São medidas de prevenção de acidentes com aranhas, EXCETO:
São doenças que podem ser prevenidas por vacinação, exceto:
Não representa uma das medidas de prevenção e controle da Leptospirose:
Sobre a Malária, não se pode afirmar que:
O Tétano pode ser prevenido através da seguinte forma:
O principal sistema de informação à saúde utilizado na Atenção Básica denomina-se:
O acúmulo de lixos e entulhos pode favorecer o aumento da população de roedores. É uma doença que possui este animal como reservatório:
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. É um exemplo deste tipo de doença:
Assinale a alternativa que apresenta duas doenças que apresentam a mesma forma de transmissão:
Sobre a realização da visita domiciliar, não é correto afirmar que:
Não é atribuição do Agente Comunitário de Saúde:
A etapa inicial do trabalho do Agente Comunitário de Saúde corresponde a (ao):
Segundo BRASIL (2017), a hepatite B é causada pelo Vírus B (HBV), sendo uma infecção na qual o vírus está presente no sangue, no esperma e no leite materno. Assim, as causas de transmissão são: relações sexuais desprotegidas; mãe para filho durante a gestação, parto e amamentação; compartilhamento de materiais perfuro-cortantes, incluindo confecção de tatuagem e colocação de piercings; transfusão de sangue contaminado. Além dos cuidados com as causas citadas, também é importante a vacinação, que só é efetiva quando realizada as três doses, sendo que para indivíduos adultos deverá ter os seguintes intervalos:
Dentro da Estratégia Saúde da Família, têm-se alguns conceitos que auxiliam no entendimento do funcionamento do trabalho dos diversos profissionais que atuam na equipe, incluindo o Agente Comunitário de Saúde. Esses conceitos também são aplicados dentro da “Assistência em Saúde”, principalmente na Teoria do Autocuidado (Dorothea Orem). Alguns desses conceitos são: I. Ser Humano e/ou Cliente: indivíduo ou família que não é capaz de realizar o autocuidado necessário para si mesmo, ou para seus dependentes, a fim de manter a vida, recuperar-se da doença ou enfrentar seus efeitos. II. Ambiente: qualquer local em que a pessoa / família se encontre (Unidade Básica de Saúde - UBS, residência, hospital) e no qual o profissional esteja presente. III. Saúde: habilidade de manutenção do autocuidado de acordo com as necessidades de conservação da vida, promoção da integridade estrutural, do crescimento e desenvolvimento humano. IV. Assistência: um serviço prestado por profissionais, pelas capacidades adquiridas para agenciar o autocuidado para pessoas que apresentam incapacidades ou déficits assim como o autocuidado para si ou para seus dependentes. Os conceitos corretamente expressos são:
Apresenta-se parte do resumo de uma apresentação nos Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no ano de 2016 por Márcio Marques Martins, Fernando Junges, Paula Costallat Cantão, Ana Helena Carlos Brittes e Jordano Nunes Machado.
“As primeiras epidemias registradas na história datam do período aristotélico, cerca de 400 anos antes de Cristo. A evolução de tecnologias capazes de diminuir a incidência de doenças causadas por microrganismos é evidente, porém, muitas pessoas ainda padecem desses males por todo o mundo. A evolução e transmissão dessas doenças ocorrem pelos mais diversos fatores como a falta de saneamento básico, desmatamento de áreas, mutações de agentes patogênicos entre outros. Por esse o motivo existe cada vez mais a necessidade de campanhas de conscientização sendo os alunos os principais disseminadores da importância do assunto".
Diante dos conceitos da Epidemiologia e baseado no exemplo acima, as “Epidemias" são: