A propósito dos períodos pré-, intra- e pós-operatório, julgue o item subsecutivo.
O período intraoperatório começa quando o paciente é transferido para a sala de cirurgia e termina quando ele é internado na sala de recuperação pós-anestésico.
Hemorragia subaracnoide é um tipo de acidente vascular cerebral com elevada incidência em pacientes de quarenta anos a sessenta anos de idade, com elevados índices de morbidade e mortalidade. É mais frequente em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o tabagismo.
Com referência à hemorragia subaracnoide, julgue o item a seguir.
Uma das possíveis causas de hemorragia subaracnoide é a ruptura de aneurisma no polígono de Willis.
Hemorragia subaracnoide é um tipo de acidente vascular cerebral com elevada incidência em pacientes de quarenta anos a sessenta anos de idade, com elevados índices de morbidade e mortalidade. É mais frequente em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o tabagismo.
Com referência à hemorragia subaracnoide, julgue o item a seguir.
No pós-operatório de cirurgia para correção de hemorragia subaracnoide deve-se limpar e monitorar fístula arteriovenosa realizada durante a cirurgia.
Uma paciente, que foi submetida a tireoidectomia, dissecção e esvaziamento cervical com a remoção de linfonodos e platisma por neoplasia maligna de tireoide, encontra-se no primeiro dia de pós-operatório.
Julgue o item que se segue, acerca desse caso clínico.
A presença de volume de drenagem superior a 200 mL de secreção serosa ou esbranquiçada nas primeiras 24 h após a cirurgia indica possível fístula linfática.
A respeito dos cuidados a pacientes submetidos a cirurgias urológicas e ginecológicas, julgue o item que se segue.
No pós-operatório de mastectomia radical modificada, deve-se orientar a paciente a evitar tossir e evitar realizar inspirações profundas, de forma a prevenir sangramento.
Acerca da conduta a ser adotada no tratamento de paciente jovem com fratura transtrocanteriana, sem outras complicações, julgue o seguinte item.
A conduta cirúrgica mais indicada para esse paciente será a artroplastia.
Em relação à história e ao desenvolvimento das políticas públicas e de saúde no Brasil, julgue o item a seguir.
O modelo original do SUS concede protagonismo aos municípios: às secretarias municipais de saúde, além da gestão e execução das ações e serviços públicos de saúde, são confiados o planejamento, a organização, o controle e a avaliação das ações e serviços.
A respeito da construção das políticas públicas voltadas aos povos indígenas, julgue o item seguinte.
A primeira iniciativa do governo brasileiro em oferecer um serviço regular de atenção à saúde dos indígenas ocorreu em meados do século XX, por meio do Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas (SUSA); esse serviço não se restringia aos indígenas, procurava atender também a população rural brasileira.
A respeito dos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI) e sua articulação com o SUS, julgue o item subsequente.
Cada DSEI é uma unidade organizacional do Subsistema de Saúde Indígena, e a sua abrangência de atuação é delimitada pelos territórios das unidades federativas.
Na atenção à saúde dos povos indígenas, é atribuição dos municípios
garantir, em conjunto com a secretaria de atenção à saúde, recursos financeiros para o desenvolvimento das ações de atenção à saúde indígena.
Acerca da atenção básica em saúde indígena, julgue o seguinte item.
De acordo com a Política Nacional de Saúde Indígena, as equipes multidisciplinares de atenção à saúde indígena (EMSI) deverão ter, no núcleo básico, no mínimo os seguintes profissionais: enfermeiro, médico, agente indígena de saúde e técnico em saneamento.
Acerca da atenção básica em saúde indígena, julgue o seguinte item.
Segundo portaria do Ministério da Saúde, a execução das ações de vacinação nas áreas indígenas é de competência das secretarias municipais de saúde.
Julgue o item subsequente, acerca das estratégias preventivas conforme os enfoques de vulnerabilidade e risco em situações-problema da realidade indígena.
O uso da classificação de risco por cores e da avaliação de vulnerabilidade como ferramentas geradoras de equidade e de boa prática clínica é exclusivo para quadros agudos em serviços de urgência, não podendo tais ferramentas ser aplicadas em unidades básicas de saúde.
Julgue o próximo item, relativo a educação, metodologias e estratégias de formação profissional em saúde.
É inadmissível a ocorrência de situações imprevistas nas unidades básicas de saúde, uma vez que a organização da unidade e do processo de trabalho da equipe deve contemplar a grande maioria das possíveis intercorrências.
Considerando as diferenças de gênero, julgue o item seguinte, a respeito da saúde do adulto.
Os homens buscam, como as mulheres, os serviços de atenção básica à saúde, mas não há uma política de atenção à saúde do gênero masculino, ao contrário do que ocorre em relação às mulheres, o que aumenta a sobrecarga financeira da sociedade, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família.