Segundo dados do DATASUS, um terço das mortes registradas no Brasil são devido a Doença Cardiovascular. Dentre essas doenças, a Síndrome Coronariana Aguda compreende várias condições clínicas, como infarto agudo do miocárdio, angina e isquemia silenciosa. A abordagem diagnóstica para essas condições inclui marcadores bioquímicos específicos da lesão do miocárdio que, além de auxiliar no diagnóstico, também direcionam o prognóstico. Esses marcadores, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são:
Na prática clínica, uma das condições mais observadas, capazes de apresentar consequências significativas, são as relacionadas as disfunções tireoidianas. Como com qualquer outro analito, mas nestes em especial, testes laboratoriais de qualidade são fundamentais para o diagnóstico preciso, ainda mais considerando que a maioria dos pacientes com distúrbios tireoidianos, tem sinais e/ou sintomas sutis, e até mesmo ausentes, senso imprescindível o auxílio de testes bioquímicos na detecção do transtorno.
Sobre essas determinações, analise as afirmativas e escolha alternativa VERDADEIRA.
I. Bioquimicamente, a função tireoidiana pode ser avaliada pela dosagem de seus hormônios triiodotironina (T3), tiro-xina (T4) e também por meio de seu hormônio trófico, hormônio tireoideo estimulante (TSH).
II. O hormônio mais abundantemente secretado pela glândula tireoide é a tiroxina (T4), posto que 80% da triiodotironina (T3) plasmática é procedente da conversão enzimática, ocorrida em células alvo, do T4 em T3.
III. Em meio ambulatorial, o teste mais fidedigno para diagnosticar as formas primárias de hipertireoidismo e hipotireoidismo, é a dosagem do hormônio tireoestimulante (TSH), pois pequenas alterações nas concentrações dos hormônios tireoidianos livres (T3 e T4 livres) resultam em alterações significativas nas concentrações séricas de TSH.
Analise as afirmativas a seguir a respeito dos possíveis danos associados ao uso prolongado de inibidores de bomba de prótons em pacientes idosos.
I. Podem ocorrer perda óssea e aumento do risco de fratura.
II. Há aumento do risco de esofagite erosiva.
III. Há aumento do risco de desenvolver condição hipersecretiva patológica.
IV. Há aumento do risco de infecção por Clostridium difficile.
Estão corretas as afirmativas:
A osteoartrite é uma condição muito frequente no idoso.
Com relação ao uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINE) no tratamento da osteoartrite, assinale a alternativa CORRETA.
Para responder a próxima questão considere a Lei nº 5.991/1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências.
Quanto ao receituário, analise as assertivas abaixo:
I. Quando a dosagem do medicamento prescrito apresentar incompatibilidades, o responsável técnico pelo estabelecimento solicitará confirmação expressa ao profissional que a prescreveu.
II. Na ausência do responsável técnico pela farmácia ou de seu substituto, será vedado o aviamento de fórmula que dependa de manipulação na qual figure substância sob regime de controle sanitário especial.
III. O registro dos medicamentos sob regime de controle sanitário especial poderá conter rasuras, desde que o farmacêutico a valide.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa correta. Alguns medicamentos são utilizados com a finalidade de curar, prevenir ou estabilizar uma condição fisiológica. No caso de profilaxia, qual o Fármaco dos citados que é utilizado na pós exposição ao HIV, e que tem como principal reação adversa a insuficiência renal:
Os agentes anti-inflamatórios não esteroidais terapêuticos (AINE) estão entre os agentes terapêuticos mais utilizados no mundo. Em relação aos anti-inflamatórios não esteroidais, assinale a alternativa correta.
As tetraciclinas são antibióticos de largo espectro. Esse grupo inclui a doxiciclina, oxitetracilina e a minociclina, em relação ao mecanismo de ação dessa classe é correto afirmar que:
A doença trombótica é comum e tem graves consequências, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Em relação a farmacologia e farmacoterapia nos distúrbios da coagulação é correto afirmar:
Julgue o item a seguir, relativo à farmacocinética.
Fármacos administrados por via oral não sofrem metabolismo de primeira passagem.
Os fármacos, antes de serem colocados no mercado para consumo, são planejados e testados em uma forma posológica que é administrada por via específica. As vias de administração são escolhidas para que o fármaco seja capaz de atravessar as barreiras apresentadas pelo corpo, tirando, frequentemente, proveito das moléculas de transporte e de outros mecanismos que permitem a entrada do fármaco nos tecidos corporais. Acerca do exposto, pode-se afirmar:
Alguns fármacos que atuam no sistema nervoso central são considerados potencialmente inapropriados para idosos.
Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Amitriptilina tem efeito anticolinérgico e sedativo.
( ) Clonazepam pode exacerbar distúrbios convulsivos.
( ) Zolpidem está associado a aumento do risco de queda.
Assinale a sequência CORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta um fármaco anti-inflamatório não esteroide que modifica a COX-1 e COX-2, inibindo de modo irreversível sua atividade cicloxigenase.
A figura abaixo corresponde a uma análise de difração de raios-X (DR-X) de um fármaco (a), de um filme polimérico (b) e da incorporação desse fármaco no filme polimérico (c) em questão.
Com base essa figura, assinale a alternativa CORRETA:
O uso de terapia inalatória é o modo preferido para o tratamento de asma e de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC). A grande vantagem da inalação é distribuição do fármaco diretamente nas as vias respiratórias inferiores, em doses eficazes e que acarretam menos reações adversas sistêmicas. A associação de broncodilatadores agonistas β -adrenérgico com corticosteroide inalatórios mostra-se 2 bastante eficaz para o tratamento dessas doenças. Assinale a alternativa que apresenta uma associação de agonistas β -adrenérgico 2 inalatórios de longa duração com um corticosteroide inalatório.