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No sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o)

Num sistema de ar comprimido, as válvulas direcionais têm como objetivo orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, de modo a realizar um trabalho proposto.

Os números de posições e vias da válvula direcional apresentada acima são, respectivamente, iguais a

Em relação à metodologia da espiral de projeto de navios, analise as afirmativas a seguir.

I - Os requisitos do armador defi nem as características iniciais para a determinação de cada um dos sistemas do navio.
II - As atividades de projeto são realizadas de forma simultânea de modo a haver uma integração entre os sistemas.
III - O projeto do navio atinge a sua confi guração defi - nitiva ao completar-se a primeira volta na espiral de projeto.

Está correto o que se afirma em

Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?

Qual o fator que NÃO influencia o efeito de superfície livre de óleo em tanques parcialmente carregados, na estabilidade estática transversal inicial do navio?

Qual o perfil de velocidade do escoamento permanente, incompressível e totalmente desenvolvido entre dois planos infinitos paralelos, separados por uma altura h com gradiente de pressão dado por β?

Considere a equação do movimento linear de um cilindro que flutua verticalmente com um calado T e sujeito a ondas regulares de amplitude e frequência angular ω



Qual a resposta em amplitudedo movimento vertical do cilindro?

Considerando a teoria do elemento de pá, qual o coeficiente de empuxo kT de um propulsor, onde z é o número de pás, n é a rotação, VA é a velocidade de avanço, D é o diâmetro,cl é o coeficiente de sustentação e CD é o coeficiente de arrasto das seções das pás do propulsor?







O projeto de uma viga de seção retangular com a seção transversal, mostrada na figura acima, é baseado na tensão normal ocorrente nas fibras mais externas (fibras superior e inferior mais afastadas da linha neutra da viga). Seja a aplicação de um momento fletor M à seção transversal. Considerando-se a posição da seção de modo que x seja o eixo neutro, essa tensão normal máxima vale Considerando-se y como eixo neutro, essa tensão valerá

Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)

Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de

A respeito de equipamentos de segurança e salvatagem, analise as afirmações a seguir.

I – As rotas de fuga em plataformas offshore permitem que as pessoas atinjam pontos de reunião, postos de abandono, heliponto e escadas de acesso ao mar.
II – O plano de contingência consiste em procedimentos para identificar, descrever e responder a situações de emergência e inclui programas de treinamento para tripulação.
III – A localização de pontos de reunião e de pontos de abandono são informações prestadas no briefing de uma plataforma.

Está correto o que se afirma em

O cronograma de atividades, na construção de um meio naval, fixa datas para três eventos chaves, que são,

Uma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por

Dada a função corrente do escoamento de água ao redor de um cilindro, a intensidade do dipolo necessária para simular o escoamento ao redor de um cilindro de 0,5 m de diâmetro e a pressão manométrica mínima na superfície do cilindro são, respectivamente,Dados: A velocidade do escoamento incidente é de 20 m/s.




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