Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8895 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue o item subsequente, relativo a promoção da saúde e intervenções educativas na saúde indígena e nas comunidades bem como seus marcos ideológicos e legais.

Embora aspectos demográficos sejam importantes para traçar estratégias de promoção à saúde de populações específicas, no Brasil ainda são pouco conhecidas as diversas dimensões da dinâmica demográfica dos povos indígenas, pois sempre foram bastante precárias as fontes de dados oficiais — recenseamentos, censos periódicos e registros de eventos vitais sobre eles.

Considerando os povos indígenas, julgue o item a seguir, no que concerne aos Programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Controle de Endemias.

No Brasil, a malária ocorre principalmente na Amazônia Legal, sendo considerada um grande problema de saúde pública para a população geral, diferentemente do que ocorre com os povos indígenas, que geralmente apresentam resistência natural ao agente etiológico dessa doença.

Considerando os povos indígenas, julgue o item a seguir, no que concerne aos Programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Controle de Endemias.

A formação e a capacitação de indígenas como agentes de saúde são uma estratégia que visa favorecer a apropriação, pelos povos indígenas, de conhecimentos e recursos técnicos da medicina ocidental, de modo a substituir terapias e práticas culturais próprias.

Acerca da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

A PNAB resultou da experiência acumulada por um conjunto de atores — como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo — envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS.

Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.

Alguns indivíduos apresentam reação anafilática aos componentes dos imunobiológicos, em cujo mecanismo estão envolvidos os mastócitos. Essa reação, que ocorre nas primeiras duas horas após a aplicação, é caracterizada pela presença de urticária, sibilos, laringoespasmo e edema de lábios, podendo evoluir para hipotensão e choque anafilático.

Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.

São características de dor decorrente de esofagite de refluxo: dor subesternal aguda, forte, acompanhada de queimação e com possibilidade de melhora com o uso de nitratos.

Acerca de monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem, julgue o item subsequente.

A pressão venosa central (PVC) é uma aferição da pressão na veia cava ou no átrio esquerdo.

No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.

Uma cuidadosa anamnese de enfermagem deve ser feita aos pacientes que chegam à emergência com flutter atrial, pois, em razão do alto risco de embolização dos trombos atriais, a cardioversão, elétrica ou química, dessa arritmia que tenha se iniciado em período superior a 48 h deve ser evitada na emergência.

Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.

Na assistência ao paciente com angina pectoris na sala de emergência, a enfermagem administrará a nitroglicerina prescrita e observará as reações, tendo como parâmetro alívio da dor torácica, redução da pressão arterial e redução da frequência cardíaca.

Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em cardiopatias diversas.

Deve levantar suspeita de tamponamento cardíaco a identificação pela equipe de enfermagem, após cirurgia cardíaca, de quadro de hipotensão arterial, taquicardia, aumento do débito urinário, aumento da pressão venosa central (PVC) e traçado da pressão arterial com pulso paradoxal — aumento maior que 10 mmHg na PA sistólica durante a inspiração.

As infecções relacionadas à assistência à saúde representam um problema de saúde pública com repercussão nos custos assistenciais e aumento da morbidade e da mortalidade nos serviços de saúde. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.

Os micro-organismos em biofilme apresentam, se comparados àqueles na forma planctônica, a mesma suscetibilidade à ação antimicrobiana.

Acerca da terapêutica com drogas vasoativas, julgue o item subsecutivo.

A monitoração invasiva da pressão arterial por meio da canulação da artéria radial é contraindicada nos casos em que o retorno da perfusão da artéria ulnar, do mesmo membro, for igual ou superior a oito segundos.

Julgue o item seguinte, a respeito do atendimento, por profissionais da saúde, a indivíduo adulto com parada cardiorrespiratória, de acordo com os guidelines da American Heart Association, de 2015 e 2017.

Na fibrilação ventricular e na taquicardia ventricular sem pulso, a terapia elétrica necessita de desfibrilação a 200 joules (corrente bifásica).

No que concerne ao sistema respiratório e à assistência de enfermagem, julgue o próximo item.

A manutenção do decúbito elevado entre 35º e 45º deve ser a primeira ação do enfermeiro no atendimento do paciente com alteração respiratória.

Com referência ao choque séptico, julgue o item que se segue.

O pacote de 3 h inclui coleta de lactato sérico, duas hemoculturas e culturas de sítios pertinentes antes da antibioticoterapia de amplo espectro de ação, além de manutenção da PAM igual ou superior a 65 mmHg, com reposição do volume (30mL/kg) em até 2 h.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282