pela implantação de rede ferroviária de grande porte, deve estar associado ao aperfeiçoamento do sistema produtivo, do educacional e do administrativo.
No que concerne à geografia econômica do RN, assinale a opção correta.
A situação apresentada acima (imagem e trecho da canção) representam uma resposta à crise do modelo produtivo fordista. No lugar do fordismo, com a Revolução técnico-científica, disseminou-se o modelo de produção flexível, também chamado de pós-fordista, que trouxe consequências profundas na produção e na vida das sociedades. Dentre os pares de elementos apresentados abaixo, aquele que está corretamente associado ao modelo pós-fordista é