O processo de estabilização de um terreno inclinado, que foi objeto de trabalho para contenção de escorregamentos, está corretamente associado com
O conceito a ser considerado pelo projetista na fase de planejamento das estruturas de concreto de uma edificação está corretamente descrito em:
O runoff é de fundamental importância para diversas obras de engenharia e a sua definição está associada à água que
Considere o cronograma físico abaixo, que representa a programação de uma obra com duração prevista de 4 meses.
Sabendo-se que o custo total previsto é de cem mil reais, calcule o preenchimento de toda a tabela abaixo e responda ao que se pede a seguir. 
Tendo em vista os dados levantados na Tabela II, é correto afirmar:
Atenção: Para responder as questões de números 49 e 50
considere o texto abaixo.
Um terreno retangular de dimensões 110 m × 125 m irá
receber um tapume feito com estrutura de aço e fechado com
chapas lisas de aço galvanizadas rebitadas à estrutura. Os
pilares do tapume serão instalados de 3,00 m em 3,00 m e
compostos por vigas tipo I, de 4,50 m de comprimento (sendo
1,00 m enterrado). Entre pilares serão instalados quadros
contraventados de estrutura tubular de aço, de 1,50 m de
comprimento por 3,00 m de altura, aparafusados entre si e aos
pilares pré-existentes. A obra encontra-se em um município
próximo a Cuiabá, no MT, em área descampada e aberta, em
bairro central do município. Em frente à obra, existe uma
avenida de grande tráfego de veículos, incluindo um ponto de
ônibus com grande fluxo de pessoas. Há redes de instalações
enterradas e áreas no entorno da obra.
Para que o tapume possa ser instalado adequadamente em torno da obra, além dos cuidados construtivos relativos à estabilidade da estrutura, há necessidade de
Considere a figura abaixo.
O tipo de sifão utilizado no sistema hidrosanitário, na instalação de esgoto, é chamado de
Sobre uma rede PERT/CPM, é correto afirmar:
A caracterização do componente ambiental dos projetos de engenharia rodoviária é realizada por meio da elaboração dos estudos ambientais concernentes à área de influência do empreendimento e dos projetos ambientais. Durante a etapa de projeto básico, a caracterização do componente ambiental é realizada por meio
Em um projeto de drenagem rodoviária, os dispositivos destinados a conduzir para locais de deságue seguro as águas captadas pelas caixas coletoras, e que podem estar localizados nas extremidades dos comprimentos críticos das sarjetas de corte em seção mista, nas seções em corte, quando não for possível o aumento da capacidade da sarjeta ou a utilização de abertura de janela no corte a jusante, nos pés das descidas d'água dos cortes, nos pontos de passagem de corte-aterro e nas rodovias de pista dupla, conduzindo ao deságue as águas coletadas dos dispositivos de drenagem do canteiro central, são denominados
As misturas asfálticas a quente, utilizadas para revestimento de pavimentos, podem ser subdivididas pela graduação dos agregados e fíler. Destacam-se três tipos mais usuais nas misturas a quente, a saber: graduação densa, graduação aberta e graduação descontínua. São exemplos de mistura com graduação densa, aberta e descontínua, respectivamente,
Durante a elaboração do projeto básico de uma rodovia foram identificadas jazidas de solos ao longo da faixa de domínio da rodovia. Apenas uma jazida apresentou volume suficiente de solo para a camada de sub-base do pavimento. Após a amostragem e caracterização do solo em laboratório, identificou-se um solo argiloso, com CBR igual a 21% e expansão igual a 0,9%. Este solo, para ser utilizado na camada de sub-base necessitará
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) define a nomenclatura das rodovias pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação. Os dois outros algarismos definem a posição, a partir da orientação geral da rodovia, relativamente à Capital Federal e aos limites do país (Norte, Sul, Leste e Oeste). As rodovias BR-381 e BR-153 podem ser classificadas, segundo a nomenclatura do DNIT, respectivamente, como rodovias
De forma simplificada pode-se dizer que o coeficiente de segurança de uma estrutura corresponde ao número, maior que a unidade, que ao multiplicar o estado de tensões atuante provoca a ruína do material com o qual a estrutura foi executada. Com isso, vários critérios a respeito da ruína dos materiais foram propostos ao longo do tempo. Entende-se por critério de ruína ou resistência:
Os perfis de aço formados a frio de uso comum em estruturas metálicas apresentam formas muito semelhantes aos perfis laminados e soldados. Esses perfis são obtidos pelo dobramento de chapas a frio por meio de prensas ou por conformação contínua em um conjunto de matrizes rotativas. A denominação a frio deve-se
O início da execução de uma obra se dá com a marcação de pontos que definirão posições estratégicas da obra, tais como eixo de uma rodovia, divisão de lotes, dentre outros. Esse processo de marcação é denominado