A síndrome da morte súbita é um dos maiores fatores de morte no primeiro ano do bebê. É recomendado que os recém nascidos saudáveis sejam posicionados para dormir na seguinte posição:
Algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para o óbito. Sobre este grupo de doenças, é incorreto afirmar que:
A presença deste fator de risco não permite a realização do pré-natal pela equipe de atenção básica:
Ao realizar a troca de fixação do cateter venoso periférico da Sra. M.A., o técnico em enfermagem observa eritema no local de inserção do cateter e a paciente refere ausência de dor nesse local. Para fins de acompanhamento de sua evolução, o profissional deve registrar, em sua comunicação escrita, ocorrência de flebite:
Um paciente em pós-operatório de artroplastia total de quadril necessita de cuidados especiais para sua recuperação e para a prevenção de agravos. Entre esses cuidados, está o posicionamento de almofada de abdução, cuja finalidade é:
Embora cada criança tenha seu ritmo de desenvolvimento, seu acompanhamento permite detectar precocemente alterações que podem auxiliar na identificação de problemas e conduzir para ações terapêuticas. Conhecendo as fases do desenvolvimento infantil e os reflexos primitivos no primeiro ano de vida, considere as seguintes afirmativas:
1- Entre quatro e seis meses, espera-se que o bebê se vire na direção da voz/som.
2- A partir do sexto mês, espera-se que o bebê levante a cabeça e ombros quando colocado de bruços.
3- A sucção reflexa pode persistir até os 9 meses de vida.
4- O exame de reflexos primitivos objetiva avaliar a maturação do sistema nervoso.
Assinale a alternativa correta.
A infusão intravenosa de medicamentos representa maior risco ao paciente por permitir o contato imediato do fármaco com o sistema circulatório. Desse modo, a observação das rotinas estabelecidas é fundamental para a prevenção de complicações. Nesse sentido, a troca das dânulas deve ser feita:
O estudo das teorias da administração ajuda a compreender os processos fundamentais que permeiam os Serviços de Saúde e a escolher linha eficiente e eficaz de ação. Essas teorias possibilitam que se assumam pontos de vista diferentes com relação às situações do cotidiano, conforme ilustra a figura a seguir:

Com base no texto e na figura expostos acima, marque a alternativa CORRETA:
De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), proposta pelo Ministério da Saúde em 2003, alguns modos de organizar os processos de trabalho em saúde facilitam o enfrentamento dos problemas nos diversos contextos da atenção. As alternativas a seguir acerca da Humanização nos Serviços de Saúde estão corretas, EXCETO:
A avaliação do nível de consciência é um dos parâmetros mais importantes para se determinar as necessidades assistenciais de um paciente, principalmente daqueles com distúrbios neurológicos, segundo Smeltzer e Bare (2011). O Enfermeiro da Clínica Médica avaliou o nível de consciência do paciente como obnubilado, pois esse paciente apresenta:
A terapia nutricional é definida como o conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente. De acordo com a Resolução COFEN no 0453/2014 de 16 de janeiro de 2014, que aprova a Norma Técnica que dispõe sobre a Atuação da Equipe de Enfermagem em Terapia Nutricional, as alternativas estão corretas, EXCETO:
Um paciente internado na pediatria é diagnosticado por análise laboratorial do líquor com meningite bacteriana. Nesse caso, o(a) enfermeiro(a) responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Instituição deve:
De acordo com Pedroso e Celich (2006), há uma tendência de se considerar a dor como quinto sinal vital, tão importante quanto os outros, devendo sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.
Com relação à avaliação da dor, assinale a alternativa CORRETA:
A paciente R., 86 anos, hipertensa, diabética, sofreu, no último ano, um acidente vascular encefálico (AVE), tornando-se acamada e disfágica. Foi internada para realizar antibioticoterapia endovenosa devido a quadro de pneumonia. Como sente muito frio pela manhã, não gosta de ser acordada cedo, tem preferência por almoçar às 12h30min e tomar banho em torno das 14horas. Durante a internação, a paciente R. vem demonstrando irritação, pois seus costumes e horários habituais para higiene e alimentação foram alterados, devido à rotina hospitalar. Por consequência, houve ligeiro aumento em sua pressão arterial, que há muito tempo estava controlada. Com base na história acima é CORRETO afirmar que:
A Unidade de Pronto Atendimento Municipal recebeu a paciente M.S.C., sexo feminino, 67 anos, cardiopata, hipertensa e diabética e que apresentava quadro de agitação, dispneia, taquicardia, sudorese, cianose central e eliminação de líquido róseo pela boca. A ausculta revelou estertores. Com base nestes sinais e sintomas, o enfermeiro deverá iniciar os cuidados emergenciais indicados para: