Na execução orçamentária, a grande preocupação dos governos é não gastar além do que se arrecada para evitar o défi cit. Assim, temos 3 tipos de défi cit, e um deles é o:
Com respeito à despesa e receita pública, a alternativa correta é:
Nos termos mais simples possíveis, podemos conceituar Finanças Públicas como “o estudo do papel do governo na economia”. Esta defi nição envolve quatro questões básicas das fi nanças públicas. A alternativa mais correta sobre tais questões é:
Superávit primário é o resultado positivo das contas do governo. Considerando-se a sua composição, podemos dizer que o referido superávit, pode se transformar em défi cit quando eventualmente se apresentar a seguinte posição:
O comentário correto sobre o conceito de dé?cit primário encontra-se na seguinte alternativa:
Em países de in?ação crônica, a defasagem de tempo ocorrida entre o fato gerador do tributo e sua efetiva arrecadação aos cofres públicos tende a deteriorar a arrecadação tributária em termos reais. Esse fenômeno é denominado:
O imposto calculado a partir de uma alíquota existente sobre o resultado da renda total do contribuinte, deduzida do total de abatimentos, é denominado:
Em relação às receitas públicas, veri?ca-se que a classi?cação mais aceita é a que desdobra as receitas ordinárias em outras duas receitas:
A alternativa incorreta sobre os objetivos do plano plurianual (PPA) no Brasil é:
A relação existente entre a arrecadação tributária e as alíquotas marginais dos impostos na economia é expressa na literatura através do seguinte conceito:
De acordo com a Portaria o 42, de 14 de abril de 1999, que alterou a estrutura e a classificação dos códigos, que era anteriormente utilizada nos orçamentos governamentais, desmembrado um deles e suprimindo outro, temos respectivamente:
Uma das características das Finanças Públicas é seu caráter intervencionistas, que se manifesta através da utilização dos tributos e por sua personalização, fazendo com que cada indivíduo contribua conforme a sua capacidade econômica, o que dá início ao:
Com base em normas e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, julgue os seguintes itens.
Uma das características que tornam atraente a transferência de recursos financeiros das unidades econômicas superavitárias para as deficitárias é a divisibilidade, que consiste na possibilidade de o intermediário financeiro atuar com inúmeros agentes e grandes volumes de recursos, reunindo poupanças e dividindo investimentos.
O princípio orçamentário que permite ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações ?nanceiras de responsabilidade do Executivo é denominado:
Na concepção do sistema orçamentário brasileiro, são instrumentos de planejamento governamental: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Assim sendo, o orçamento é considerado instrumento essencial para os governantes, que precisam conseguir: