Julgue o próximo item, relativo ao controle e acompanhamento de pessoas com diabetes melito (DM) ou com intolerância a glicose.
Na rotina do Sistema Único de Saúde, recomenda-se que o manejo clínico do uso de insulina pela pessoa com DM do tipo 2 que necessite de múltiplas doses diárias seja prioritariamente realizado no ambulatório de especialidades.
Segundo Portaria No. 2616, de 12 de maio de 1998, a lavagem de mãos é a ação mais importante para a prevenção e controle da infecção hospitalar. Sobre esse assunto, está correto afirmar:
Em relação à consulta de enfermagem, pode-se afirmar que:
I- Contribui para a promoção, prevenção e proteção da saúde.
II- É atividade própria do enfermeiro.
III- Mantém atividades de vigilância sanitária.
IV- Pode ser delegada à equipe de enfermagem.
V- Utiliza princípios de universalidade, equidade e integralidade das ações de saúde.
Estão corretas:
Com relação à legislação que regulamenta o SUS, podemos afirmar:
A respeito da coqueluche, é correto afirmar que:
A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração e gravidade variável. A vacinação é a mais importante medida de controle. Sobre a vacina da febre amarela é correto afirmar que:
Com relação à interpretação dos resultados sorológicos para hepatite B, o único marcador que confere imunidade ao VHB, sendo indicador de cura e imunidade e que está presente isoladamente em pessoas vacinadas, é :
O Registro Diário de Movimentação Fetal (RDMV) deve ser realizado em todas as gestantes que apresentarem fatores de risco para resultados perinatais diversos e deve começar entre 26 e 32 semanas. As gestante saudáveis, sem fatores de risco, devem ser orientadas a realizar a contagem dos movimentos fetais se perceberem uma diminuição subjetiva desses movimentos e após 36 semanas de gestação. Quanto é o valor dos movimentos fetais considerado como mínimo diário para fins clínicos?
O gerenciamento de recursos ambientais nas instituições de saúde tem como objetivo a atenção de cuidados como o ambiente, no que se refere principalmente ao uso e descarte de materiais com resíduos biológicos, químicos e radioativos. A Classificação de Resíduos da ANVISA dispõe sobre o gerenciamento de resíduos que se dá através das seguintes etapas, correspondentes na ordem correta em que devem ocorrer:
A vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae b (conjugada), conhecida como Penta, apresenta-se sob a forma liquida em frascos multidose. Sobre a administração desta vacina, NÃO se pode afirmar que:
A caracterização das infrações éticas e disciplinares e a aplicação das respectivas penalidades regem-se pelo Código de Ética de Enfermagem, sem prejuízo das sanções previstas em outros dispositivos legais. São penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, exceto:
Para o paciente Luiz Carlos, foi prescrita a administração de 120ml de SG 5% em 30 minutos. Qual deverá ser o gotejamento por minuto?
A média normal de frequência cardíaca e a frequência respiratória normal para uma criança de 4 anos, seriam, respectivamente:
O tipo de Hepatite viral e a possível forma de transmissão NÃO está corretamente associada em:
Não representa uma alteração mamária característica na gravidez: