Julgue o item subsequente, relativo a promoção da saúde e intervenções educativas na saúde indígena e nas comunidades bem como seus marcos ideológicos e legais.
Embora aspectos demográficos sejam importantes para traçar estratégias de promoção à saúde de populações específicas, no Brasil ainda são pouco conhecidas as diversas dimensões da dinâmica demográfica dos povos indígenas, pois sempre foram bastante precárias as fontes de dados oficiais — recenseamentos, censos periódicos e registros de eventos vitais sobre eles.
Considerando os povos indígenas, julgue o item a seguir, no que concerne aos Programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Controle de Endemias.
No Brasil, a malária ocorre principalmente na Amazônia Legal, sendo considerada um grande problema de saúde pública para a população geral, diferentemente do que ocorre com os povos indígenas, que geralmente apresentam resistência natural ao agente etiológico dessa doença.
Considerando os povos indígenas, julgue o item a seguir, no que concerne aos Programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Controle de Endemias.
A formação e a capacitação de indígenas como agentes de saúde são uma estratégia que visa favorecer a apropriação, pelos povos indígenas, de conhecimentos e recursos técnicos da medicina ocidental, de modo a substituir terapias e práticas culturais próprias.
Acerca da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.
A PNAB resultou da experiência acumulada por um conjunto de atores — como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo — envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS.
Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.
Alguns indivíduos apresentam reação anafilática aos componentes dos imunobiológicos, em cujo mecanismo estão envolvidos os mastócitos. Essa reação, que ocorre nas primeiras duas horas após a aplicação, é caracterizada pela presença de urticária, sibilos, laringoespasmo e edema de lábios, podendo evoluir para hipotensão e choque anafilático.
Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.
São características de dor decorrente de esofagite de refluxo: dor subesternal aguda, forte, acompanhada de queimação e com possibilidade de melhora com o uso de nitratos.
Acerca de monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem, julgue o item subsequente.
A pressão venosa central (PVC) é uma aferição da pressão na veia cava ou no átrio esquerdo.
No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.
Uma cuidadosa anamnese de enfermagem deve ser feita aos pacientes que chegam à emergência com flutter atrial, pois, em razão do alto risco de embolização dos trombos atriais, a cardioversão, elétrica ou química, dessa arritmia que tenha se iniciado em período superior a 48 h deve ser evitada na emergência.
Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.
Na assistência ao paciente com angina pectoris na sala de emergência, a enfermagem administrará a nitroglicerina prescrita e observará as reações, tendo como parâmetro alívio da dor torácica, redução da pressão arterial e redução da frequência cardíaca.
Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em cardiopatias diversas.
Deve levantar suspeita de tamponamento cardíaco a identificação pela equipe de enfermagem, após cirurgia cardíaca, de quadro de hipotensão arterial, taquicardia, aumento do débito urinário, aumento da pressão venosa central (PVC) e traçado da pressão arterial com pulso paradoxal — aumento maior que 10 mmHg na PA sistólica durante a inspiração.
As infecções relacionadas à assistência à saúde representam um problema de saúde pública com repercussão nos custos assistenciais e aumento da morbidade e da mortalidade nos serviços de saúde. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
Os micro-organismos em biofilme apresentam, se comparados àqueles na forma planctônica, a mesma suscetibilidade à ação antimicrobiana.
Acerca da terapêutica com drogas vasoativas, julgue o item subsecutivo.
A monitoração invasiva da pressão arterial por meio da canulação da artéria radial é contraindicada nos casos em que o retorno da perfusão da artéria ulnar, do mesmo membro, for igual ou superior a oito segundos.
Julgue o item seguinte, a respeito do atendimento, por profissionais da saúde, a indivíduo adulto com parada cardiorrespiratória, de acordo com os guidelines da American Heart Association, de 2015 e 2017.
Na fibrilação ventricular e na taquicardia ventricular sem pulso, a terapia elétrica necessita de desfibrilação a 200 joules (corrente bifásica).
No que concerne ao sistema respiratório e à assistência de enfermagem, julgue o próximo item.
A manutenção do decúbito elevado entre 35º e 45º deve ser a primeira ação do enfermeiro no atendimento do paciente com alteração respiratória.
Com referência ao choque séptico, julgue o item que se segue.
O pacote de 3 h inclui coleta de lactato sérico, duas hemoculturas e culturas de sítios pertinentes antes da antibioticoterapia de amplo espectro de ação, além de manutenção da PAM igual ou superior a 65 mmHg, com reposição do volume (30mL/kg) em até 2 h.