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Realiza-se um teste de oscilação forçada para determinar os coeficientes hidrodinâmicos de um cilindro vertical em função da frequência de excitação. A equação do movimento linear é mostrada a seguir, onde são conhecidas a amplitude e a frequência de excitação.



Os coeficientes hidrodinâmicos de massa adicional, amortecimento e restauração são, respectivamente,

O diagrama de momentos fletores de uma viga engastada- apoiada, sujeita a uma carga uniformemente distribuída ao longo de todo o seu comprimento, possui a forma

O ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente,

Em um FPSO, cuja seção mestra possui a distância máxima do CG de aço ao convés ou fundo igual a 6 m, o momento de inércia de área da seção de aço é igual a 27 m4, e a tensão admissível do aço é igual a 250 MPa, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Nessas condições, o momento fletor máximo (tonelada-força x metro) em sua seção mestra será, aproximadamente,

Com relação ao sistema de distribuição de combustível em navios (óleo pesado e óleo diesel), considerando o fluxo de combustível desde os tanques de armazenamento até a injeção no motor, analise as afirmativas a seguir.

I – Os purificadores situam-se entre os tanques de sedimentação e serviço e separam água e sólidos (borra) do óleo, tornando-o limpo.
II – O tempo de sedimentação para o óleo pesado é calculado em função do consumo específico do motor, potência do motor e autonomia do navio.
III – Em sistemas que usam óleo pesado, é necessário o aquecimento dos tanques de armazenamento, sedimentação e serviço, ao passo que, para sistemas que usam óleo diesel, somente o tanque de sedimentação pode ser aquecido.

Está correto o que se afirma em

Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir.

I – Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.
II – Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.
III – O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas.

Está correto o que se afirma em

Na aplicação do conceito da espiral de projeto, as três verificações exclusivas para navios mercantes são a(o)

Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é

Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.

I - A faixa de estabilidade do navio diminui.
II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.
III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.

Está correto o que se afirma em

Sobre Teste de Inclinação de navios, analise as afirmações a seguir.

I - Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem no momento de cada leitura, e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.
II - Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação.
III - Seu objetivo é a determinação da distância KG da quilha ao seu centro de gravidade na condição leve, logo após o término de sua construção e/ou após obras e alterações de construção que levem a uma suposta alteração na posição do centro de gravidade.

Está correto o que se afirma em

Um navio de 130 m, movendo-se em águas profundas, tem a terceira crista do sistema de onda da proa coincidindo com o cavado de popa. Assumindo que a distância entre os dois sistemas de onda é de 0,9 L, a velocidade estimada do navio será





Considerando as três equações da Lei de Hooke generalizada, que relacionam as deformações normais às tensões normais, conclui-se que, no caso de um estado plano de tensões, com tensões normais positivas (tração), como mostrado na figura acima, o correspondente estado de deformações é

Considere uma barcaça prismática com as seguintes características:

• 30 m de comprimento;
• 5 m de boca e 3 m de pontal;
• dividida longitudinalmente em três tanques de 10 metros de comprimento cada, desprezando o peso do casco;
• tanque central vazio e os dois tanques das extremidades de ré e vante totalmente carregados (até o topo) com óleo de massa específica de 900 kg/m3.
O momento fletor máximo que ocorre na seção mestra dessa barcaça vale, em toneladas-força x metro,

No que se refere à resistência primária de estruturas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I – O módulo de seção utilizado para verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra é equivalente à razão entre o momento fletor máximo e a tensão admissível do material.
II – Numa barcaça em forma de um paralelepípedo, dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade, mantidos vazios os três centrais, situação essa caracterizada como tosamento, na qual o momento fletor máximo ocorrerá nas extremidades.
III – O eixo neutro da seção mestra de um navio está localizado no fundo, onde as tensões normais de flexão pura da seção são nulas.

Está correto o que se afirma em

Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I – A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.
II – A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.
III – A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.

Está correto o que se afirma em

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