Julgue o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
As resultantes históricas da economia espacial brasileira demonstram que as desigualdades territoriais e regionais têm por base menos o estoque de capital e mais as aptidões produtivas da força de trabalho e a aptidão em elaborar bens novos e processos técnicos avançados.
Blocos econômicos ,são associações de países
que estabelecem relações econômicas privilegiadas
entre si e que tendem a adotar uma soberania comum.
Os blocos econômicos podem classificar-se em zona
de preferência tarifária, zona de livre comércio, união
aduaneira, mercado comum e união econômica e
monetária. Assinale a alternativa que descreve zona
de livre comércio
"[...] a territorialidade da cidade incorpora a regulação da acumulação flexível e se utiliza de sua normatização, contudo, diferentemente do que antes ocorreu, não se dá como rebatimento da organização espacial do interior da fábrica, mas invertidamente, pois é o seu espaço interno que se modela nas regras que vêm de fora. Isso se deve à mudança que ocorreu junto à esfera de referência central da economia, já que- ao contrário das primeiras fases da Revolução Industrial, que se apoiavam na produção- agora se apoia na esfera da circulação. Ou seja, a demanda define a atuação da fábrica."
(FERREIRA, Alvaro. A cidade no século XXI; segregação e banalização do espaço. Rio de Janeiro: Consequência, 2011, p62).
Com base no fragmento, assinale a alternativa que apresenta uma das características atuais.
Julgue o item a seguir, relativo a aspectos geográficos do estado de Alagoas.
O desenvolvimento do estado de Alagoas nos primeiros anos do século XXI se insere no contexto de expansão econômica da região Nordeste, fundamentado em investimentos na infraestrutura, na implantação de novos polos industriais e agrícolas, no estímulo ao turismo e na reestruturação do setor sucroalcooleiro.
Preocupado com o preço da gasolina importada no Brasil, o Conselho Federal do Comércio Exterior (CFCE) estudou a questão do petróleo em 1935, chamando a atenção para a dependência do país em relação às empresas petrolíferas internacionais. Nessa época, o país não detinha legislação sobre o petróleo e nenhum controle sobre a incipiente atividade do refino. Por meio de decretos, o Estado declarou como serviço de utilidade pública todas as atividades referentes ao petróleo e definiu como tais atividades estariam subordinadas à autoridade oficial e só deveriam ser concebidas por brasileiros natos. Cria-se, então, o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), responsável pela política nacional para o setor. COSTA, P. A cidade do petróleo. A geo-história do refi no do petró- leo no Brasil. Guarapuava: Unicentro, 2012, p. 101-103. Adaptado. Essa regulação inicial do setor petrolífero se insere no momento da política brasileira denominado
Analise o gráfico para responder à questão.

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas das áreas selecionadas permitem afirmar que
A questão está relacionada ao planisfério a seguir.

Identificando no mapa os principais países emergentes da atualidade, pode-se afirmar que a maior parte desses países promoveu o crescimento econômico
Em novembro de 2014, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma série de dados sobre a participação das regiões no PIB brasileiro. Analise os dados
divulgados no mapa apresentado a seguir.

Com base nos dados do mapa e os conhecimentos sobre a dinâmica regional brasileira, é correto afirmar que, entre 2002 e 2012,
A respeito da geografia humana e econômica brasileira entre o século XX e a primeira década do século XXI, julgue os itens a seguir.
A nacionalização da economia, no segundo e terceiro quartéis do século XX, não teve apoio direto do Estado.
A respeito da geografia humana e econômica brasileira entre o século XX e a primeira década do século XXI, julgue o item a seguir.
A construção da nova capital Brasília redundou em um rearranjo regional do Brasil, ao favorecer a articulação econômica do Sudeste com o Norte e o Centro-Oeste, e alterar o protagonismo nacional para o Centro-Oeste.
A respeito da geografia humana e econômica brasileira entre o século XX e a primeira década do século XXI, julgue os itens a seguir.
Em uma faixa territorial com largura de cerca de 100 km, contígua a todo o litoral brasileiro, encontra-se o maior contingente populacional do país sediado em metrópoles, resultante da migração ocorrida, após 1980, dos núcleos de povoamento do interior vinculados à indústria.
O MERCOSUL é um processo de integração econômica, iniciado com a assinatura do Tratado de Assunção, que tem como objetivo a conformação de um mercado comum entre seus membros. Os seguintes enunciados se referem a ele. Assinale a única opção correta.
Conforme José Eustáquio Diniz Alves, “durante os anos de 1950 e 1980 a economia brasileira cresceu, em números redondos, a uma média de 7%, enquanto a população cresceu 2,8% ao ano. A renda per capita cresceu 4,2% ao ano”. A essa evolução estão relacionados diversos fenômenos econômicos e sociais. A seguir são enunciados três fenômenos econômicos sociais I.Esses trinta anos marcaram o melhor período de crescimento de toda a história brasileira. II.Nesse período, no Brasil ocorreu a passagem de uma sociedade rural e agrária para uma sociedade urbana e industrial. III.O desenvolvimento industrial esteve associado a um grande aumento da produtividade do trabalho. Esse avanço, entretanto, foi acompanhado de crescente desigualdade na distribuição da renda. Quanto a esses enunciados a opção correta é:
Uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país pois, reduz o preço final das mercadorias e aumenta a competitividade de um país no comércio global.
Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas:
I - O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o Custo Brasil.
II - O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país.
III - No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário.
IV - Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país.
V - Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café.
Estão corretas as proposições:
Nas últimas décadas, ocorreram importantes transformações na estrutura econômica e social brasileira. Considerando a realidade deste processo, especifque:
(I) para causa
(II) para consequência
( ) as modifcações impostas pela modernização capitalista da economia brasileira.
( ) a dispersão da economia em regiões e atividades antes alienadas desse processo.
( ) a transferência de grandes contingentes populacionais de áreas rurais para cidades, concentrando-se particularmente em contextos urbanos metropolitanos.
( ) os fuxos migratórios refetiram um fenômeno mais amplo de concentração nas áreas de maior industrialização.
( ) o desenvolvimento de tecnologias sofsticadas dinamizou as atividades industriais, com diversifcação da produção e dos mercados.
Assinale a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.