Em bebês nascidos saudáveis, nos primeiros dias de vida é normal:
Sobre a febre amarela é correto afirmar que:
Em cada visita ou inspeção ao imóvel, o agente de endemias deve preocupar-se em realizar sua atividade junto com os moradores, de tal forma que possa compartilhar conhecimentos e orientar ações preventivas. Em relação às ações domiciliares marque a alternativa INCORRETA:
Marque a alternativa que sintetiza o significado do processo saúde-doença:
São funções da vigilância epidemiológica, EXCETO:
A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. No Brasil, os principais reservatórios da bactéria causadora da doença são:
Entre as doenças infecciosas apresentadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de doença que pode ser transmitida sexualmente:
O Barbeiro é o animal envolvido na transmissão da seguinte doença:
A via fecal-oral é responsável pela transmissão da seguinte doença:
A vacina BCG, disponível nas Unidades Básicas de Saúde é administrada para a prevenção da seguinte doença:
As zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa. Assinale a alternativa que apresenta a zoonose que possui o cachorro como animal reservatório da doença:
A Sífilis, A AIDS e a Gonorreia são doenças com a seguinte característica em comum:
O Agente Comunitário de Saúde é um profissional integrante da Equipe de Saúde da Família (ESF). Também faz parte da ESF o seguinte profissional:
Assim como existe a “Carteira de Saúde da Criança” o Ministério da Saúde também possui a “Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”. Essa caderneta qualifica a atenção para os idosos no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um documento que auxilia na qualidade do acompanhamento de saúde da pessoa idosa, na qual as equipes de saúde, os próprios idosos e/ou seus familiares (ou cuidadores) poderão usá-la para esse acompanhamento, já que nela constam registros pelo período de cinco anos, além de suas informações pessoais, familiares e sociais, apresentando ainda suas condições de saúde e hábitos de vida. Dessa forma, as equipes de saúde possuem um trabalho mais organizado e otimizado para as ações que avaliam de forma integral a saúde da pessoa idosa, identificando as principais vulnerabilidades de cada um, melhorando as orientações de autocuidado. A 4ª Edição desta caderneta, lançada em 2017, apresenta os seguintes itens: I. Dados Pessoais. II. Avaliação da Pessoa Idosa. III. Controle de Pressão Arterial. IV. Controle de Glicemia. V. Controle de Alcoolemia. VI. Calendário de Vacinação. VII. Avaliação de Saúde Bucal. Dos itens relacionados, há um deles falsamente mencionado, sendo:
A prevenção consiste em ações antecipadas, baseadas em conhecimentos e experiências que buscam não permitir o progresso das doenças. A prevenção apresenta três fases, sendo primária, secundária e terciária. A partir das fases, têm-se cinco níveis que são: I. Reabilitação. II. Diagnóstico e Tratamento Precoce. III. Limitação da Invalidez. IV. Promoção da Saúde. V. Proteção Específica. A relação correta entre as fases e seus níveis é: