Em relação à Febre Amarela, analise:
I - A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença;
II - Há três diferentes ciclos epidemiológicos de transmissão, o silvestre, o intercalado e o urbano;
III - No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros.
Dos itens acima:
De acordo com o Manual de Direito Sanitário com Enfoque na Vigilância em Saúde, analise:
I - O direito à saúde é reconhecido não só na Constituição Federal como também nos tratados e nas declarações de direito internacional;
II - A Convenção de Viena é o tratado internacional que disciplina a questão da integração entre o ordenamento jurídico internacional e o ordenamento jurídico nacional;
III - O Brasil não possui um sistema de proteção dos direitos humanos que integra ao ordenamento jurídico nacional as proteções oferecidas pelas normas jurídicas de direito internacional.
Dos itens acima:
Sobre a Caxumba, analise:
I - A transmissão ocorre por via aérea, através da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas;
II - A caxumba é uma infecção viral aguda, não contagiosa;
III - Os principais sintomas são febre, dor e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.
Dos itens acima:
A educação em saúde contribui para a melhoria da qualidade de vida da população que pode ser realizada através de ações amplas e complexas, o que não significa que sejam difíceis de serem desenvolvidas. Leia as alternativas abaixo e assinale a resposta CORRETA.
( )A atividade de educação em saúde é de responsabilidade de toda a equipe.
( ) Na educação em saúde a linguagem deve ser acessível, simples e precisa.
( ) Nos momentos de encontro é muito importante considerar o conhecimento e as experiências de cada participante e dar espaço para a troca de ideias.
( )Alguns passos podem favorecer o trabalho em grupo, como o planejamento das reuniões com objetivos definidos, local, dia e hora além da garantia da acessibilidade.
( )Saber ouvir e acolher o discurso do outro, fazendo juízo de valor e reconhecendo as características pessoais, emocionais e culturais das pessoas do grupo é fundamental para o bom êxito do trabalho.
Uma das características essenciais para o agente comunitário de saúde obter sempre sucesso no seu trabalho é a capacidade de observação e discernimento das situações de risco à saúde numa comunidade. Assinale a opção que não aponte uma situação de risco observada pelo agente comunitário de saúde.
O Governo Federal nos últimos anos lançou uma campanha demandando a cada cidadão brasileiro 10 minutos por semana para salvar vidas. Esta campanha destina-se a:
Sobre o mosquito Aedes aegypti é correto afirmar, EXCETO:
Sobre a importância da visita domiciliar realizada pelo agente de combate a endemias no controle da dengue, assinale a resposta INCORRETA.
A respeito dos tipos e definição dos tipos de recipientes com potencial de se tornarem criadouros de Aedes aegypti, assinale a resposta INCORRETA quanto aos grupos de reservatórios.
Marque a alternativa que corresponde corretamente à descrição abaixo: Doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, a depender de sua forma de apresentação: formas inaparentes, clássica, febre hemorrágica ou síndrome do choque, podendo evoluir para o óbito.
Em relação a Tuberculose, assinale a alternativa incorreta:
A identificação entre os gêneros de serpentes peçonhentas também pode ser feita pelo tipo de cauda do animal. As serpentes que possuem guizo ou chocalho são do gênero:
Sobre o escorpionismo, não se pode afirmar que:
O Projeto Aedes Transgênico (PAT), uma parceria entre a Moscamed e a USP (Universidade de São Paulo), estudou a liberação de mosquitos modificados geneticamente e seu impacto no ambiente. O Aedes aegypti transgênico, diferentemente dos encontrados na natureza, possui um gene que é transmitido aos seus descendentes que os impede de chegar à fase adulta. Com isso, ocorre uma diminuição no número desses insetos na natureza. Essa forma de controle do mosquito Aedes aegypti denomina-se:
A proteção, a destruição ou a destinação adequada de criadouros do mosquito transmissor da Dengue é o tipo de controle do vetor denominado de: