Em atendimento hospitalar, o Enfermeiro percebe que um dos pacientes sob seus cuidados não apresenta a prescrição do dia. De modo a agilizar o processo de cuidado e por já conhecer o quadro clínico do doente, o Enfermeiro realiza modificações na prescrição do dia anterior e solicita aplicação das alterações por parte da equipe de enfermagem. O hospital não possui protocolos de prescrição medicamentosa para Enfermeiros. Nesse caso, é correto afirmar que esse Enfermeiro
A enfermagem é uma profissão que gradativamente vem ampliando suas atividades assistenciais, visando cada vez mais o aperfeiçoamento e as habilidades na assistência prestada aos pacientes, seja no âmbito hospitalar ou na saúde coletiva. Ao exercer suas atividades, o técnico de enfermagem participa do planejamento da assistência de enfermagem, com algumas restrições. Assim, cabe especialmente a esse profissional, dentre outras atividades:
A Resolução CONFEN nº 365/10 instituiu o Manual de Uniformização dos Atos Normativos do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, com o objetivo de padronizar os documentos oficiais, seguindo uma estrutura linguística formal dentro de técnicas e modelos estabelecidos. Com base nessa Resolução, constitui-se norma de apresentação do padrão ofício usar
O Hospital do Pronto Socorro Municipal de Belém oferece atendimento de urgência e emergência de alta e média complexidade 24 horas por dia, e também atende a diversas especialidades. Por isso recebe usuários encaminhados por todos os municípios do estado do Pará para tratamento de saúde (texto adaptado de www.belem.pa.gov.br). Diante da situação apresentada e conforme a Portaria nº 2.203, de 5 de novembro de 1996 - NOB 1/96, as negociações para o atendimento de saúde desses usuários deverão ser efetivadas exclusivamente entre os gestores
O enfermeiro do trabalho de uma empresa de saúde percebeu que as auxiliares de enfermagem da UTI apresentavam grande quantidade de atestados médicos emitidos pela Psiquiatria. Assim, verificou que o nível de stress, neste setor, era muito alto. Nesta situação hipotética, cabe ao gestor adotar medidas de prevenção e controle do stress, que são
No Art. 1° da Lei N° 8.212 diz que “a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.” Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos princípios da seguridade no Brasil.
O paciente MVC, sexo masculino, de 60 anos, estava
internado na Unidade Coronariana, e havia realizado
Angioplastia Transluminal Percutânea. O paciente
encontrava-se estável, em repouso absoluto no leito e
sem sangramento no sítio invasivo. O enfermeiro recém admitido
há 3 dias, que estava em treinamento na
unidade, recebeu a informação que deveria retirar o
introdutor do paciente. O profissional preparou o
material, não solicitou ajuda de outro profissional mais
experiente, e foi até o quarto para realizar o
procedimento. Após a retirada do introdutor, fez um
curativo compressivo e logo em seguida encaminhou
o paciente para o banho de aspersão. Após a ocorrência
dos fatos, a enfermeira supervisora e o médico estavam
passando visita na unidade e se deparam com o paciente
apresentando sangramento intenso no sítio invasivo e,
ao examiná-lo, estava em um quadro de choque
hipovolêmico, provocado pela atitude errada do
profissional. Foi realizado o atendimento de emergência,
entretanto, o paciente não resistiu e foi à óbito.
Analisando os fatos e considerando os aspectos éticos,
o enfermeiro, com sua atitude, praticou
O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem. Considerando as atividades exercidas pelo técnico de enfermagem, não é permitido a esse profissional:
Em relação à limpeza em sala cirúrgica, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta. I.A frequência da limpeza concorrente para cirurgias não contaminadas deve ser sempre diária e a limpeza terminal pelo menos uma vez por semana. II.Atualmente, com a utilização das precauções-padrão, acredita-se que todos os pacientes devem ser considerados contaminados e consequentemente todas as cirurgias contaminadas. Desta forma a limpeza deve ser realizada de forma semelhante e criteriosa em todas as cirurgias. III.A limpeza concorrente deve ser realizada sempre no termino de cada cirurgia e a limpeza terminal no termino das cirurgias do dia. IV.A maioria das contaminações são transmitidas por via aérea, portanto devem ser tomadas medidas de precaução diretamente com o ambiente como utilização de formalização nas salas por período de 24 horas antes das cirurgias.
Os sinais vitais são os indicadores das condições de saúde de um indivíduo. Em relação à temperatura corporal, assinale a alternativa correta.
Em relação aos cuidados de enfermagem para a coleta de urina 24 horas, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta. I.Enfatizar que a perda de coleta de urina, mesmo que seja de apenas uma amostra, durante o período programado, invalidará o exame, implicando no recomeço do procedimento. II.Orientar o paciente para guardar toda a urina no frasco durante o período de coleta. III.É um procedimento importante para avaliação da função renal e evolução do paciente. IV.Durante o período de coleta, o paciente deve estar com restrição hídrica para facilitar o controle do débito urinário.
A portaria nº 648/GM, de 28 me março de 2006, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), e estabelece as funções dos profissionais. Assinale a alternativa que não corresponde às atribuições do técnico em enfermagem:
Correlacione as colunas sobre os princípios da bioética e após assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(A) Autonomia
(B) Não maleficência
(C) Beneficência
(D) Justiça
( ) Entende-se fazer o bem, cuidar da saúde, favorecer a qualidade de vida, enfim, dilatar os benefícios e evitar ou, ao menos minorar, os danos.
( ) É o poder da pessoa para tomar decisões quanto aos assuntos que afetam sua vida, sua saúde, sua integridade físico-psiquíca e suas relações sociais.
( ) É a obrigação de não causar danos, de não prejudicar intencionalmente. E dano não se restringe apenas aos aspectos físicos, como a dor, as incapacidades e a morte, mas inclui o âmbito psíquico, social e moral.
( ) Diz respeito à distribuição igual ou eqüitativa dos direitos e responsabilidades na sociedade, incluindo os direitos civis, políticos, sociais e econômicos.
Para um SESMT, de um hospital geral de 600 funcionários, sem Pronto Socorro, o número de enfermeiros do trabalho será igual a
De acordo com a Resolução do COFEN nº 358/2009, o Processo de Enfermagem, quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, corresponde ao que usualmente é denominado de