Assinale a alternativa que apresenta corretamente os colegiados deliberativos do Sistema Único de Saúde Brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta fatos e processos históricos os quais possibilitaram a criação da Saúde Coletiva brasileira.
O HIV/Aids representa um agravo prioritário na política de Saúde do Brasil. A vigilância epidemiológica insere-se como estratégia para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de controle desse relevante problema de saúde pública. Com isso, considere a figura e as afirmações abaixo:

Nesse cenário, no âmbito da vigilância epidemiológica, observam-se dados sobre os casos de HIV e de aids no Brasil, de 2010 a 2020, de acordo com as informações obtidas a partir dos sistemas de informação utilizados para a sua elaboração. Ressalta-se que a infecçãoão pelo HIV e a aids fazem parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças (Portaria no 264, de 17 de fevereiro de 2020), sendo que a aids é de notificação compulsória desde 1986; a infecção pelo HIV em gestantes, desde 2000; e a infecção pelo HIV, desde 2014. No decorrer dos anos apresentados, de acordo com a distribuição dos números confirmados, aprecie as afirmações a seguir:
I. Os casos de aids em 2020 chegaram a quase 30.000 - notificados no Sinan, declarados no SIM e registrados no Siscel/Siclom -, com uma taxa de detecção de 14,1/100 mil habitantes.
lI. Desde o ano de 2012, observa-se uma diminuição na taxa de detecção de aids no Brasil, que passou de 22,0/100 mil habitantes (2012) para 14, 1/100 mil habitantes em 2020, configurando um decréscimo de 40%.
IlI. No ano de 2020, foram registrados no SIM um total de menos de 5.000 óbitos por causa básica aids (CID10: 820 a 824), com uma taxa de mortalidade padronizada de 4,0/100 mil habitantes. A taxa de mortalidade padronizada sofreu decréscimo de 30,6% entre 2014e 2020.
IV. Embora se observe uma diminuição dos casos de aids em quase todo o país, principalmente nos últimos anos, cabe ressaltar que parte dessa redução pode estar relacionada à subnotificacão de casos, em virtude da mobilização local dos profissionais de saúde ocasionada pela pandemia de covid-19.
Em relação aos dados expostos, marque a opção que apresenta somente itens corretos:
O Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) é o conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, para a máxima redução possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Considerando o PCIH, analise as afirmativas abaixo.
I. Os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar.
II. Os membros da CCIH serão de dois tipos: consultores e executores.
III. O presidente ou coordenador da CCIH será obrigatoriamente um profissional médico, indicado pela direção do hospital.
IV. Um dos membros executores deve ser, preferencialmente, um enfermeiro.
Estão corretas as afirmativas:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema que acomete um grande número de pessoas no Brasil e no mundo. Sobre AVC, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É uma doença que se caracteriza pelo comprometimento previsível da função cerebral como resultado da circulação cerebral.
( ) O AVC Isquêmico ocorre quando existe extravasamento de sangue para dentro do cérebro ou do espaço subaracnóideo, por rompimento de algum vaso sanguíneo.
( ) Os sinais e sintomas dos distúrbios vasculares que ocorrem no cérebro dependem da localização, do tamanho da área do cérebro que teve a irrigação sanguínea prejudicada e da existência de outros vasos sanguíneos que possam ajudar a irrigar a região atingida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A educação na saúde consiste na produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde e possui modalidades, sendo uma delas a (o) ______ que se configura como aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho; e se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais e acontece no cotidiano do trabalho.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
( ) A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção Básica (RAS), coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
( ) A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.
( ) É proibida exclusão baseada apenas em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica e escolaridade, exceto quanto a nacionalidade do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (DTP), analise as afirmativas.
I. Administrar 2 (dois) reforços, o primeiro aos 15 meses de idade e o segundo aos 4 (quatro) anos de idade.
II. A vacina DTP é contraindicada para crianças a partir de 6 (seis) anos de idade.
III. Na indisponibilidade da vacina DTP, como reforço administrar a vacina penta.
IV. O volume da dose é 0,3 ml, por via subcutânea.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
A Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPSSUS) é orientada por princípios. O princípio do(a) ______ implica a existência de relações dialógicas e propõe a construção de práticas em saúde alicerçadas na leitura e na análise crítica da realidade.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Os vasos sanguíneos em conjunto dão origem a uma rede de tubos que irão realizar o transporte do sangue pelo corpo. Esses tubos têm diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial e venoso; possuem estruturas morfológicas que compõem a parede desses vasos, formada por três camadas conhecidas como túnicas; assinale-as.
Os incêndios se classificam em quatro grupos – A, B, C e D, observando-se as características da combustão ou perigo que apresentam. Quanto aos processos de extinção do incêndio, o método mais usado, que consiste em se retirar o calor do material até abaixo do ponto de combustão, sendo a água muito utilizada neste caso, é:
A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas é uma forma de atendimento, fruto de um longo processo de luta social que culminou com a Reforma Psiquiátrica, em 2001. Seu principal objetivo está na mudança do modelo de tratamento excludente, opressiva e reducionista, na tentativa de construir um sistema de assistência orientado pelo princípio fundamental do SUS; assinale-o.
Com base nas disposições legais acerca dos direitos dos usuários do SUS, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) a(s) falsa(s).
( ) Toda pessoa tem o direito de decidir se seus familiares e acompanhantes deverão ser informados sobre seu estado de saúde.
( ) Deve ser garantida ao usuário a identificação dos profissionais, por crachás visíveis, legíveis e/ou por outras formas de identificação de fácil percepção.
( ) O usuário tem direito à escolha de alternativa de tratamento, quando houver, e à consideração da recusa de tratamento proposto.
A sequência correta é:
Segundo a Resolução COFEN n.º 564/2017, que institui o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem,