“O metaparadigma da enfermagem é o conjunto de ______________ conceitos principais aplicados na enfermagem, que fundamentam sua prática. São eles: ______________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a alternativa anterior.
O papilomavírus humano (HPV) é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo. A maioria das mulheres e homens sexualmente ativos será infectada em algum momento de suas vidas e algumas pessoas podem apresentar infecções recorrentes. O câncer do colo do útero é a doença mais frequentemente relacionada ao HPV. Quase todos os casos de câncer do colo do útero podem ser atribuídos à infecção pelo HPV. Constitui público-alvo para receber a vacina contra o HPV disponível no Sistema Único de Saúde, EXCETO:
Em relação à transmissão vertical do HIV por meio da amamentação, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de leite humano com pasteurização domiciliar é contraindicado.
II. A amamentação é permitida quando a mãe utilizar terapia antirretroviral.
III. A criança exposta à amamentação por mulher vivendo com HIV deve ser avaliada em relação à necessidade de realização de profilaxia pós-exposição simultaneamente à investigação diagnóstica; a mãe deverá ser orientada a interromper a amamentação.
Está correto o que se afirma apenas em
“Sabendo que a dor torácica é o principal sintoma em um paciente com síndrome coronariana aguda, as atuais diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomendam que o Eletrocardiograma (ECG) seja realizado e interpretado nos primeiros _____ minutos do contato com o médico.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Sr. J.A. tem 65 anos, está consciente, orientado. Não faz uso adequado dos medicamentos para a HAS e DM. Entrou na Unidade Básica de Saúde queixando-se de tosse e expectoração persistente por mais de três semanas. Foi solicitado exame bacteriológico e coleta de escarro. Com base nesse caso, assinale a alternativa que apresenta algumas das atribuições do técnico de enfermagem na assistência ao paciente com tuberculose.
Em visita domiciliar a uma família pertencente à área de atuação da UBS Vila Operária, observouse o seguinte cenário: família composta por 9 (nove) pessoas, sendo um casal de idosos (Sr. J. possui 72 anos e sua esposa, Sra. A., 65 anos), a filha M., de 35 anos, e seus 6 (seis) filhos, todos menores de idade. A casa onde residem é própria, mas possui apenas 2 (dois) cômodos e um banheiro e localiza-se na periferia da cidade, onde o tráfico de drogas e a violência são frequentes. A renda da família se resume à aposentadoria do Sr. J., a filha do casal não consegue trabalho há mais de nove meses e recentemente passou por uma internação psiquiátrica. As crianças frequentam escola pública, mas apresentam rendimento escolar abaixo do esperado para a idade. Com base nesse caso, assinale a alternativa que apresenta os principais determinantes de saúde que devem ser considerados pela equipe de saúde ao elaborar um plano de intervenção para a família.
O preparo físico do cliente é importante para o bom andamento do ato cirúrgico, bem como para evitar complicações posteriores a ele. Evitar essas complicações requer alguns cuidados de enfermagem específicos relacionados ao preparo intestinal, vesical e da pele, além de uma avaliação da equipe, do ambiente e do cliente para prevenir a ocorrência de infecções.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Paciente de 15 anos é portadora de osteossarcoma avançado diagnosticado há mais de um ano. A fim de melhorar sua condição, foi proposta cirurgia de amputação da perna direita. A família recusou o procedimento e não mais retornou ao ambulatório. Há uma semana, a jovem regressa ao hospital, com complicações e metástase. A amputação é indicada novamente. Considerando o estágio avançado da doença, a família aceita o procedimento, mas a adolescente recusa veementemente a cirurgia. Os pais questionam se a jovem, sendo adolescente, pode tomar essa decisão. A equipe de saúde solicita então um parecer do Comitê de Bioética da instituição. Considerando os princípios da bioética, assinale a alternativa INCORRETA.
A célula é a unidade biológica e funcional dos organismos vivos. Possuem uma grande diversidade de origens, tamanhos, formas, ciclo vital e funções, além de serem dotadas de incrível dinâmica. Nelas a vida se manifesta de forma independente e ativa. As células são entidades vivas dotadas de uma complexidade estrutural e funcional superior, permitindo-lhes uma infinidade de capacidades e transformações que são próprias da vida. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de Saúde Pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. No tocante à lista de doenças de notificação compulsória, assinale a alternativa correta.
“Modificação molecular espontânea ou induzida, de caráter deletério ou não, que ocorre nos cromossomos de um indivíduo, podendo ou não ser transmitida para a próxima geração.” Trata-se de:
Em caso de acidente de trabalho com morte, a comunicação à Previdência Social pela empresa deverá ser
À luz da Portaria GM/MS n.º 715/2022, que instituiu a Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil (REMI), julgue os seguintes itens.
I Um dos objetivos da REMI é a redução da morbimortalidade materna e infantil.
II O rastreamento, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento das IST/HIV/AIDS, HTL-V, hepatites e toxoplasmose passaram a ser ações do componente II (atenção ambulatorial especializada).
III A disponibilização de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos e crianças, de acordo com a necessidade regional e com garantia de cuidado progressivo ao recém-nascido, é ação estratégica do componente III (atenção hospitalar).
Assinale a opção correta.