Em um motor Diesel, o ar está, inicialmente, a uma temperatura de 27,0° C, pressão de 1,00atm e volume de 800cm3. O ar é, então, comprimido a um volume de 60,0cm3 e a uma pressão de 40,0atm, como se fosse um gás perfeito em uma transformação adiabática. A temperatura final do gás após a compressão vale
Quatro cargas puntiformes iguais Q são colocadas nos vértices de um quadrado de lado a. Uma quinta carga Q é colocada no centro do quadrado. A constante eletrostática é K. A força eletrostática resultante na carga central é
Imagine dois condutores filiformes colocados lado a lado e separados por uma distância pequena. Se passar nos dois fios correntes elétricas, será observado que
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de pressão.
Na equação x = C1t2 , a distância (x) e o tempo (t) estão descritos em unidades do Sistema Internacional ( SI ). Sendo assim, pode-se afirmar que a unidade de C1 é:
A energia potencial de um certo corpo é expressa por U(x) = 5x2 - 4x3 , sendo que U está em joules e “x" em metros. Pode-se concluir que o gráfico que melhor expressa a força F(x) atuando nesse corpo será:
Uma partícula executa movimento oscilatório, harmônico simples, unidimensional sobre o eixo “x" de um sistema coordenado. Sua posição varia no tempo de acordo com a expressão, no Sistema Internacional de Unidades:

A fase inicial e o período desse movimento são, respectivamente:
Um determinado material tem seu coeficiente de dilatação superficial dado por:
sendo K uma constante intrínseca desse material.Aconstante de dilatação volumétrica desse material é, então:
Associando-se três capacitores de 30 µF em série, tem-se uma capacitância equivalente de:
Na figura acima, o raio de luz R está incidindo em um meio M. Assim, pode-se dizer que o raio de luz sofreu um processo de:
Em 1924, o físico Louis de Broglie propôs um raciocínio segundo o qual um feixe luminoso, na verdade, seria uma onda transferindo energia e momentum à matéria, por meio de “pacotes" quantizados ou quantum de energia. Ele idealizou que seria possível imaginar um elétron ou qualquer outra partícula como uma onda de matéria. Nesse sentido, Louis de Broglie propôs uma relação para um fóton com momentum p e comprimento de onda λ. Essa relação, na qual “h" é a constante de Planck, está corretamente representada na alternativa:
Considere que o fator de Lorentz
seja igual a 10. Nesse caso, o parâmetro
será igual a:
Ao ser expelido do cano de 50 cm de comprimento de uma arma em repouso relativamente ao solo, um projétil leva 0,10 s para percorrer, em linha reta e com velocidade constante, a distância de 100 m. Supondo que a massa do projétil seja de 25 g e que seu movimento no interior do cano seja realizado com aceleração constante, a intensidade da força propulsora resultante sobre ele no interior do cano deve ser, em newtons, de
O gráfico qualitativo da velocidade (v), em função do tempo (t), da figura a seguir representa o movimento de um carro que se desloca em linha reta.
Considerando que sua posição inicial era o marco zero da trajetória, o correspondente gráfico horário de sua posição (S), em função do tempo (t), é
A força resultante que atua no corpo é expressa por F(t) = - (3
) 2 x(t).