A Malária é uma doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são:
Um dos principais sintomas da Hanseníase caracteriza-se por:
O exercício das atividades de Agente de Combate às Endemias, nos termos da Lei n° 11.350/2006, dar-se-á:
No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre da seguinte doença:
Assinale a alternativa que apresenta uma doença que pode estar relacionada com a falta de saneamento básico:
O mosquito Aedes aegypti pode transmitir a seguinte doença:
As modificações no estilo de vida, tais como a adoção de uma alimentação saudável, podem contribuir no controle da seguinte doença:
Em uma determinada população houve um aumento do número de casos de Diarreia. A seguinte doença poderia ser responsável pela situação:
A saúde possui diversos fatores condicionantes e determinantes. São condições que aumentam o risco de as pessoas adoecerem, exceto:
O número de Agentes Comunitários de Saúde por equipe de saúde da família deverá ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local. Entretanto o número máximo de pessoas por ACS deverá ser:
A ingestão de água contaminada ou de alimentos preparados com água contaminada é o modo de transmissão da seguinte doença:
Sobre a leishmaniose visceral, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o escorpião, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a febre amarela, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a patologia Diabetes Mellitus, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) É uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue) e, com isso, o corpo inteiro adoece.
( ) Os fatores de risco (contribuem para o desenvolvimento da doença) para a diabetes mellitus são: sedentarismo, herança familiar, hipertensão arterial (pressão alta).
( ) A diabetes pode ser classificada em dois tipos mais frequentes: Tipo I – pode ocorrer de forma rapidamente progressiva, principalmente em crianças e adolescentes, ou de forma lentamente progressiva, geralmente em adultos. Necessita de uso diário de insulina para se manter controlada. Tipo II – normalmente ocorre após os 40 anos e, usualmente, se controla apenas com dieta, atividade física e/ou medicamento oral.
( ) Os sinais e sintomas da doença mais frequentes são: aumento do volume de urina; sede intensa; emagrecimento e fraqueza; fome excessiva; outras queixas, como dores nas pernas, piora da visão, coceira e corrimento vaginal.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: