A resistência que um fluido de densidade definida oferece a uma esfera deslocando-se no seu interior pode ser expressa pela equação: 
na qual CD é o coeficiente de arraste, p é a densidade, V é a velocidade e A é a área projetada da esfera.
Nesta equação, os parâmetros adimensionais que estão relacionados com o coeficiente de arraste são:
De acordo com os valores característicos de resistência dos materiais utilizados nas estruturas de alvenaria, os elementos que devem ser considerados para o cálculo de estabilidade das secções do concreto armado são:
Fundações superficiais, também chamadas de fundação rasa ou direta, transmitem a carga do edifício ao terreno através das pressões distribuídas sob a base e são assentadas, preferencialmente, a uma profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta. De acordo com as características do solo, as condições ideais para a execução dessas fundações, são:
A questão refere-se a Normas Aplicáveis.
Nos termos da Orientação Técnica - OT IBR001/2006 do Instituto Brasileiro de Obras Públicas (IBRAOP), o documento que é o conjunto de desenhos, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamento, cronograma e demais elementos técnicos necessários e suficientes à precisa caracterização da obra a ser executada, atendendo às Normas Técnicas e à legislação vigente, elaborado com base em estudos anteriores que assegurem a viabilidade e o adequado tratamento ambiental do empreendimento denomina-se
A terraplenagem é composta por algumas etapas preliminares genéricas que, obviamente, podem ser desnecessárias conforme as características específicas do terreno encontrado. Sobre esses serviços preliminares considere:
I. O desmatamento é a retirada da vegetação de grande porte. Feito com moto-serra ou, eventualmente, com processos mecânicos no caso de existência de poucas árvores.
II. O destocamento é a retirada dos restos das árvores (tocos). É executado com utilização de fogo ou manualmente.
III. A limpeza é o processo de retirada da vegetação rasteira. É executado somente com utilização de queimada do local.
IV. A remoção da camada vegetal consiste na retirada da camada de solo que pode ser considerada um banco genético para utilização em aterros.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao recebimento definitivo de uma obra, considere:
I. O recebimento definitivo da obra ocorrerá por meio de termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso de prazo de observação hábil, ou vistoria, que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais.
II. O recebimento definitivo só ocorrerá após a elaboração do as built pelo contratante, com o objetivo de verificar se tudo foi executado conforme o projeto.
III. Previamente ao recebimento da obra, a empresa responsável por sua execução deve providenciar as ligações definitivas das utilidades previstas no projeto água, esgoto, gás, energia elétrica e telefone.
IV. Após o recebimento definitivo, o contratado não é obrigado a reparar ou corrigir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato no qual se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.
Está correto o que se afirma em
A travessia de rios em rodovias pode ser realizada por meio da implantação de pontes. O projeto de uma obra de arte especial exige o conhecimento de uma quantidade razoável de dados que, genericamente, pertencem a dois grupos: elementos de campo e elementos básicos de projeto. Diversos tipos de estruturas podem ser executados, entre eles estão as pontes estaiadas, representada em
Segundo o Manual rodoviário de conservação, monitoramento e controle ambientais do DNIT, licença é o certificado expedido pelo órgão ambiental responsável, a requerimento do empreendedor, atestatório de que o empreendimento ou atividade está em condições de ter prosseguimento do ponto de vista de proteção ao meio ambiente. São tipos de licença: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). Considere:
I. A Licença Prévia (LP) é expedida na fase inicial do planejamento da atividade.
II. A Licença de Operação (LO) é expedida com base no projeto executivo e autoriza o início das obras pelo empreendedor, subordinando-as a condições de construção e operação.
III. A Licença de Instalação (LI) é fundamentada em informações prestadas pelo empreendedor, especifica as condições básicas a serem atendidas durante a implantação e operação do empreendimento. Sua concessão implica compromisso do empreendedor de manter o projeto final compatível com as condições do deferimento.
IV. A Licença de Operação (LO) é expedida com base em vistoria, teste ou outro meio técnico de verificação e autoriza a operação do empreendimento.
Está correto o que se afirma em
A falta de racionalização, observada em grande número de obras, é normalmente contextualizada como a separação entre o projeto e a execução. Com o passar do tempo, os construtores ficaram mais distanciados das atividades de projeto e os projetistas ficaram mais longe da execução dos sistemas por eles projetados. Esta perda de elos entre os participantes fez com que a atividade construtiva passasse a ter altos índices de desperdício. Com o objetivo de reverter este cenário, reduzir os desperdícios e otimizar a execução de obras, deve-se, entre outros, utilizar mão de obra especializada para
A elaboração de uma composição de preços para serviços de engenharia é tarefa bastante complexa, pois os insumos a serem considerados são bastante variados. Esta composição deve levar em conta tanto os custos diretos quanto os custos indiretos. Para serviços prestados ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), devem ser verificadas as composições de preços padronizadas pelo órgão. Atualmente, a composição de preços de serviços e insumos do DNIT é disponibilizada através de tabela denominada
Período de retorno, também conhecido como período de recorrência ou tempo de recorrência, é o intervalo de tempo estimado de ocorrência de um determinado evento. É um termo bastante utilizado em hidrologia e é definido como o inverso da probabilidade de um evento ser igualado ou ultrapassado. Este parâmetro estatístico tem grande utilidade para análises de risco e dimensionamento de obras de engenharia, geralmente com o objetivo de minimizar os efeitos prejudiciais de certo fenômeno natural. São exemplos destas obras: vertedouros, quebra-mares e obras de drenagem. Entre os eventos comumente associados a um período de retorno NÃO estão
Em relação à natureza e ao objetivo dos documentos necessários para execução de projetos de obra, considere:
I. Planta de previsão geral do sistema viário do bairro e do entorno, vias de acesso, infraestrutura disponível, pontos de referência, indicação da matrícula do RGI e coordenadas espaciais e geográficas, quando for o caso, que permitam a completa
caracterização do objeto.
II. Etapas ou fases da execução do objeto, com previsão de início e fim.
III. Projetos artísticos (plantas, cortes, fachadas e perfis) contendo a localização do empreendimento em relação ao centro turístico e comercial da localidade.
IV. Plano de aplicação dos recursos a serem desembolsados e a contrapartida financeira do proponente, se for o caso, para projeto ou evento.
Está correto o que consta em
Sobre uma grande obra onde estão ocorrendo os serviços de terraplenagem e escavação, execução de estruturas de concreto moldadas in loco, execução de estruturas de aço e execução de contenções usando lama bentonítica, considere:
I. O uso de lama bentonítica é controlado, por tratar- se de material não inerte, devendo ser monitorado, a fim de evitar a contaminação de solo e, principalmente, do lençol freático.
II. Os recipientes contendo o desmoldante utilizado nas estruturas de concreto devem ser acondicionados em local abrigado, ventilado e isolado com proteção contra vazamentos.
III. Tanto para o uso da lama bentonítica, como para o desmoldante, é necessário o preparo de medidas de combate a incêndio, com extintores classes B e C.
Está correto o que se afirma em
Atenção: Para responder as questões de números 49 e 50
considere o texto abaixo.
Um terreno retangular de dimensões 110 m × 125 m irá
receber um tapume feito com estrutura de aço e fechado com
chapas lisas de aço galvanizadas rebitadas à estrutura. Os
pilares do tapume serão instalados de 3,00 m em 3,00 m e
compostos por vigas tipo I, de 4,50 m de comprimento (sendo
1,00 m enterrado). Entre pilares serão instalados quadros
contraventados de estrutura tubular de aço, de 1,50 m de
comprimento por 3,00 m de altura, aparafusados entre si e aos
pilares pré-existentes. A obra encontra-se em um município
próximo a Cuiabá, no MT, em área descampada e aberta, em
bairro central do município. Em frente à obra, existe uma
avenida de grande tráfego de veículos, incluindo um ponto de
ônibus com grande fluxo de pessoas. Há redes de instalações
enterradas e áreas no entorno da obra.
Sobre a execução do tapume em questão, considere:
I. O tapume será um grande condutor de cargas estáticas, visto tratar-se de estrutura metálica contínua de quase 500 m de comprimento.
II. A dilatação térmica nos dias de maior intensidade de sol chegará a 1 cm/m de comprimento de tapume, gerando distorções geométricas enormes na estrutura.
III. Os pilares enterrados são suficientes para gerar o perfeito aterramento de todas a estrutura, mesmo que sob ação de intempéries.
Está correto o que se afirma em
Atenção: Para responder as questões de números 46 e 47,
considere as informações abaixo.
Durante o planejamento dos trabalhos de escavação de
um terreno, sabia-se, por projeto, que era necessário escavar
um terreno de 100 m × 50 m de área, chegando a profundidade
de 2,0 m. O empolamento foi considerado como igual a 50%.
Estimou-se densidade média de 1.500 kg/m3 (solo solto). Os
trabalhos foram executados durante o período de chuvas
intensas, sempre ao final da tarde (tempestades de verão) e
estiagem ao longo da noite e do dia. Ao serem finalizados os
trabalhos, foram contabilizados os tickets da balança do bota-
fora e chegou-se a um total de 22.500.000 kg de material
escavado, e cada caminhão teve capacidade de carga líquida
média de 10 m3. Os mesmos tickets do bota-fora indicaram que
ocorreram 1.250 viagens. Deve-se pagar ao empreiteiro
R$ 15,00/t. despejada no bota-fora, além de pagar R$ 50,00 por
cadaviagem de caminhão (ida e volta).
Sabendo-se que durante os projetos e planejamento da obra foram orçados os pagamentos de R$ 292.500,00 ao bota-fora (por conta da descarga do material) e R$ 75.000,00 à empresa de transporte, é correto afirmar que após a análise dos tickets da balança