Cada vez mais, as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação é apenas uma das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e inclusão digital.
A. A. Martins e N. M. Garcia. Ensino de Física e Novas Tecnologias
de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção
Recente. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências (ENPEC), 2011 (com adaptações).
Com relação ao ensino de física e às NTIC, assinale a alternativa correta.
A carga em função do tempo num circuito RC é dada por
onde C é a capacitância do capacitor, R é a resistência do resistor e ε a tensão da bateria que carregou o capacitor. O tempo necessário para que o capacitor descarregue sua carga total pela metade é
Um fogão de sol é uma invenção simples que permite o aproveitamento da luz solar para cozinhar alimentos. Ele consiste em uma caixa pintada de preto revestida por dentro com papel alumínio e possui uma tampa de vidro. A base interna da caixa também é pintada de preto. Cada parte do fogão tem um papel importante no aumento da temperatura em seu interior, entre as quais

Dois automóveis se encontram num cruzamento ortogonal. O primeiro automóvel viaja a velocidade constante α. O segundo automóvel, no instante do cruzamento parte do repouso com aceleração constante ܽ. O módulo da velocidade de afastamento em linha reta dos automóveis com o tempo (V(t)) é
Sobre a movimentação dos corpos celestes e a influência nas marés, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto. As marés são mudanças periódicas de curto prazo no nível dos oceanos em um determinado lugar, combinado pela força____________da Lua e do Sol. Percebemos que as maiores marés, também chamadas de marés de sizígias, ocorrem principalmente nas Luas Cheias e Nova, isso porque há a________das forças gravitacionais dos dois corpos celestes. Já as marés de quadratura ocorrem nas Luas Crescente e Minguante pela divisão das forças gravitacionais dos astros ocorrerem em____________diferentes. Esse movimento ocorre __________ vez(es) ao dia pela rotação da Terra.
O Rio Amazonas tem uma grande vazão. Estima-se que no estreito de Óbidos ela chega a 216.342 m3/s. Suponha um modelo simplificado do rio Amazonas de seção transversal como um retângulo que, antes do estreito de Óbidos, tenha uma largura de 24km e profundidade média de 12m com velocidade de escoamento de 2,5 km/h. No estreito de Óbidos, esta velocidade aumenta para 8km/h. Considerando que o estreito de Óbidos é de aproximadamente 2km de largura, temos que a profundidade média do Rio Amazonas em metros, no estreito de Óbidos, para manter a vazão do Rio, é de aproximadamente
A equivalência massa-energia prevista pela teoria da relatividade restrita permite explicar a grande variação de massa nos processos de decaimento de partículas. Considere a reação de decaimento do káon, em dois píons é dada por
onde
, são as massas de repouso das partículas k+,π- e π0. Com base na tabela a seguir, onde y é o fator de Lorentz, v é a velocidade das partículas em relação ao referencial do laboratório e c a velocidade da luz, pode-se afirmar que o módulo da velocidade das partículas resultantes da desintegração do káon, em relação ao referencial do laboratório, em termos de c, é:

As fotos a seguir ilustram um experimento utilizando uma mola. A foto número 1 mostra a mola na vertical, medindo 20 cm. Ao pendurar uma massa m = 50 g observamos que o tamanho da mola aumenta, passando a medir 25 cm, quando o sistema atinge o equilíbrio, conforme observado na foto 2.

A energia potencial elástica armazenada na mola quando ela estiver distendida de 10 cm, vale, em joules ( J ):
Um veículo faz o percurso ABCD mostrado, aumentando o valor da velocidade no trecho ABC e mantendo velocidade constante no trecho CD. Indique em qual (quais) trecho(s) o veículo possui aceleração centrípeta.

Uma balança comum, como as de banheiro ou as que encontramos nas farmácias, mede a compressão que um corpo faz sobre ela.
Um objeto de massa m é colocado sobre a mesma balança em duas situações diferentes. Em um primeiro momento, o bloco está na balança situada em um plano inclinado. Em outro momento, este mesmo bloco é colocado na mesma balança, só que agora, situada em outro plano inclinado de maior inclinação. Observe as figuras e considere o bloco em repouso.
Considerando α os ângulos entre os planos e a superfície horizontal e sabendo-se que α, na situação I, é menor que α,na situação II, podemos afirmar que o(s)
Observe a sequência a, b, c e d mostrada na figura.

O(s) nome(s) do(s) tipo(s) de eletrização, experimentada pelos corpos A e B, inicialmente neutros, é (são)
Observe a figura abaixo. Uma bola maciça de chumbo está presa ao teto por meio de um barbante. Uma pessoa puxa o barbante de baixo de duas maneiras - rapidamente e lentamente - e obtém os seguintes resultados:

A lei que melhor podemos associar ao 1º resultado da experiência é a
Dentro de um calorímetro de capacidade térmica desprezível, são misturados 200 g de esferas de ferro à temperatura de 100°C e 500 g de água à temperatura de 20°C. O sistema é fechado e, após um determinado tempo, podemos afirmar que a temperatura de equilíbrio vale, aproximadamente:
Dados: Calor específico da água: 1 cal/g°C; calor específico do ferro: 0,11 cal/g°C.
Um objeto é acelerado a partir do repouso por uma força F constante durante um tempo T e atinge a velocidade V0.
Se a massa desse objeto for dobrada, ao ser novamente acelerado, a partir do repouso, pela mesma força F e durante o intervalo de tempo 3T, a velocidade final desse objeto será
Sejam quatro forças agindo em um corpo, conforme indica a Figura abaixo. Os módulos de F 1 e F2 são iguais a 5 N, e os ângulos mostrados entre as retas na Figura são todos iguais a 45°.
Qual é, em N, o módulo da força resultante R = F1 + F2 + F3 + F4?