A respeito da atuação do profissional de enfermagem junto a crianças e adolescentes e suas famílias, julgue o item subsecutivo.
Para criança nascida a termo, com bom peso, e que esteja em aleitamento materno exclusivo, é totalmente dispensável qualquer suplementação vitamínica até os seis meses de idade.
Com relação à prevenção de infecção hospitalar, julgue o item a seguir.
Se uma criança internada com pneumonia necessita de nebulização, o nebulizador de pequeno volume deverá ser enxaguado com água estéril, desinfetado e secado após cada uso, mesmo que venha a ser reutilizado pelo mesmo paciente.
Uma jovem, com dezessete anos de idade, levou seu filho, que nasceu há dois meses, com trinta e cinco semanas e quatro dias de gestação, para ser avaliado em uma consulta de enfermagem na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O enfermeiro atendente deverá indicar para a criança a primeira dose de suplementação de vitamina A.
Um enfermeiro foi chamado para dar o primeiro atendimento às pessoas envolvidas em um grave acidente de trânsito. No local, encontra uma mulher de cerca de trinta anos de idade e uma criança de cerca de três anos de idade, ambas desacordadas. Ao exame inicial, a criança se mantém irresponsiva, com respiração agônica, frequência de pulso de 45 bpm e cianose em extremidades.
Com base nessa situação hipotética, julgue o seguinte item.
Deverão ser iniciadas as manobras de compressão torácica da ressuscitação cardiopulmonar.
Catarina, com doze anos de idade, foi levada pela mãe à unidade básica de saúde para vacinação. O enfermeiro percebe escoriações nos membros superiores de Catarina; a mãe relata que Catarina, nos últimos meses, vem se arranhando propositalmente nos braços e antebraços com frequência. A mãe afirma que pede à filha que não faça isso, mas Catarina responde que é apenas um hábito e que isso não lhe faz mal. Ao tomar a vacina, no entanto, chora muito reclamando de dor. A mãe informa também que Catarina tem chorado mais que o normal nos últimos meses.
Com referência a esse caso clínico hipotético, julgue o item subsequente.
Catarina apresenta quadro de violência autoprovocada, classificada como estereotipada.
João nasceu há quatro dias, de parto normal a termo, e foi encaminhado para avaliação no setor de hematologia pediátrica.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.
Espera-se que a concentração de hemoglobina de João caia gradualmente nos próximos dois ou três meses, o que se denomina anemia fisiológica da infância.
Lígia levou seu filho Marcos, de dois anos de idade, à unidade básica de saúde próxima de sua residência, e solicitou avaliação da equipe de saúde para seu filho. Relatou que ele não se comunica adequadamente, dorme mal e mostra sinais de agressividade. Ao exame, Mônica, enfermeira da unidade, percebe que Marcos não estabelece contato visual e permanece balançando o corpo para um lado e outro durante toda a consulta.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente.
A principal atuação de Mônica nesse caso será identificar a necessidade de encaminhar Marcos para avaliação psicológica.
Julgue o seguinte item, acerca de biossegurança e da prevenção de infecções hospitalares.
Para a prevenção de infecção da corrente sanguínea por cateteres centrais de curta permanência, não deve ser realizada troca pré-programada, ou seja, não se deve substituí-los exclusivamente em virtude do seu tempo de permanência.
Acerca dos medicamentos utilizados em pediatria intensiva e de aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.
A amiodarona ou a lidocaína são agentes antiarrítmicos igualmente aceitáveis para a FV pediátrica refratária ao choque e para TVSP em crianças.
No que diz respeito ao perfil epidemiológico em uma unidade de terapia intensiva e seus indicadores assistenciais, julgue o item subsecutivo.
Devem ser monitorados mensalmente os indicadores tempo de permanência na unidade de terapia intensiva, incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e taxa de utilização de ventilação mecânica (VM).
No que se refere ao prontuário do paciente e ao direito em saúde, julgue o item a seguir.
O médico tem o respaldo legal de negar ao paciente acesso a seu prontuário, bem como de deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, caso essa ação possa ocasionar riscos ao próprio paciente ou a terceiros.
Com relação à pesquisa científica e sua aplicabilidade, julgue o item que se segue.
No capítulo referente ao ensino, à pesquisa e à produção técnico-científica, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece como dever do enfermeiro a sua participação em atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas éticas e legais.
No que se refere à psicologia aplicada ao paciente crítico e aos seus familiares, julgue o item subsequente.
Os diversos estágios de adaptação à realidade experimentados pela família do paciente em estado grave diferem consideravelmente dos estágios enfrentados pelo próprio paciente nesse processo de aceitação e superação.
Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.
A sobrevida de pacientes com câncer depende principalmente da localização do tumor; da histologia e da biologia deste; do estadiamento da doença; e do diagnostico. Pacientes com doença localizada têm pior prognóstico que aqueles com doença avançada.
Julgue o item seguinte, relativo ao quadro de insuficiência respiratória aguda (IRA) em crianças.
Na população pediátrica define-se hipoxemia como uma pressão parcial de O2 em sangue arterial (PaO2) > 50 mmHg em recém-nascidos e < 60 mmHg em crianças maiores, e hipercapnia como PaCO2 > 45 mmHg, em qualquer idade.